Qual é a classificação gramatical da palavra doutor?

Perguntado por: nlima . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

substantivo masculino Indivíduo que completou o doutorado; quem possui o mais elevado grau acadêmico. Aquele que tem o mais elevado grau de instrução; quem é douto.

A forma [doutora]pode ser [feminino singular de doutor] , [nome feminino] , [segunda pessoa singular do imperativo de doutorar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de doutorar] .

O título de doutor é geralmente concedido a alguém que completou um programa de doutorado em uma área acadêmica específica, como medicina, direito, filosofia, engenharia, entre outras. Aqueles que obtêm um diploma de doutorado têm o direito de usar o título de “Doutor” como um prefixo a seus nomes.

É costume designar por doutor os bacharéis, especialmente os bacharéis em Direito e em Medicina. Nos demais casos, o tratamento Senhor confere a desejada formalidade às comunicações. Portanto, recomenda-se chamar de doutor apenas quem tem doutorado.

Origem etimológica:latim doctor, -oris, mestre, aquele que ensina.

Apesar de haver um costume de se chamar pessoas formadas em Odontologia vulgo, dentistas de "doutor", não há nenhum decreto ou norma que determine isso.

Especialistas afirmam que devido à tradição, não é errado chamar médicos e advogados de doutores. Porém, frisam que não pode haver imposição para o uso do termo, pois na legislação brasileira não há nenhuma norma que determine que qualquer profissional sem título de doutorado seja chamado de doutor.

Em 1827, Dom Pedro I decretou que aquele que concluísse os cursos de ciências jurídicas e médicas no Brasil deveria ser tratado como “Doutor“. Médicos e advogados continuam sendo chamados assim por tradição.

Se você observar com atenção verá que os sufixos -er ou -or marcam o gênero masculino e o sufixo -ess, o feminino. Uma outra forma de diferenciar os gêneros através do uso de sufixos é adicionar man ou woman a uma palavra.

Vale dizer: feminino de mestre, em tais casos, é mestra, ou o substantivo é comum de dois gêneros, de modo que apresenta uma só forma para o masculino e para o feminino, e a distinção do gênero se faz apenas pelo artigo que o precede, do mesmo modo como se dá com artista e selvagem?

Nesse caso, as mulheres recebem o título de doutoras. A abreviação de doutora é, portanto, Dra. ou D. ra.

Número de mestres e doutores titulados Brasil – 2010-2019

20102019
Mestres e doutores3959068877
Doutores1131424290

Explico: atualmente, o Estatuto da OAB determina a necessidade de, além de preencher uma série de requisitos, ser aprovado em Exame de Ordem, para, só então, o bacharel em Direito poder ser considerado Advogado. Portanto, legalmente falando, o Advogado, habilitado segundo o Estatuto da OAB, é Doutor.

1º - Recomendar que os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, na sua atuação profissional, usem o título de Doutor(a), por se tratar de um direito legítimo e incontestável. Art.

Os pronomes de tratamento são classificados como pronomes pessoais de tratamento. Isso porque a língua portuguesa dispõe de vários vocábulos adequados a cada situação comunicativa, considerando a posição social do interlocutor.

Os pronomes possessivos são aqueles que acompanham ou substituem o substantivo, indicando a relação de posse entre as pessoas do discurso e as coisas possuídas. Alguns exemplos se pronomes possessivos são: meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, nossa, vosso e vossa.

Exercícios resolvidos

  • Vossa Excelência.
  • Vossa Magnificência.
  • Vossa Senhoria.
  • Vossa Reverendíssima.
  • Vossa Santidade.

doutor/doutores: Dr./Drs.; doutora/doutoras: Dr.

O que é Dr:
Gíria usada para quando um casal tem contas a acertar. Significa discutir a relação.

Resposta: Conforme Decisão nº 01/1987 do Conselho Federal de Nutricionistas é permitido ao nutricionista o uso do título de doutor, embora não seja obrigatório tal uso.