Qual é a cobra que corre em pé?

Perguntado por: abelem . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

Philodryas nattereri

Philodryas nattereri é o nome científico da serpente também designada popularmente como Cobra-corre-campo, corre-campo, cobra-do-mato, corredeira e ubiraquá, ocorrendo amplamente pelo nordeste e centro-oeste brasileiro e também no Paraguai.

Ela pode ser conhecida como uma serpente perigosa porque pode ser agressiva ao se sentir ameaçada, mas ela não apresenta risco algum aos huma- nos. Pelo contrário é uma serpente que tem um elevado valor ecológico, contro- lando o número de roedores e de outras serpentes. A corre-campo pode atingir 1,5 m de comprimento.

mamba-negra

A mamba-negra vive nas savanas e nas colinas rochosas do sul e do leste da África. É a maior serpente venenosa da África, atingindo até 4,5 metros, embora a média seja de cerca de 2,5 metros. Elas também estão entre as cobras mais rápidas do mundo, capazes de deslizar a 20 quilômetros por hora.

Uma das formas mais seguras para saber se há cobras em seu quintal é realizando periodicamente uma busca através da limpeza e organização do espaço que habitamos, principalmente se vivemos em lugares propensos à presença desses animais.

A coral verdadeira é a mais venenosa, embora cause apenas 1% dos acidentes com cobras no país. Em segundo lugar, está a cascavel; em terceiro, a surucucu pico-de-jaca; e, em quarto, a jararaca, responsável por mais de 80% dos acidentes no Brasil.

A mamba-negra (Dendroaspis polylepis) é uma cobra perigosa nativa da África. Considerada a cobra mais rápida do mundo, esses animais são capazes de se deslocar a até 20 quilômetros por hora.

Características gerais: Serpente não peçonhenta de tamanho mediano a grande, possui corpo muito delgado e cauda muito longa. Alimentam-se de anuros e de lagartos.

A "cobra voadora" em questão é da espécie Chrysopelea Paradisi são capazes de planar pelo ar ao saltarem em direção de árvores. Mas para o alívio de muitos brasileiros, essa espécie costuma habitar somente no sul e sudeste da Ásia.

Como espantar cobras com água com pressão: no caso de encontrarmos diretamente com uma cobra, podemos afugentá-la pulverizando água com certa pressão por meio de uma mangueira, ou também tentar afastá-la com extremo cuidado com o uso de uma vara suficientemente longa que a obrigue a deixar o local.

Assim como o acúmulo de sujeira e bagunça, alguns arbustos e outras plantas são um esconderijo perfeito para cobras da região. Manter a grama sempre aparada é uma ótima maneira de evitar essas visitantes rastejantes e indesejadas. Um jardim cheio de moitas e de plantas densas também atrai serpentes.

Ela se esconde nos rios e matas, aguardando o momento certo para atacar. A cobra preta que mama tem um apetite insaciável pelo leite humano, e é por isso que ela persegue mulheres que estão amamentando. Conta-se que, quando uma mulher lactante é atacada pela cobra, ela é hipnotizada e fica paralisada.

A caninana é uma serpente agressiva quando incomodada e pode dar uma investida na pessoa a fim de assustá-la, além de dilatar o pescoço para parecer mais ameaçadora. Mas daí a sair perseguindo alguém, é demais! Ela também não é uma espécie peçonhenta, então pode ficar tranquilo!

Thamnophis sirtalis infernalis

A indescritível cobra-liga vermelha da Califórnia é frequentemente descrita como uma das cobras mais bonitas do mundo.

taipan

Deste seleto grupo, há uma que é considerada a cobra mais venenosa do mundo: estamos falando da taipan-ocidental, ou taipan-do-interior, cujo nome científico é Oxyuranus microlepidotus. Nativa da Austrália, ela ganhou esse título devido à concentração da toxicidade de seu veneno.

Há quem recomende plantar no quintal certos tipos de plantas capazes de espantar cobras. Entre as espécies vegetais citadas, estão arruda, manjericão, capim-limão, cactos e citronela.