Qual é a classificação da tuberculose?

Perguntado por: lvieira . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

Os resultados dos exames radiológicos do tórax deverão obedecer à seguinte classificação: Normal – os que não apresentam imagens patológicas nos campos pulmonares. Seqüela – os que apresentam imagens sugestivas de lesões cicatriciais. Suspeito – os que apresentam imagens sugestivas de tuberculose.

O agente etiológico da tuberculose. As micobactérias são bactérias aeróbicas que se apresentam em forma de bastonete, e são chamadas de bacilos álcool-ácido resistentes (BAAR), por reterem fucsina básica em sua parede celular, mesmo na presença de álcool e ácido.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.

Existem cinco tipos de tuberculose: a pulmonar, a miliar, a óssea, a ganglionar e a pleural. Falamos mais sobre elas agora: Tuberculose pulmonar: acontece quando o bacilo se aloja nos pulmões. É o tipo mais comum de tuberculose é a que proporciona os sintomas mais “clássicos”, como tosse seca.

Sintomas: Tosse por três semanas ou mais, com ou sem catarro, febre, sudorese noturna, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento são os principais sintomas da tuberculose. Nos casos mais graves, pode aparecer catarro com presença de sangue.

No Brasil, a classificação mais comum é o Protocolo de Manchester, que utiliza cinco cores para identificar o grau de cada paciente. Geralmente, elas são: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. A cor vermelha representa os casos mais graves, e a azul, os mais leves.

A classificação de risco é uma ferramenta utilizada nos serviços de urgência e emergência, voltada para avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.

Os riscos podem ser de caráter físico, químico, biológico, ergonômicos e acidentais.

A tuberculose pode ocorrer em 3 estágios:

  • Infecção primária.
  • Infecção latente.
  • Infecção ativa.

Quando o paciente com Tuberculose (TB) tosse, fala ou espirra ele espalha no ar gotas pequenas, mas muito pequenas mesmo, com o agente infeccioso da TB (Mycobacterium tuberculosis, também chamado de Bacilo de Koch). Aí, uma pessoa com boa saúde que respire este ar, pode levar este micróbio para o seu pulmão.

Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK).

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas.

O ensaio de liberação de interferon gama (interferon-gamma release assay, IGRA) é um exame de sangue que consegue detectar tuberculose.

Sistema nervoso central - embora seja uma das mais graves formas clínicas de tuberculose, ela representa uma pequena parte dos casos, graças, principalmente, à vacinação BCG.

Tuberculose – Conheça os diferentes tipos de tuberculose
Tuberculose extrapulmonar – acomete outros órgãos do corpo que não sejam os pulmões. Tuberculose pleural – Esse tipo atinge uma membrana do pulmão conhecida como pleura.

A forma primária é a que ocorre em indivíduos que ainda não tiveram contato com o bacilo, sendo, portanto, mais comum em crianças. A forma secundária desenvolve-se a partir de uma nova infecção (reinfecção exógena) ou da reativação de bacilos latentes (reinfecção endógena).

Além do tipo mais conhecido, a tuberculose pode se dar também em pele, rins e até o cérebro pode ser acometido pela chamada tuberculose extrapulmonar. Esse é o tipo de tuberculose não contagiosa.

No Brasil, em 2021, foram notificados 68.271 casos novos de TB, o que equivale a um coeficiente de incidência de 32,0 casos por 100 mil habitantes.