Qual é a circunferência cefálica?

Perguntado por: eAvila5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

O perímetro cefálico (PC) varia conforme a idade gestacional do bebê. Assim, na maioria das crianças que nascem após nove meses de gestação, o PC de 33 cm é considerado normal para a população brasileira, podendo haver alguma variação para menos, dependendo das características étnicas e genéticas da população.

A circunferência cefálica foi calculada por meio da fórmula para circunferência de uma elipse (D1 + D2) x 1,5711. Os exames ultra-sonográficos também incluíram determinação da apresentação fetal, estimativa do volume de líquido amniótico e localização placentária, além do estudo anatômico completo dos fetos.

Quando o tamanho da cabeça preocupa? Nos bebês nascidos a partir da 37ª semana gestacional, o perímetro cefálico pode variar de 33 a 35 cm. Só passa a ser estatisticamente anormal se ultrapassar 36 cm nas meninas e 37 cm nos meninos.

Um dos exames mais efetivos para a descoberta de irregularidades na formação da caixa craniana do bebê, quando ele ainda está na barriga da mãe, é a ultrassonografia de rotina, realizada diversas vezes ao longo do pré-natal. Acompanhar o tamanho da cabeça não é importante apenas durante a gravidez.

Um formato normal de cabeça para os pequenos é aquele que tem a região posterior (de trás) arredondada e ambos os lados simétricos.

Além desses exames, durante as consultas do pré-natal é medido o tamanho da barriga da mulher, que a cada semana deverá aumentar 1 cm até o 8º mês (32ª semana), quando terá aproximadamente 32 cm.

A macrocefalia é o termo técnico para cabeça grande. A macrocefalia pode ser normal ou causada por distúrbios genéticos ou outros. O diagnóstico é feito antes do nascimento por meio de exames de ultrassom de rotina ou após o nascimento ao medir a circunferência da cabeça.

Posição cefálica com dorso à direita significa que o bebê está de cabeça para baixo e as suas costas estão posicionadas à direita da bacia da mãe.

O índice cefálico ou índice craniano é uma proporção estipulada por Anders Adolf Retzius, equivalente à porcentagem da largura de um crânio em relação ao comprimento.

Os seguintes parâmetros foram analisados: diâmetro biparietal (DBP), circunferência cefálica (CC) e abdominal (CA), assim como comprimento do fêmur (CF) e diâmetro transverso do cerebelo (DTC).

A microcefalia é uma malformação congênita em que a cabeça dos recém-nascidos é menor do que o esperado, se comparada com a de bebês do mesmo sexo e idade. Muitas vezes, os bebês com microcefalia têm o cérebro menor, que pode não ter se desenvolvido adequadamente.

O diagnóstico da microcefalia pode ser feito durante a gestação através do exame de ultrassom morfológico, mas também pode ser feito depois do nascimento do bebê, através da medição do tamanho da cabeça da criança.

Em média a cabeça do bebe cresce 2cm/mês no primeiro trimestre, e 1cm/mes no segundo trimestre, ou seja aos 6 meses, cabeça cresce em torno de 9 cm, e espera-se pelo menos 44cm.

A avaliação do perímetro cefálico (PC) é importante, pois apresenta relação direta com a velocidade de crescimento cerebral, auxiliando a diagnosticar alterações do desenvolvimento quando associada à anamnese e ao exame físico1,2.

Peso do bebê

MeninoMenina
Peso7,1 a 11 kg6,5 a 10,5 kg
Altura67,4 a 76,3 cm65,2 a 75 cm
Perímetro cefálico43,7 a 46,3 cm42,5 a 45,2 cm
Ganho de peso mensal450 g450 g

Microcefalia é uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Neste caso, os bebês nascem com perímetro cefálico (PC) menor que o normal, ou seja, igual ou inferior a 32 cm.

O perímetro cefálico aumenta, em média, 1 cm/mês durante o 1o ano; o crescimento é mais rápido nos 1ºs 8 meses, e até os 12 meses o cérebro completa metade do seu crescimento pós-natal, correspondendo a 75% do tamanho adulto.