Qual é a cobra mais venenosa do Egito?

Perguntado por: iazambuja2 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

naja-egípcia

A serpente mais perigosa é a naja-egípcia. É um réptil grande, cujo comprimento chega a 2,80 metros e seu veneno é capaz de matar uma pessoa em meia hora.

Estudos apontam que o veneno dessa serpente paralisa o sistema nervoso da vítima e coagula o sangue, bloqueando os vasos sanguíneos e consumindo fatores de coagulação. Ela vive em regiões áridas da Austrália e se alimenta normalmente de roedores, anfíbios e pequenos répteis e é essencial para o ecossistema australiano.

Anaconda

Anaconda/sucuri
Essa cobra usa sua força para capturar suas presas. Como ela faz isso? Jogando toda a pressão dos seus 250 kg, o que causa asfixia.

Cobra-da-morte (Acanthophis antarcticus) é uma espécie de serpente da ordem Squamata sub-ordem Ofídia, família Elapidae. É semelhante à víbora, possui cabeça longa e triangular, corpo grosso e 80cm de comprimento. É encontrada na Austrália em locais secos, e é considerada uma das mais venenosas do mundo.

A coral verdadeira é a mais venenosa, embora cause apenas 1% dos acidentes com cobras no país. Em segundo lugar, está a cascavel; em terceiro, a surucucu pico-de-jaca; e, em quarto, a jararaca, responsável por mais de 80% dos acidentes no Brasil.

Não é de se estranhar que as serpentes marinhas sejam pouco conhecidas por muitos brasileiros, afinal, elas não vivem no nosso país. Aliás, esses animais habitam regiões tropicais dos Oceanos Índico e Pacífico bastante distantes do Brasil.

Cobra-coral verdadeira, a mais venenosa do Brasil, é encontrada em jarro de plantas em casa de Crateús, no Ceará

Mosquitos

Mosquitos
O mosquito é o animal mais perigoso do mundo, e um dos menores. Os mosquitos são responsáveis por entre 750.000 e 1 milhão de mortes ao ano, e são vetores de muitas doenças, como a malária, a dengue e o vírus zika.

A campeã mundial é a taipan do interior (Oxyuranus microlepidotus), uma serpente que praticamente só pode ser encontrada na Austrália.

Seu veneno é composto principalmente de neurotoxinas, que frequentemente induzem sintomas em dez minutos e é potencialmente fatal, a menos que o soro antiofídico seja administrado. Sem o tratamento é mortal em 100% dos casos.

coral verdadeira

Considerada a serpente mais venenosa do território brasileiro, a coral verdadeira tem um veneno de alta toxicidade que afeta diretamente o sistema nervoso, segundo o Instituto Butantan, especializado na produção do soro que combate o veneno do animal.

Sua extinção se deu por conta das mudanças climáticas, principalmente o resfriamento da Terra, já que elas dependiam do sol para se manter aquecidas.

Existem sim casos de sucuri , pitons, etc que já devoraram humanos e animais de grande porte como veados, garrote, etc.

A menor serpente do mundo – a Leptotyphlops carlae – é tão fina quanto um fio de espaguete e cabe em uma moeda de 25 centavos de dólar, que é ligeiramente maior do que uma moeda de um real (foto: Blair Hedges/ Universidade Estadual da Pensilvânia).

Matar a cobra não é uma boa ideia. Primeiro, porque é crime ambiental. Segundo porque o animal tem uma importante função ecológica, atuando no controle da população de roedores. Terceiro, porque partir para o confronto com um predador evoluído e dotado de presas que inoculam veneno mortal pode ser bem arriscado.