Qual é a cobra da morte?

Perguntado por: ucavalcante . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

Cobra-da-morte (Acanthophis antarcticus) é uma espécie de serpente da ordem Squamata sub-ordem Ofídia, família Elapidae. É semelhante à víbora, possui cabeça longa e triangular, corpo grosso e 80cm de comprimento. É encontrada na Austrália em locais secos, e é considerada uma das mais venenosas do mundo.

Anaconda/sucuri
Essa cobra usa sua força para capturar suas presas. Como ela faz isso? Jogando toda a pressão dos seus 250 kg, o que causa asfixia.

Matar a cobra não é uma boa ideia. Primeiro, porque é crime ambiental. Segundo porque o animal tem uma importante função ecológica, atuando no controle da população de roedores. Terceiro, porque partir para o confronto com um predador evoluído e dotado de presas que inoculam veneno mortal pode ser bem arriscado.

01 — Langaha madagascariensis
Esta serpente de aparência bizarra, também conhecida como a cobra folha de nariz malgaxe, é uma espécie arbórea de Madagascar. Seu apêndice nasal estranho (pontudo no masculino e em forma de folha no feminino) pode ajudá-las a se misturar em cipós e galhos quando avistam suas presas.

Apesar da fama de ser uma cobra brava, a caninana está longe de ser perigosa. Ela geralmente é mansa, podendo fugir quando avistada. Ela pode até morder, mas não é peçonhenta. Alimenta-se principalmente de roedores arborícolas e pequenas cobras.

Apresenta veneno na sua peçonha mas não apresenta risco ao ser humano.

Uma das formas mais seguras para saber se há cobras em seu quintal é realizando periodicamente uma busca através da limpeza e organização do espaço que habitamos, principalmente se vivemos em lugares propensos à presença desses animais.

Sua extinção se deu por conta das mudanças climáticas, principalmente o resfriamento da Terra, já que elas dependiam do sol para se manter aquecidas.

Existem sim casos de sucuri , pitons, etc que já devoraram humanos e animais de grande porte como veados, garrote, etc.

A vespa-do-mar é considerada a criatura mais perigosa do mundo, se considerado o potencial de seu veneno, que pode facilmente matar um humano, levando-o à paralisia e, muitas vezes, ao afogamento. Estima-se que aconteçam entre 25 e 50 fatalidades todos os anos com essa espécie.

Cobra-coral verdadeira, a mais venenosa do Brasil, é encontrada em jarro de plantas em casa de Crateús, no Ceará

A Ilha de Shedao, na China, possui uma das maiores concentrações de cobras venenosas do mundo.

Não é de se estranhar que as serpentes marinhas sejam pouco conhecidas por muitos brasileiros, afinal, elas não vivem no nosso país. Aliás, esses animais habitam regiões tropicais dos Oceanos Índico e Pacífico bastante distantes do Brasil.

Matar cobras é crime ambiental e a recomendação é chamar os bombeiros.

Segundo dados do Instituto Butantan, local de pesquisas e estudos de ofídios, a maioria das serpentes brasileiras são de porte médio. Por isso as partes baixas do corpo são as mais atingidas nas picadas, sendo 70% os pés e pernas, 13% mãos e antebraços e 17% outras áreas.

1 – Cobra nariz-de-folha
Essa cobra bizarra da espécie Langaha madagascariensis vive em árvores e é natural da ilha de Madagascar.

Não existem cobras na Irlanda
Sim, essa é uma das curiosidades sobre a Irlanda mais incrível que o país possui! Diz a lenda que quem expulsou as cobras da Irlanda foi St. Patrick's. No entanto, a ausência desses animais é explicar pelo clima irlandês não ser favorável para que eles vivam e se reproduzam no país.

Corn Snake
Uma espécie extremamente dócil e indicada para os iniciantes na criação de cobras, além de possuir muita beleza.

Existem mais de três mil espécies de cobras no planeta e elas são encontradas em todos os lugares, exceto na Antártida, Islândia, Irlanda, Groenlândia e Nova Zelândia.

Continuar lendo Quem cobra o escanteio?