Qual é a cirurgia mais simples?

Perguntado por: ibittencourt . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.3 / 5 8 votos

Pequenas Cirurgias

  • Ressecção de lesões cutâneas.
  • Ressecção de tumores de pele.
  • Correção de pequenas cicatrizas.
  • Eletrocoagulação de verrugas.
  • Vasectomia.
  • Postectomia (cirurgia de fimose)
  • Biópsia de lesões.
  • Exérese de lipoma.

Dentre os mais dolorosos, destacam-se as cirurgias abertas (colectomia, hernioplastia hiatal, coledocotomia, colostomia, gastrostomia), com 100% de dor, e a laparotomia com aproximadamente 60%.

Qual é a cirurgia mais feita no mundo? É a cesariana, cirurgia em que se realiza um corte no abdômen da mulher grávida para retirar o bebê. Não existe um levantamento mundial, mas os dados do Brasil permitem deduzir isso facilmente. Em 2007, foram feitas 650 404 cesarianas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) .

Pesquisa do Conselho Federal de Medicina (CFM) aponta que as maiores demandas por cirurgias eletivas no SUS são, respectivamente, a catarata, a correção de hérnia, varizes e a retirada da vesícula e das amígdalas.

Foi uma operação de quatro dias para a remoção de 90 kg de líquido de um cisto ovariano que pesava 130 kg. O procedimento ocorreu em 1951, em Chicago, EUA. Como a paciente Gertrude Levandowski pesava 280 kg, os médicos drenaram o líquido do cisto lentamente para evitar possíveis riscos.

As pequenas cirurgias são procedimentos cirúrgicos mais simples, que não exigem estruturas mais complexas e não necessitam de internação hospitalar para fins terapêuticos ou diagnósticos. Os procedimentos com anestesia local, na maioria das vezes, têm duração inferior a 1 hora, e a cicatriz é bem discreta.

A cirurgia geral é uma das especialidades médicas mais bem pagas e uma das mais procuradas. Isso porque os médicos podem realizar procedimentos de todos os tipos e também pelo fato de essa especialização ser um pré-requisito para quem deseja se especializar em outras áreas, como a cirurgia plástica.

A cirurgia robótica é tão segura quanto a convencional e por laparoscopia e que o tempo de duração tende a ser equivalente em todas. No procedimento também é utilizada anestesia geral, como nas demais, mas neste caso, o anestesista especializa-se também em anestesia para cirurgia robótica.

As complicações pós-operatórias podem também ser gerais, especiais ou específicas. A complicação geral é aquela que pode acontecer com qualquer paciente, independentemente do tipo de procedimento cirúrgico como hemorragia, atelectasia pulmonar, insuficiência renal aguda e doença tromboembólica.

Porém o tempo depende principalmente de dois fatores básicos e muito essenciais: O que será feito no paciente, e como exatamente está a saúde dele. Isso interfere muito no tempo do procedimento, considerando que a anestesia é sempre algo importante a considerar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Olá. A duração da cirurgia, riscos intra-operatórios, repouso pós operatório depende do procedimento cirúrgico a ser realizado. Converse com o seu médico. Geralmente tem duração de 40 a 90 minutos.

Durante uma expedição à Antártida na década de 1960, o médico russo Leonid Rogozov ficou gravemente doente. Rogozov precisava ser operado e, como único médico da equipe, sabia que somente ele próprio poderia fazer a cirurgia.

Quando falamos em cirurgia ambulatorial, as mais frequentes são:

  • Unha encravada (cantoplastia)
  • Retirada de pintas, lipomas, cistos e outras lesões.
  • Retirada de tumores benignos.
  • Drenagem de abscessos.
  • Correções de cicatrizes.
  • Retirada de pequenos sinais de pele;
  • e muito mais.

Entre as principais cirurgias de grande porte, estão aquelas realizadas em órgãos abdominais e torácicos, no crânio e na coluna, as ortopédicas, as vasculares e o transplante de órgãos. Ela é necessária no tratamento de doenças, como câncer, em caso de acidentes, entre outras situações.