Qual é a classificação da palavra rubrica?

Perguntado por: anunes . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

O substantivo rubrica tem, entre seus significados, "assinatura abreviada" e, também, "marcas" ou "anotações". Trata-se de uma palavra paroxítona, não acentuada, portanto, não "leva" acento e sua sílaba tônica é -bri- (posso assinar com a minha rubrica?).

Não existe, em Língua Portuguesa, a pronúncia “rúbrica”, assim, com acento tônico na antepenúltima sílaba. O certo é pronunciar e escrever “rubrica”, como se houvesse um acento agudo no “i”, ou seja, deve-se pronunciar e escrever como um vocábulo paroxítono (a sílaba tônica é a penúltima: ru-bri-ca), sem acento.

A forma correta é rubrica.
Esta é uma palavra grave, ou seja, com acento tónico na penúltima sílaba (-bri-) e, em geral, as palavras graves não levam acento gráfico.

O substantivo rubrica tem, entre seus significados, "assinatura abreviada" e, também, "marcas" ou "anotações". Trata-se de uma palavra paroxítona, não acentuada, portanto, não "leva" acento e sua sílaba tônica é -bri- (posso assinar com a minha rubrica?).

As palavras paroxítonas são palavras que têm a penúltima sílaba como sílaba tônica. Ou seja, cuja pronúncia tem mais força e intensidade. Apesar dessa ênfase, a maioria das paroxítonas não possuem o acento gráfico. Além disso, elas representam a maior parte das palavras da língua portuguesa.

A forma correta de pronunciar esta palavra é ruIM, com acentuação tônica na sílaba im ("ruím").

Também conhecidas como didascálias, as rubricas são indicações cênicas que servem para orientar o ator durante a encenação de um texto. Aparecem destacadas, geralmente, entre parênteses e, junto ao discurso direto, compõem os conteúdos de um texto dramático.

1 assinatura, autenticação, chancela, firma, jamegão, subscrição. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Apontamento: 2 anotação, apontamento, comentário, lembrete, nota, observação.

Gratuito é também uma palavra paroxítona. Segundo as regras de acentuação da língua portuguesa, não deverá ser acentuada graficamente e deverá ser pronunciada corretamente com a tonicidade na sílaba tui: gra-TUI-to.

A principal função da rubrica é garantir que a pessoa que a fez leu e concorda com os termos e com o que está descrito no documento. O certo é utilizar a rubrica junto com outros pontos, como a assinatura. Dessa maneira, a rubrica contribui para que a validade do documento seja ainda maior.

O cadastro de Rubricas tem por objetivo criar condições para que se informem valores que deverão somar ou subtrair nos débitos e/ou créditos finais dos impostos ou bases de cálculos.

Quando se comete um erro de pronúncia, deslocando o acento tônico de uma sílaba para outra, ocorre umasilabada.

São acentuadas as paroxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima) terminadas em i/is, us, r, l, x, n, um/uns, ão/ãos, ã/ãs, ps, on/ons: júri/júris, vírus, caráter, têxtil, tórax, hífen (hifens não tem acento), fórum/fóruns, órgão/órgãos, ímã/ímãs, bíceps, próton/prótons.

Rubricas são esquemas explícitos para classificar produtos ou comportamentos, em categorias que variam ao longo de um con nuo. Podem ser usadas para classificar qualquer produto ou comportamento, tais como redações, ensaios, trabalhos de pesquisa, apresentações orais e a$vidades.

Quando são acentuadas, a terminação dessas palavras define como ocorre a acentuação. As palavras oxítonas têm a última sílaba pronunciada de maneira mais forte. Palavras oxítonas são as palavras que possuem sílaba tônica em sua última sílaba.

Paroxítona (rubrica) e oxítona (ruim). rubrica = sílaba mais forte = bri = paroxítona. ruim = sílaba mais forte = im = oxítona.

São palavras paroxítonas: algaravia, avaro, aziago, caracteres, cartomancia, celtibero, ciclope, circuito, decano, estratégia, filantropo, fluido (substantivo), fortuito, gratuito, Hungria, ibero, impudico, inaudito, intuito, maquinaria, meteorito, misantropo, necropsia, Normandia, pegada, policromo, pudico, ...

Palavras proparoxítonas são palavras que têm a sua antepenúltima sílaba como sílaba tônica, ou seja, como a sílaba que é pronunciada com maior força: música (MÚ-si-ca); matemática (ma-te-MÁ-ti-ca); gráfico (GRÁ-fi-co).

1) As palavras cuja acentuação tônica recaem na última sílaba, chamam-se oxítonas. 2) As palavras que têm acentuação na penúltima sílaba, chamam-se paroxítonas e são as de maior número em língua portuguesa. 3) Finalmente, as palavras acentuadas na antepenúltima sílaba chamam-se proparoxítonas.