Qual é a cobra que corre atrás da gente?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

O Urutu Cruzeiro (Bothrops alternatus) é uma espécie peçonhenta de viperídeos muito agressiva. Seu bote é muito rápido e o Urutu pode dar vários botes em sequência, o que pode dar a sensação de perseguição para quem tem o desprazer de receber investidas deste bicho.

Neville Burns, herpetologista e manipulador de cobras, disse que “as cobras marrons australianas são muito nervosas e vingativas se você as encontrar na natureza”. Quando a cobra marrom injeta seu veneno, em menos de um minuto a vítima se sente enjoada e tonta, enquanto as toxinas do veneno se diluem no sangue.

Ao alterar a frequência de seu guizo, essas cobras peçonhentas avisam os invasores quando estão próximos demais. Cascavel-diamante-ocidental em posição de bote. Uma nova pesquisa descobriu que cascavéis mudam o ritmo de seus guizos quando uma possível ameaça se aproxima.

As cobras são animais de sangue frio e dependem do ambiente para se aquecer. Mas não podem ficar sob o sol direto, para não ressecar. Por isso preferem os locais úmidos, escuros e quentes e se refugiam em montes de lenha, lixo, paióis , palhadas, cupinzeiros, folhagens etc.

Ela pode ser conhecida como uma serpente perigosa porque pode ser agressiva ao se sentir ameaçada, mas ela não apresenta risco algum aos huma- nos. Pelo contrário é uma serpente que tem um elevado valor ecológico, contro- lando o número de roedores e de outras serpentes. A corre-campo pode atingir 1,5 m de comprimento.

Espalhe amônia ou enxofre: em alguns casos é recomendado o uso de certos repelentes químicos para cobras, como o enxofre e a amônia. Mas destacamos que eles são nocivos ao animal e, por isso, é preferível espalhar essas substâncias ao redor da casa e não diretamente sobre o animal.

Cobras detestam plantas com cheiro forte, e o capim-limão ou capim santo com certeza possui essa característica.

As cobras surgem em locais que são tomados por vegetação, situação que atrai animais que servem de alimentos para as serpentes, por isso o aparecimento”, explica. Segundo Bergonzi, nunca se deve matar o animal.

jararaca

Não é por nada que ela é sinônimo de traiçoeira, venenosa e brava. A jararaca, um dos quatro principais gêneros de serpentes peçonhentas que podem ser encontrados no Brasil, é considerada a cobra mais perigosa no país.

A Taipan é uma cobra da família Elapidae, encontrada no litoral e no Outback Australiano. A cobra Taipan Comum é subdividida em duas subespécies: a Taipan Costeira da Austrália e a Taipan de Papua que é nativa da costa sul de Papua, na Nova Guiné. A espécie Inland Taipan é considerada a cobra mais venenosa do mundo.

As serpentes (cobras) mais venenosas do Brasil são: (1º) a coral verdadeira, (2º) a cascavel, (3º) a surucucu pico-de-jaca e (4º) a jararaca.

Uma das formas mais seguras para saber se há cobras em seu quintal é realizando periodicamente uma busca através da limpeza e organização do espaço que habitamos, principalmente se vivemos em lugares propensos à presença desses animais.

Como são grandes predadores, esses animais desenvolveram uma excelente visão noturna. Durante o dia, elas utilizam seus olhos, que funcionam de maneira muito similar a nossa: com os cones e bastonetes. Mas, diferente dos humanos, as cobras, só enxergam em tons de verde e azul.

As cobras são surdas. Elas sabem que alguém está se aproximando pela vibração do solo.

Apesar de ter narinas e um olfato excelente, as cobras usam a língua e seu órgão de Jacobson, que fica no céu da boca, para sentir o cheiro. Além da língua bifurcada, as cobras têm vários receptores que são capazes de captar diferentes quantidades de sinais químicos.

Como as cobras possuem apenas o ouvido interno, isso permite que elas ouçam as vibrações, como um predador se aproximando do solo da floresta, mas não sejam tão proficientes em ouvir sons transmitidos pelo ar.

Na verdade, Bell, as cobras possuem outros mecanismos para “enxergar”, ou melhor dizendo, se orientar… Por meio de células sensitivas localizadas no focinho, as cobras conseguem detectar luz infravermelha. Esse comprimento de onda invisível aos olhos humanos (sentimos apenas seu calor) emana de todos os corpos.

O gato é um animal caçador por natureza. Você pode ter um gato e ele vai ajudar a afastar as cobras e ratos de suas casas. Eles começam a persegui-las devido à movimentação que fazem. Isso vai ajudar a afastá-las.

Com a morte das serpentes, os gaviões, as corujas e outros animais, vão diminuir sua população pela escassez de alimento, também aumentando desta forma o número de roedores. Além do controle de pragas, o veneno das serpentes tem uma importância enorme no tratamento de várias doenças.