Qual é a cidade mais radioativa do planeta?

Perguntado por: aguedes4 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 7 votos

Com magnitude acima de 8, o tsunami causou uma série de liberações significativas e material radioativo no dia seguinte.

Chernobyl

O reator número 4 da central soviética de Chernobyl, na Ucrânia, explodiu durante um teste de segurança, causando a maior catástrofe nuclear civil da história e deixando mais de 25 mil mortos, segundo estimativas oficiais. O acidente recebeu a classificação de nível máximo 7.

2 – Chernobyl, Ucrânia
Ao longo dos anos, 6 milhões de pessoas foram afetadas com a radiação do local – o número de mortes ligadas à tragédia pode chegar a 93 mil.

raios gama

Os raios gama são os mais perigosos. Atravessam o corpo e deformam as células, podendo levar a vários tipos de câncer. Este é o grande temor de quem vivia perto das usinas nucleares no Japão.

Trata-se de um gás natural, sem cheiro, cor ou sabor, que tende a se concentrar em ambientes fechados como minas subterrâneas, residências ou locais de trabalho (INCA 2021, 2012).

O Pé de Elefante é o nome concedido a uma grande massa de corium, material semelhante à lava criado no núcleo de um reator nuclear após um acidente, formada logo após o desastre de Chernobil. Atualmente, está enterrado em um corredor de distribuição de vapor sob o reator, sendo ainda hoje mortalmente radioativo.

oganessônio

Um dos elementos mais instáveis tem o número atômico 118, elemento não natural que recentemente recebeu o nome de oganessônio (Og).

Abadia de Goiás

Cerca de 6 mil toneladas de lixo radioativo foram recolhidas na capital goiana após o acidente. Todo esse material com suspeita de contaminação foi levado para a unidade de do Cnen em Abadia de Goiás, na Região Metropolitana da capita, onde foi enterrado.

As estimativas feitas por cientistas apontam que a região de Chernobyl deverá permanecer inabitada por até 20 mil anos até que se torne segura para a habitação humana.

A Agência Brasil ouviu especialistas favoráveis e contrários ao uso desta matriz energética no país. As duas usinas nucleares brasileiras (Angra 1 e 2) respondem por cerca de 2% da geração de energia elétrica produzida no país.

Marie Curie

As contribuições de Marie Curie para a Química e Física ficaram famosas e por isso ela é chamada de “mãe da radiação”.

Fukushima, Japão - 2011
É considerado o segundo pior desastre nuclear, e apesar de também estar classificado no nível 7 da escala INES, este desastre é diferente do ocorrido em Chernobyl, que foi causado por erros humanos.

Como é Chernobyl hoje
Dentro do novo sarcófago há o reator destruído da quarta unidade de energia e restos de resíduos nucleares, diz a ONU. Os números de 2022 da organização mostram que 2700 pessoas estão atualmente empregadas em Chernobyl.

Dependendo dos fatores de exposição, principalmente da forma como se deu a exposição, a radiação pode permanecer por muitos e muitos anos na superfície ou no corpo de um indivíduo.

Ele apresenta sete tipos de radiação que interagem de formas diferentes com a matéria e estão presentes em nosso cotidiano, em aplicações tecnológicas, são elas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, radiação ultravioleta, raios x e raios gama.

A radiação é uma ferramenta comum e valiosa na Medicina, pesquisa e indústria. Está presente em sistemas de saúde para realização de diagnósticos e, em altas doses, para tratar doenças como o câncer. Além disso, é usada para matar bactérias nocivas em alimentos e prolongar a vida útil de produtos frescos.

Uma banana é naturalmente radioativa. Pois ela contém os elementos Potássio (K) e Carbono (C) radioativos, o mesmo Carbono utilizado para estimar a idade de materiais antigos e fósseis. Além dela, existem diversos alimentos que são radioativos e são consumidos com frequência.