Qual é a cobertura do corpo da joaninha?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

As carapaças dos insetos, como a da joaninha, por exemplo, são normalmente feitas de quitina, um revestimento resistente e impermeável.

HÁ ANIMAIS COM PELOS, COM PENAS, COM ESCAMAS OU CARAPAÇA. A COBERTURA DO CORPO DOS ANIMAIS PODE PROTEGER CONTRA O FRIO OU O CALOR, EVITAR A PERDA DE ÁGUA, FACILITAR A LOCOMOÇÃO, ENTRE OUTRAS FUNÇÕES.

Mamíferos: têm o corpo coberto de pêlo, alimentam-se de leite materno; respiram pelos pulmões; nascem da barriga da mãe. Aves: têm o corpo coberto de penas; têm bico; têm asas; respiram por pulmões; nascem de ovos.

A joaninha é um insecto pertencente à ordem Coleoptera, que se caracteriza por ter os dois primeiros pares de asas endurecidas (élitros) que cobrem e protegem o abdómen e o segundo par de asas membranosas. O seu corpo é arredondado ou oval e mede entre 6 mm a 8 mm de comprimento.

- É COMUM ENCONTRAR ESSE ANIMAL NOS JARDINS, E ELE CONSEGUE VIRAR UMA BOLINHA COM O SEU CORPO. - COSTUMA VIVER EM LUGARES ÚMIDOS, MAS NÃO CONSEGUE VIVER NA ÁGUA.

O insetos, que se adaptam a diferentes ambientes, podem ser amarelos, laranjas ou vermelhos, com e sem pintas. A joaninha é um inseto “famoso” e bem quisto por muita gente. Pequena e vermelha, com pintas pretas, o bichinho já virou personagem de desenhos infantis, tema de festas e estampa para cadernos e roupas.

As joaninhas são insetos pequenos e coloridos, muito admirados por sua beleza e, em muitas culturas, símbolos de boa sorte e fartura. Esses simpáticos insetos pertencem à ordem Coleóptera, assim como os besouros, e à família Coccinellidae, para a qual já foram descritas mais de 5.000 espécies.

Veja o que a joaninha come usualmente:

  • Pulgões.
  • Cochonilhas.
  • Mosca-branca.
  • Ácaros.
  • Insetos sugadores, como os psilídeos.

Nosso corpo é coberto por pele e pelos. Quando estamos com frio ficamos arrepiados, ou seja, os pelos da nossa pele ficam em pé. Isso ocorre para tentar nos aquecer por meio do aparecimento de um colchão de ar quente entre a superfície da nossa pele e o final de nossos pelos.

O corpo dos insetos é revestido por uma armadura muito resistente que chamamos de exoesqueleto. O exoesqueleto é constituído principalmente por quitina, um carboidrato do grupo dos polissacarídeos.

Assim como os outros insetos, as formigas possuem um exoesqueleto impermeável, três pares de pernas e o corpo dividido em três partes: cabeça, tórax e abdome.

Squamata ou escamados são um grupo de répteis que, como o próprio nome indica, apresentam o corpo recoberto por escamas. Nesse grupo estão incluídas as serpentes e os lagartos. As serpentes são animais muito temidos, principalmente pelo fato de que algumas espécies apresentam venenos poderosos e até mesmo letais.

Corpo de grandes proporções coberto por uma pele grossa, frouxa e com pelos distribuídos de forma espaçada, auxiliando-os na transferência de calor do corpo para o ambiente e funcionando como um mecanismo de termorregulação.

6 patas

As joaninhas são da família coccinellidae, insetos coleoptera que se destacam por seu corpo semiesférico, com 6 patas curtas, asas membranosas muito desenvolvidas, carapaça colorida e pintada, e antenas delicadas, que são usadas para cheirar e sentir o gosto das coisas.

Por serem insetos, as joaninhas possuem características básicas como o corpo dividido em cabeça, tórax e abdome, sendo que a cabeça possui um par de antenas.

A cochonilha-rosada, praga que ataca mais de 200 espécies vegetais, poderá ser combatida com um inimigo natural, a joaninha Cryptolaemus montrouzieri, que também é predadora voraz de diversas espécies de cochonilhas e pulgões.

Os quatro estágios de vida das joaninhas são: ovo, larva, pupa e adulta.

Qual joaninha é venenosa? Na verdade, nenhuma joaninha é venenosa, mas algumas delas são consideradas ameaças biológicas. Por exemplo, a joaninha-arlequim foi introduzida no Reino Unido para controle de pragas, mas acabou se proliferando rapidamente, o que gerou um impacto ambiental negativo.