Qual é a cobra boca podre?

Perguntado por: uvilela2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Sururucu, sururucu-de-barranco, jararaca ou ainda boca-podre. Esses são alguns dos nomes populares conhecidos da Bothrops atrox na região do Vale do Juruá.

Além disso, é uma espécie peçonhenta e contém um veneno parecido com a das jararacas, podendo causar dor local, inchaço, necrose, hemorragia e distúrbios de coagulação em suas vítimas humanas.

A boca-de-algodão é considerada como extremamente perigosa.

O Urutu Cruzeiro (Bothrops alternatus) é uma espécie peçonhenta de viperídeos muito agressiva. Seu bote é muito rápido e o Urutu pode dar vários botes em sequência, o que pode dar a sensação de perseguição para quem tem o desprazer de receber investidas deste bicho.

Jararacuçu (Bothrops jararacussu)
Na língua tupi-guarani, "jarara" significa “o bote da cobra”, e "uçu” ou “ussu" grande, longo. Assim, jararacuçu lembra a longa distância que a cobra pode atingir ao dar o bote. A espécie é considerada muito perigosa, pois sua picada pode injetar uma grande quantidade de veneno.

Como exemplo desse grupo, podemos citar as sucuris e jiboias. As opistóglifas são serpentes com pares de dentes grandes nos quais existem fendas por onde o veneno escorre. Entretanto, esses dentes estão localizados nas partes mais posteriores da boca do animal, o que dificulta muito a inoculação.

Oito em cada dez vítimas foram picadas por jararacas, também conhecida como “boca de capanga”. Uma picada dela pode matar em algumas horas e é uma cobra que pode ser encontrada em vários ambientes do estado. Além das cobras outros animais peçonhentos também fazem vítimas em todo o país.

As escamas das cobras venenosas são alongadas, pontiagudas e causam uma sensação de aspereza ao toque; Cobras venenosas têm a cabeça triangular, bem destacada do corpo (com exceção das cobras corais); Os olhos das serpentes venenosas têm a pupila em fenda vertical.

Jararaca pintada: Essa é a cobra “boca de sapo”, também conhecida popularmente como jararaca pintada, ganhou destaque no Brasil todo depois que apareceu na novela Pantanal. Essa serpente é uma espécie da família Viperidae e pode ser encontrada nas regiões centro-oeste, sudeste e sul do Brasil.

Barreiras físicas, principalmente em áreas de mata, são outros métodos para evitar a passagem de cobras e sapos. “Indica-se cercado com trama estreita, que não precisa ser muito alta, com maciços. Isso é importante para os animais não ficarem presos”, destaca Heloisa.

As cobras são animais de sangue frio e dependem do ambiente para se aquecer. Mas não podem ficar sob o sol direto, para não ressecar. Por isso preferem os locais úmidos, escuros e quentes e se refugiam em montes de lenha, lixo, paióis , palhadas, cupinzeiros, folhagens etc.

O animal vem sendo estudado por cientistas locais, que pretendem liberar seu uso em receitas, assim que seja comprovado que o consumo da carne do réptil é saudável.

Quais espécies de cobra D'água são venenosas? Nas Américas, apenas uma espécie de cobra d'agua é venenosa. O seu nome é mocassim de água de algodão. Mocassins de água ou “Cottonmouth” são tão letais quanto cascavéis e cabeças de cobre.

As serpentes andam em pares e se uma for morta, outra vem se vingar? Mais de uma serpente pode viver em uma mesma área se existir recursos, como alimentos. Mas isso não significa que são “companheiras”. Outra possibilidade para a origem desse mito tem relação com à reprodução.

A "cobra voadora" em questão é da espécie Chrysopelea Paradisi são capazes de planar pelo ar ao saltarem em direção de árvores. Mas para o alívio de muitos brasileiros, essa espécie costuma habitar somente no sul e sudeste da Ásia.

píton-reticulada

A píton-reticulada é a cobra mais comprida do mundo. Atualmente, a maior cobra viva (que se conseguiu medir) é uma píton-reticulada chamada Medusa. Ela tem 7,67 metros de comprimento e vive em uma “casa assombrada”, centro de espetáculos, nos Estados Unidos. Isso, sim, é um susto!

Thamnophis sirtalis infernalis

A indescritível cobra-liga vermelha da Califórnia é frequentemente descrita como uma das cobras mais bonitas do mundo. A cobra-liga vermelha da Califórnia (Thamnophis sirtalis infernalis) é uma subespécie da cobra-liga comum.

O animal que vale essa fortuna carrega a riqueza no próprio nome: Princesa Diamante. Uma jiboia raríssima.