Qual é a cobertura do corpo do jacaré?

Perguntado por: cportela . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Apresentam uma pele seca, sem a presença de glândulas, recoberta por escamas córneas.

Seu corpo é repleto de placas duras e sua cauda tem formato de serra, sendo resistente como um chicote. Alimentam-se, principalmente, de peixes, morcegos, aves, crustáceos, moluscos e até mesmo outros repteis (cobras, por exemplo). Sua alimentação pode variar de acordo com seu tamanho.

Características: Sua cor é esverdeada, quase pardo, com o ventre amarelado, o focinho largo e achatado e pode medir até 3 metros de comprimento. Os jacarés são animais de hábitos noturnos e durante o dia formam grupos para tomar sol. Alimenta-se de peixes, aves e mamíferos.

Esses animais não possuem glândulas e sua pele pode ser recoberta por placas, escamas, plastrões e carapaças. Essa característica permite que os répteis tenham grande vantagem em ambientes secos, tais como os desertos.

Répteis: têm o corpo coberto de escamas; rastejam, nadam ou andam; respiram por pulmões e nascem de ovos.

Os répteis são animais que possuem como características principais o corpo com poucas glândulas, impermeável e coberto por escamas e/ou placas ósseas; a presença de pulmões bastante eficientes; e ovos com casca e anexos. Tais características permitiram com que pudessem viver em ambiente terrestre sem muitos problemas.

Seu corpo é coberto por uma quantidade escassa de cabelos finos, com exceção de cerdas grossas, como as localizadas em sua cabeça e cauda. Sua epiderme é extremamente fina e sensível.

A TARTARUGA É UM RÉPTIL CUJO CORPO É COBERTO POR UM CASCO. AS TARTARUGAS SÃO FAMOSAS POR SE MOVIMENTAR LENTAMENTE.

Os répteis ao contrário do que muitos pensam não apresentam uma pele viscosa, muito pelo contrário, apresentam sim uma pele seca com poucas glândulas quando comparados aos mamíferos e anfíbios. Possuem a pele densamente queratinizada pelas escamas e com uma camada lipídica para prevenir a perda de água.

São excelentes nadadores, permanecendo com as patas próximas ao corpo enquanto ondulam lateralmente o corpo e a cauda para se locomover. Em terra também são muito rápidos, andando com a barriga levantada e as patas sob o corpo.

Alimentação: Peixes, insetos, mamíferos e aves.

O jacaré é um bicho muito conhecido por sua boca grande e dentes largos em formatos de cone. Ele tem cerca 80 dentes e pode trocá-los até 40 vezes ao longo da vida.

Distribuição geográfica
O aligátor-chinês (Alligator sinensis) é encontrado no leste da China, na região do rio Yangtzé. Os jacarés da subfamília Caimaninae são encontrados na América do Sul, porém o jacaretinga (Caiman crocodilus) também é encontrado na América Central e sul do México.

São equipados pela evolução com uma das mandíbulas mais poderosas da Terra, contendo 80 dentes e uma força que pode passar de 1 tonelada. Ainda sobre a dentição, uma das características distintas entre crocodilos e jacarés é que, no primeiro, o quarto dente canino fica exposto para fora da boca.

A maioria dos lagartos tem escamas secas cobrindo o corpo. As escamas são pequenas placas lisas ou rugosas, com frequência marrons, verdes ou cinzentas. Muitos lagartos possuem características singulares. Alguns têm chifres ou espinhos.

Squamata ou escamados são um grupo de répteis que, como o próprio nome indica, apresentam o corpo recoberto por escamas. Nesse grupo estão incluídas as serpentes e os lagartos.