Qual é a cidade mais nova do Espírito Santo?

Perguntado por: dquarteira . Última atualização: 1 de março de 2023
4.8 / 5 4 votos

Dia 29 de junho é comemorado o aniversário do município mais novo do Espírito Santo, Governador Lindenberg. O município foi criado e desmembrado de Colatina em 11 de maio de 1998, após a criação da Lei nº 5.638.

Vasco Coutinho desembarcou na capitania em dia 23 de maio de 1535, desembarcando na atual Prainha de Vila Velha, onde fundou o primeiro povoamento.

São Mateus foi fundada em 21 de setembro de 1544, recebendo autonomia municipal apenas em 1764. Sendo assim, é o segundo município mais antigo e oitavo mais populoso do estado do Espírito Santo. O Município está localizado a 220 km ao norte de Vitória, capital do Estado.

As cidades mais importantes são: a capital Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Cachoeira do Itapemirim.

O município que mais se destacou com o ganho de moradores foi a Serra, com 536 mil habitantes em 2021, cerca de 9,5 mil habitantes a mais do que em 2020. Atualmente, a cidade é o maior município do estado em número de habitantes.

O estudo do Instituto Jones e do IBGE mostrou que mais de metade das riquezas produzidas pelo Estado estão concentradas em quatro municípios. Em 2020, Vitória, Serra, Vila Velha e Cariacica, todos na Região Metropolitana da Grande Vitória, foram responsáveis por 53% do PIB capixaba.

Interlagos é um bairro da Cidade de Linhares, no Estado do Espírito Santo, popularmente conhecido como Inter. É um dos maiores bairros da América Latina, com 26.557 (vinte e seis mil e quinhentos e cinquenta e sete habitantes), conforme o censo de 2010.

Jardim Camburi

Jardim Camburi é o maior bairro.

1551

A cidade de Vitória foi fundada pelos colonizadores portugueses em 1551, com o nome de Vila Nova do Espírito Santo. O município de Vitória, capital do Espírito Santo, está situado na Região Sudeste do Brasil.

Municípios mais populosos do ES
Ainda de acordo com a prévia do Censo, o município mais populoso é o da Serra, na Grande Vitória, com 546.405 moradores. Em seguida, Vila Velha (493.242), Cariacica. Já na Região Sul, Cachoeiro de Itapemirim se destaca com 196.133 habitantes. Na Norte, o município de Linhares tem 171.265 ...

Origem do termo Capixaba
Os índios que aqui viviam chamavam de capixaba sua plantação de milho e mandioca. Com isso, a população de Vitória passou a chamar de capixabas os índios que habitavam na região e depois o nome passou a denominar todos os moradores do Espírito Santo.

Os 10 municípios menos populosos são Águia Branca, Vila Pavão, Ibitirama, São Domingos do Norte, Ponto Belo, Alto Rio Novo, Apiacá, Dores do Rio Preto, Mucurici e Divino de São Lourenço.

Pernambuco

O primeiro estado do Brasil foi Pernambuco, região situada no Nordeste e que faz divisa atualmente com os estados do Ceará e da Paraíba. O estado foi fundado pela Coroa Portuguesa e se tornou uma das mais prósperas capitanias hereditárias.

Quais as melhores cidades para morar no Espírito Santo? Dentre as principais se destacam, Vila Velha, Vitória, Guarapari, São Mateus, Anchieta, Serra, Aracruz e Marataízes!

466 anos

Vitória é uma das cidades mais antigas do Brasil.

O Espírito Santo tem um novo Mapa do Turismo. Dos 78 municípios capixabas, 64 estão na nova configuração, divididos em 10 regiões turísticas.

Barro Vermelho

Barro Vermelho, um dos principais bairros nobres da Capital Capixaba, possui o maior IDH (0.961) da Região da Grande Vitória, com nota máxima (1.000) no quesito longevidade.

O Águia Branca é o maior grupo empresarial do Espírito Santo, com três empresas de viação, duas de logística e outras de vendas de automóveis. A família é dona da Queiroz Galvão, com operações em petróleo e gás, siderurgia, cimento, concessões, desenvolvimento imobiliário e energia eólica.

O município de Presidente Kennedy, no Sul do Espírito Santo, continua a ter o maior Produto Interno Bruto (PIB) per capita do país. Isto é, a soma das riquezas produzidas pela cidade, dividida pelo número de habitantes, é a maior de todo o Brasil, chegando a R$ 464.883,49.