Qual é a classe da palavra você?

Perguntado por: aAvila3 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

pronome

Assim, “você” é um pronome de tratamento que, como todos os outros da mesma classe, pede verbos conjugados em terceira pessoa, e não em segunda.

A palavra "você" é classificada como um pronome de tratamento ou um substantivo masculino, não sendo relacionado com nenhum tipo de verbo ou adjetivo.

Pronome de tratamento, usado quando alguém se dirige a outrem, a uma segunda pessoa, mas que obriga à concordância com o verbo na terceira pessoa (ex.: você foi indelicado; vocês tenham juízo). Plural: vocês. Plural: vocês.

Os pronomes indefinidos são aqueles que se referem à terceira pessoa do discurso de forma vaga, imprecisa e genérica. Alguém deixou o cachorro fugir. - o indefinido algum, posposto ao substantivo assume sentido negativo. - o indefinido cada não deve ser utilizado desacompanhado de substantivo ou numeral.

Existem as classes:

  1. Variáveis: admitem flexão, ou seja, podem variar em gênero, número e grau. Ex.: substantivo, artigo, adjetivo, pronome, numeral e verbo.
  2. Invariáveis: NÃO admitem flexão, ou seja, não variam em gênero, número ou grau. Ex.: palavra denotativa, preposição, conjunção, interjeição.

Significado de Classifique
Classifique vem do verbo classificar. O mesmo que: qualifique, quantifique, ordene, selecione, considere, especifique, estigmatize, gradue, averbe.

Significado de Classificação
Colocação de algo seguindo uma ordem: organização alfabética dos livros. [Popular] Avaliação de um conteúdo que determina seu público ou a faixa etária para qual ele é sugerido: programa de classificação livre.

O que são os substantivos? Os substantivos são uma classe de palavras responsáveis por nomear seres, objetos, ações, sentimentos, lugares, ideias, etc. São flexionados em gênero, número e grau e classificados por tipos, por exemplo: substantivo comum, coletivo e próprio.

Pronome relativo é aquele que, normalmente, refere-se a um termo anterior (o antecedente) dentro de um enunciado, substituindo-o para que não seja necessário dividir a ideia em várias orações ou torná-la muito repetitiva.

É substantivo quando serve de nome a algum ser ou objeto. É adjetivo quando classifica um ser ou objeto.

Historicamente,o Pronome Você surgiu a partir de mudanças sofridas pela forma de tratamento Vossa Mercê, locução nominal constituída por um nome acrescentado a um substantivo, que teve origem nos fins do século XIV, em Portugal, como forma de tratamento à realeza.

O verbo é palavra que exprime ação, estado, mudança de estado, fenômeno da natureza, desejo, ocorrência. Ele apresenta as seguintes flexões de número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz.

Você tem sua origem na expressão vossa mercê, que evoluiu para vossemecê, que evoluiu para vosmecê, que evoluiu para você. Seguindo essa lógica de evolução da palavra, não será de estranhar se, daqui a uns anos, a palavra passe a ser simplesmente cê.

c) Você, singular. Tem o plural vocês. Abreviatura: v. (Preferível com minúscula).

Atenção!

Pessoas VerbaisPronomes UtilizadosExemplo
Primeira Pessoaeste, esta, estes, estas, istoIsto não é meu.
Segunda Pessoaesse, essa, esses, essas, issoIsso não se faz.
Terceira Pessoaaquele, aquela, aqueles, aquelas, aquiloAquilo é muito bonito.

Os artigos definidos (o, a, os, as) definem ou individualizam, de forma precisa, os substantivos, que podem ser uma pessoa, objeto ou lugar. Exemplos: O garoto foi jantar na casa dos pais.

Quais são os pronomes demonstrativos? Este, esta, estes, estas, esse, essa, esses, essas, aquele, aquela, aqueles, aquelas.

Advérbio de Intensidade: são as palavras que conferem a intensidade da ação. Advérbio de Afirmação: são os advérbios que têm a função de afirmar. Advérbio de Negação: são as palavras que exprimem a ideia de negar. Advérbio de Dúvida: são as palavras que expressam a ideia de incerteza.

O advérbio é a palavra que indica uma circunstância (modo, lugar, tempo). Ele pode modificar um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. Exemplos: O vizinho fala alto. (alto é um advérbio que indica o modo como o vizinho fala)