Qual é a ciência que estuda o clima?

Perguntado por: atrindade4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

A meteorologia é definida como a ciência que estuda os fenômenos que ocorrem na atmosfera, e está relacionada ao estado físico, dinâmico e químico da atmosfera, as interações entre elas e a superfície terrestre subjacente.

O clima é caracterizado pelas condições atmosféricas de uma região ao longo dos anos. O clima é o conjunto dos tipos de tempos de uma localidade. A caracterização do clima de uma região é dada pela observação atmosférica no decorrer de um longo período.

A ciência que estuda o clima é a Geografia. Mais especificamente, a climatologia — nicho dedicado ao estudo e à investigação dos diferentes tipos de clima em seus vários aspectos. É responsável por entender as causas e efeitos do clima, além das relações físicas entre os vários fenômenos climáticos.

Climatologia dinâmica: estuda o clima e o tempo com destaque para os movimentos atmosféricos; Climatologia histórica: é o estudo do clima através do tempo (aqui, no sentido histórico).

Pode-se dizer que a climatologia estuda os padrões de comportamento da atmosfera considerando um longo período de tempo. O que é climatologia? Climatologia regional: estudo do clima em área selecionadas; Climatologia sinótica: estudo do clima de uma área em relação ao padrão de circulação atmosférica.

Clima: do Grego KLINEIN, “inclinar”. Eles acreditavam que o planeta se inclinava em direção ao Polo Norte, e que este ângulo afetava o tempo meteorológico nas diversas regiões. Assim, a palavra que inicialmente indicava uma angulação da superfície da Terra acabou designando o clima.

Existem dez tipos de clima no mundo: temperado, equatorial, tropical, subtropical, mediterrâneo, frio, frio de montanha, polar, semiárido e desértico.

Os elementos climáticos ou atmosféricos são aqueles que conferem ao clima a sua dinâmica. São eles: pressão atmosférica, temperatura, radiação solar e umidade.

Os principais climas do Brasil são: equatorial, tropical, semiárido, tropical de altitude, tropical atlântico e subtropical.

Os principais tipos de clima do mundo são: Equatorial, Tropical, Temperado, Subtropical, Mediterrâneo, Frio, Frio de Montanha, Polar, Desértico e Semiárido. O clima mundial é influenciado por diferentes fatores e elementos climáticos, que contribuem para uma grande diversificação climática.

Os elementos climáticos, como o próprio nome indica, são os fenômenos que compõem o clima. São eles: a temperatura, a umidade do ar, a pressão atmosférica e a radiação solar.

A meteorologia é o termo mais comum. Ela é definida como a ciência que estuda a atmosfera e seus fenômenos. Já a climatologia é responsável pelo estudo científico do clima. O Meteorologista e o Climatologista têm metodologias de trabalho bastante distintas.

Aristóteles

Aristóteles é considerado o pai da meteorologia, e em 350 a.C., escreveu o livro “meteorológica”, onde descreve com razoável precisão o que nós conhecemos atualmente como o ciclo da água, e esboçou que o planeta é dividido em cinco zonas climáticas: a região tórrida, em torno do equador, duas zonas frígidas, nos pólos, ...

:: Saiba os passos para a elaboração da previsão do tempo
No Brasil, o INMET administra mais de 750 estações meteorológicas distribuídas entre seus 10 Distritos de Meteorologia, cobrindo todo o território nacional. As estações automáticas captam dados a cada hora. As estações convencionais, três vezes ao dia.

A climatologia é uma ciência muito importante, pois diversas atividades humanas (agricultura, economia, comércio, etc.) dependem de dados do clima para tomar atitudes. Um fazendeiro, por exemplo, necessidade de informações do clima para saber quando, quanto e como poderá plantar e colher determinado gênero agrícola.

O tempo é o estado físico das condições atmosférica em um determinado momento e local. Isto é, a influência do estado físico da atmosfera sobre a vida e as atividades do homem. O clima é o estudo médio do tempo para o determinado período ou mês em uma certa localidade.

Ciências exatas, humanas e biológicas são as três principais áreas do conhecimento. Enquanto as ciências exatas utilizam a matemática e a lógica para resolver problemas, as humanas estudam a sociedade, o ser humano e os fenômenos sociais.

  • Ciências Exatas e da Terra.
  • Ciências Biológicas.
  • Engenharias.
  • Ciências da Saúde.
  • Ciências Humanas.
  • Ciências Agrárias.
  • Ciências Sociais Aplicadas.
  • Linguística, Letras e Artes.

Essas mudanças podem ser naturais, como por meio de variações no ciclo solar. Mas, desde 1800, as atividades humanas têm sido o principal impulsionador das mudanças climáticas, principalmente devido à queima de combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás.