Qual é a cobra limpa campo?

Perguntado por: oprates . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

Philodryas nattereri é o nome científico da serpente também designada popularmente como Cobra-corre-campo, corre-campo, cobra-do-mato, corredeira e ubiraquá, ocorrendo amplamente pelo nordeste e centro-oeste brasileiro e também no Paraguai.

O Urutu Cruzeiro (Bothrops alternatus) é uma espécie peçonhenta de viperídeos muito agressiva. Seu bote é muito rápido e o Urutu pode dar vários botes em sequência, o que pode dar a sensação de perseguição para quem tem o desprazer de receber investidas deste bicho.

Também conhecida como cobra-coral, coral verdadeira, possui preferencia por florestas densas, é muito encontrada pelo Brasil e é uma das serpentes mais venenosas no nosso país. Também conhecida como corre-campo, é uma das mais comuns na Caatinga brasileira e no semi-árido do nosso país.

Uma das formas mais seguras para saber se há cobras em seu quintal é realizando periodicamente uma busca através da limpeza e organização do espaço que habitamos, principalmente se vivemos em lugares propensos à presença desses animais.

Há quem recomende plantar no quintal certos tipos de plantas capazes de espantar cobras. Entre as espécies vegetais citadas, estão arruda, manjericão, capim-limão, cactos e citronela.

Características gerais: Serpente não peçonhenta de tamanho mediano a grande, possui corpo muito delgado e cauda muito longa. Alimentam-se de anuros e de lagartos.

Como espantar cobras com água com pressão: no caso de encontrarmos diretamente com uma cobra, podemos afugentá-la pulverizando água com certa pressão por meio de uma mangueira, ou também tentar afastá-la com extremo cuidado com o uso de uma vara suficientemente longa que a obrigue a deixar o local.

Quais espécies de cobra D'água são venenosas? Nas Américas, apenas uma espécie de cobra d'agua é venenosa. O seu nome é mocassim de água de algodão. Mocassins de água ou “Cottonmouth” são tão letais quanto cascavéis e cabeças de cobre.

Características gerais: Conhecida popularmente como cruzeira ou urutu, é uma serpente peçonhenta, possui porte grande e de cauda curta. A dieta é composta de pequenos mamíferos, são vivíparas, quando ameaçadas acabam se enrolando, vibram a cauda e dão o bote.

A cobra voadora é uma espécie de serpente que vive no sudeste de Ásia. Ela é capaz de se deslocar por até cem metros no ar.

A Cobra Real Californiana é bastante dócil e permite facilmente o seu manuseio. Pode atingir até 1,5 metros, no entanto, a maioria dos exemplares em cativeiro chegam a atingir até 1 metro. Essa cobra não necessita de níveis elevados de umidade, é bastante resistente às variações de temperatura.

Sua coloração verde se confunde com a folhagem quando explora os arbustos, dificultando sua visualização. Ao ser surpreendida pode morder e, ficando aderida ao local consegue injetar veneno, provocando um quadro clínico importante, mas os acidentes não são comuns. Se não tocada, não oferece perigo.

Oxyuranus microlepidotus

Deste seleto grupo, há uma que é considerada a cobra mais venenosa do mundo: estamos falando da taipan-ocidental, ou taipan-do-interior, cujo nome científico é Oxyuranus microlepidotus. Nativa da Austrália, ela ganhou esse título devido à concentração da toxicidade de seu veneno.

coral verdadeira

Considerada a serpente mais venenosa do território brasileiro, a coral verdadeira tem um veneno de alta toxicidade que afeta diretamente o sistema nervoso, segundo o Instituto Butantan, especializado na produção do soro que combate o veneno do animal.

As cobras são animais de sangue frio e dependem do ambiente para se aquecer. Mas não podem ficar sob o sol direto, para não ressecar. Por isso preferem os locais úmidos, escuros e quentes e se refugiam em montes de lenha, lixo, paióis , palhadas, cupinzeiros, folhagens etc.

Alho espanta cobra? Se o cheiro do alho espanta até vampiros nas lendas, acredite: ele também espanta cobras! Plantar alho no seu quintal é garantia de que esses animais vão ficar bem, mas bem longe. Para além disso, você poderá preparar receitas com o alho que você mesmo colheu.

Para afastar as cobras, é necessário evitar o acúmulo de telhas, que servem de abrigo para o animal. Além disso, é importante colocar portas com tela para diminuir as chances da cobra entrar em casa e também cuidar do local onde a ração e comida são armazenadas.

Assim como o acúmulo de sujeira e bagunça, alguns arbustos e outras plantas são um esconderijo perfeito para cobras da região. Manter a grama sempre aparada é uma ótima maneira de evitar essas visitantes rastejantes e indesejadas. Um jardim cheio de moitas e de plantas densas também atrai serpentes.

Por outro lado, a melhor maneira de evitar cobras é manter a área limpa, cortar a grama e aparar os arbustos. Evite elementos que possam atraí-las, como arbustos, palheiros ou pilhas de madeira.

Use uma armadilha de cola.
Em tamanho pequeno ou grande, essas armadilhas são como caixas que você pode armar em lugares onde você avistou a cobra que está tentando capturar. Essas armadilhas já vêm com iscas já instaladas para atrair a serpente para o lado de dentro.