Qual é a classe gramatical da palavra pelo?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

substantivo masculino Filamento ceratinoso que cresce em praticamente toda a superfície do corpo: mãos com pelos.

Preposição. As preposições têm como função estabelecer relações de sentido entre os termos de uma oração. São exemplos dessa classe gramatical: “a”, “após”, “como”, “acima de” e inúmeras outras.

pronome possessivo
Origem etimológica:feminino de seu.

Significado de Pelo
contração Através de; junção da preposição per com o artigo definido o: o carro passou pelo túnel. Por aquilo ou por aquele; junção da preposição per com o pronome demonstrativo o: passou pelo sofrimento de perder um filho. Etimologia (origem da palavra pelo). Per + lo.

Na hora de escrever não há diferença nenhuma. Onde antes você colocaria “pêlo” agora se coloca “pelo”. E é só isso que precisa lembrar sobre a grafia das duas palavras, em qualquer contexto. Sem esse acento diferencial, porém, as dúvidas recaem sobre a pronúncia.

Sinônimo de pelo

  1. cabelo, cílio, lanugem, penugem, pestana. Use a nossa Inteligência Artificial. ...
  2. lã, pelagem, pelame. Fios que se soltam dos tecidos:
  3. cotão, felpa, fio. ...
  4. a favor de, ao longo de, através de, junto de, por causa de. ...
  5. por aquele, por aquilo, por o.
  6. Não encontrou o sinônimo que procurava?

Contração de preposição: 1 pola, por a.

Pelo pronuncia-se, pois, como se escrevêssemos p'lo.

Adjetivos são a classe de palavra que serve para caracterizar seres e coisas. Podem ser classificados como simples, compostos, primitivos, derivados ou pátrios. Flexionam em gênero, podendo ser uniformes ou biformes. Flexionam em número, podendo ser no singular ou plural.

O advérbio é a palavra que indica uma circunstância (modo, lugar, tempo). Ele pode modificar um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. Exemplos: O vizinho fala alto. (alto é um advérbio que indica o modo como o vizinho fala)

O advérbio é uma das 10 classes de palavras da Língua Portuguesa. De modo geral esse grupo se refere às palavras que modificam o verbo , ao acrescentar uma circunstância a ele. Mas o advérbio também pode estar relacionado a adjetivos e outros advérbios também.

Pronomes são palavras que acompanham os substantivos, podendo substituí-los (direta ou indiretamente), retomá-los ou se referir a eles. Alguns exemplos de tipos de pronome são: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.

Tipos de pronomes

  • Pronomes Pessoais (nele se incluem os pronomes de tratamento)
  • Pronomes Possessivos.
  • Pronomes Demonstrativos.
  • Pronomes Indefinidos.
  • Pronomes Relativos.
  • Pronomes Interrogativos.

A palavra "quando" também é um pronome relativo que exprime noção de tempo: É a hora quando eu consigo parar para pensar.

As preposições são classificadas em essenciais ou acidentais. Preposições essenciais são as palavras que só funcionam como preposição. As preposições essenciais são: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

Preposição é a classe de palavras que liga palavras entre si, é invariável e estabelece relação de vários sentidos entre as palavras que liga. Sintaticamente, as preposições não exercem propriamente uma função: são consideradas conectivos, ou seja, elementos de ligação entre termos oracionais.

São preposições essenciais: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por [ou per, em algumas variações históricas e geográficas], sem, sob, sobre, trás.

pelos | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

“Pelo qual” é o resultado da junção da preposição “por” com o artigo masculino “o” e o pronome “qual”. Exemplo: Aquela é a fileira pela qual comecei. O verbo “começar” pede a preposição “por. Lembrando que “o qual”, “pelo qual”, “do qual” podem variar em gênero e número.

(por qual motivo) Os lugares por que passamos eram encantadores. (pelos quais) Caso surja no final de uma frase, imediatamente antes de um ponto (final, de interrogação, de exclamação) ou de reticências, a sequência deve ser grafada por quê, pois, devido à posição na frase, o monossílabo "que" passa a ser tônico.