Qual é a cidade mais quente de Portugal?

Perguntado por: ovarela . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Faro

Na verdade, Faro é considerada uma das cidades mais quentes da Europa, incluindo no Inverno! No Inverno, a temperatura média no Algarve situa-se entre os 15ºC e os 18ºC e no verão pode atingir máximas de 30ºC.

– Verão em Portugal – meados de junho a meados de setembro:
As temperaturas ao longo do país podem ir de 20ºC a 40ºC! Regiões como o Algarve, Alentejo, Setúbal, Évora, Bragança, Santarém e Lisboa ficam bastante quentes.

Por isso, e de acordo com os dados do IPMA, a temperatura mais elevada alguma vez registada em Portugal Continental foi a 1 de agosto de 2003, curiosamente na Amareleja: 47,3ºC.

Em Lisboa, as temperaturas são um pouco mais elevadas, em comparação com o Porto. Além disso, o Porto também é um bocadinho mais chuvoso, principalmente entre outubro e abril. Em Lisboa, o clima da cidade é ameno, com muitos dias ensolarados.

Alentejo

A região mais quente e mais chuvosa é Alentejo. O mais frio é Norte. A melhor época para viajar é devido às temperaturas mais quentes em agosto. Menos atraentes são os meses frios de novembro a abril.

Na Montanha do Pico, nos Açores, fica o local mais chuvoso de Portugal, atingindo os 6250 mm num ano, de acordo com o IM (Instituto de Meteorologia).

Entre Outubro e Fevereiro é quando chove em maior intensidade, e a precipitação anual é de 700 mm. São cerca de 90 dias de chuva por ano, contrapostos por mais de 2.400 horas de sol. Entre Maio e Setembro, os meses são secos.

A cidade com custo de vida mais barato em Portugal é Braga. Em média, uma família de 4 pessoas deve gastar EUR 1.840 mensalmente para viver. Já Lisboa é a mais cara, o custo de itens básicos para uma família de 4 pessoas é EUR 2.324 ao mês.

A zona mais fria do País é as Penhas Douradas, com 7,1ºC negativos. O Algarve tem a temperatura de Portugal Continental mais elevada: 4,2ºC registam-se em Faro.

Porquê? Porque a praia de São Torpes, em Sines, tem a água do mar mais quente de Portugal. A pouco mais de 160 quilómetros de Lisboa, aqui a água atinge os 30 graus.

Portugal, comparado com outros países da Europa, é muito privilegiado quanto ao sol. Nos meses de Verão, o sol nasce às 6h e põe-se às 21h. Ou seja, terá cerca de 15 horas de sol para aproveitar: passeando, bronzeando ou relaxando.

Clima e temperatura de Lisboa no inverno
As temperaturas mínimas variam entre 8°C a 9°C e as máximas entre 15°C a 16°C durante os meses mais frios do inverno. À noite o frio pode ser um pouco mais intenso, com temperaturas ente 4°C a 7°C.

O clima do verão em Portugal fica em torno de 20° C e no máximo alcança os 40° C, dependendo da região. Durante as férias de verão em Portugal, a população costuma viajar para praias do Algarve, uma tradição típica dos portugueses.

Tudo em Porto, comparado com Lisboa, é mais barato, e acontece o mesmo com a alimentação. Normalmente, o café da manhã é a refeição mais em conta, o almoço é um valor intermediário e a janta, mais cara. Mas vale muito a pena frequentar restaurantes e bares da região para experimentar delícias típicas de Porto.

14 graus

A temperatura média no Inverno é de cerca de 14 graus e, no Verão, ronda os 25 graus. Contudo, em períodos mais secos, no Verão, pode perfeitamente atingir temperaturas acima dos 30 graus e, no Inverno, descer para valores entre os 5 e os 0 graus.

Quando começa o inverno em Portugal? Claro que quando é inverno em Portugal, também é em todo o continente europeu. A estação mais fria do ano tem início em 21 de dezembro e se encerra no dia 20 de março.

Lisboa é a cidade

Lisboa é a cidade que mais atrai brasileiros em Portugal. De acordo com o último relatório, são 77.110 brasileiros vivendo na cidade. Capital do país, também é a cidade mais populosa e a principal escolha de muitos estrangeiros.

Brasileiros no Alentejo
O Alentejo é a região de Portugal Continental onde moram menos brasileiros: 4.953. Aqui, os distritos que mais atraem os cidadãos brasileiros são os de Santarém (2.555) e de Évora (1.113). Já Beja e Portalegre não chegam aos mil.