Qual é a civilização mais antiga da terra?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

aborígenes australianos

Um estudo revelou que os aborígenes australianos são a civilização mais antiga do planeta. Os seus ancestrais têm cerca de 75 mil anos.

Civilizações antigas: resumo sobre os povos da Idade Antiga

  • Civilização Grega.
  • Império Macedônio.
  • Civilização Romana.

Vem com a gente!

  1. Aborígenes (50.000 a.C) 7 civilizações mais antigas do mundo: Aborígenes – Foto: Reprodução/internet. ...
  2. Jiahu (7000 a.C – 5700 a.C) ...
  3. Mesopotâmia (3.500 a.C – 500 a.C) ...
  4. Vale do Indo (3.300 a.C – 1.900 a.C) ...
  5. Antigo Egito (3.150 a.C – 30 a.C) ...
  6. Maias (2.600 a.C – 900 a.C) ...
  7. Grécia Antiga (2.000 a.C – 479 a.C)

Portanto podemos chamar a primeira civilização conhecida de Suméria e localizá-la no sul da Mesopotâmia, atual Iraque. Essa afirmação provêm de estudos e pesquisas que provam que a civilização suméria era composta por diversas cidades e possivelmente Uruk era a maior delas, mas todas eram bastante desenvolvidas.

Quando falamos de civilizações orientais, estamos considerando os povos mesopotâmicos, fenícios, hebreus, persas, egípcios, hititas e muitos outros. No caso das civilizações clássicas, estamos nos referindo aos gregos e aos romanos. No caso dos gregos, costumam ser incluídos os cretenses e os micênicos.

Os sumérios foram os primeiros povos a chegarem à Mesopotâmia e dominaram a região entre 3200 a.C. e 2800 a.C. Como estavam próximos dos rios, eles buscaram utilizar a água da ...

tabajaras

Os tabajaras diziam-se o povo mais antigo do Brasil, e se chamavam por isso “tupinambás”, “homens da legítima raça tupi”, pagando o desprezo de parte dos outros tupis, com o insulto “tupiniquim” e “tupinambarana”, tupis de segunda classe.

Aliás, podemos citar como os povos mesopotâmicos os sumérios, babilônicos, hititas, assírios e caldeus. Além disso, esses são considerados os pioneiros das primeiras civilizações da humanidade e responsáveis por disseminar e influenciar formas de cultura e governo em outros lugares do mundo.

Civilização das Conchas
Eles ocuparam do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul entre 6 mil e mil anos atrás, e ficaram conhecidos pelas edificações que erguiam para sepultar seus mortos: os sambaquis.

Mesopotâmia

Embora a civilização da Mesopotâmia seja considerada a mais antiga da história do mundo, alguns pesquisadores acreditam que o aborígene australiano é a civilização mais antiga do mundo. Os aborígines podem ser rastreados até 75.000 anos atrás, mas se tornaram um grupo geneticamente distinto cerca de 50.000 anos atrás.

Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás. Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco.

Ao contrário do Egito, que, desde aproximadamente 3200 a.C., se constituiu como um Estado centralizado, a Mesopotâmia foi dominada por sucessivos povos que impunham suas determinações aos dominados, mas sem perder as características gerais da organização da região.

Jericó

1. Jericó Localizada na Cisjordânia, é considerada a cidade mais antiga do mundo, habitada há 11 mil anos, desde 9 mil a.C. Estima-se que mais de 20 civilizações se estabeleceram na região, citada diversas vezes na Bíblia e denominada como “Cidade das Palmeiras”.

As civilizações que duraram mais tempo parecem ser o Império Aksumita que durou 1100 anos e o Período Védico da Índia que durou 1000 anos. O período de tempo mais curto é a Terceira Dinastia de Ur com 50 anos, a Dinastia Qin com 14 anos e a Dinastia Kanva com 45 anos.

As primeiras civilizações se formaram a partir de quando o homem descobriu a agricultura e passou a ter uma vida mais sedentária, por volta de 4.000 a.C. Essas primeiras civilizações se formaram em torno ou em função de grandes rios: A Mesopotâmia estava ligada aos Rios Tigre e Eufrates, o Egito ao Nilo, a Índia ao ...

A morte de Cleópatra VII em 30 a.C. fez com que o milenar império egípcio chegasse ao fim após vários anos de fome, instabilidade interna e assédio dos romanos. Mas um novo estudo sugere que um fator muito importante, até então desconhecido, foi crucial para o fim do Antigo Egito: as erupções vulcânicas.

Mesopotâmia, 3 100 a.C.
Não há uma que possa ser considerada a mais antiga de todas, já que as datações não são confiáveis. Mas, em geral, considerava-se o ano de 3 100 a.C., há 5 100 anos, como a data inaugural do uso da escritura na região e no mundo.

As primeiras grandes civilizações conhecidas foram as originárias na Antiguidade Oriental: mesopotâmicos, egípcios, fenícios, persas e hebreus.

As primeiras cidades que se conhece foram erguidas em, aproximadamente, 4.000 a.C. nas proximidades do Rio Eufrates, na Mesopotâmia, para aproveitar as terras férteis que o rodeava, assim, plantavam de tempos em tempos, pois as civilizações eram seminômades.

Ocupada por grupos humanos desde o período Neolítico, por volta de 4.000 a.C., algumas cidades cresceram possibilitando uma defesa militar organizada, uma centralização da autoridade e controle da população, proporcionando o surgimento da Primeira civilização, juntamente com o Egito.