Qual é a cidade mais negra do Brasil?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

cidade de São Paulo

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2014, realizada pelo IBGE, numericamente a cidade de São Paulo é a mais negra do Brasil, com quase 3 milhões. Salvador é a terceira, com quase 1,8 milhão de negros(as)!

O IBGE pesquisa a cor ou raça da população brasileira com base na autodeclaração. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) 2021, 43,0% dos brasileiros se declararam como brancos, 47,0% como pardos e 9,1% como pretos.

A imagem da cidade de Salvador, enquanto lugar de religiosidade afro- brasileira, se consolidou nos idos de 1920 com a frase “Roma Negra” cunhada pela famosa Babalorixá Mãe Aninha - fundadora do Terreiro Ilê Axé Apó Afonjá3 - ao se referir a urbe como centro difusor da religião de matriz africana no Brasil.

Cidade Negra é uma banda brasileira, originalmente de reggae, com outras influências, como soul e o pop rock. Atualmente formado por Toni Garrido (vocal), Bino Farias (baixo), e Lazão (bateria), o grupo surgiu na cidade de Belford Roxo, no Rio de Janeiro em 1986.

Segundo os dados do Censo Demográfico de 2010 (IBGE), a população da cidade de São Paulo era de 11.253.503 habitantes. Desses, aproximadamente 37% (4.164.504 habitantes) pertenciam à população autodeclarada negra (pretos e pardos).

O fato de o Maranhão aparecer na liderança dos municípios mais pobres não é surpresa, já que o Estado tinha, em 2020, o menor PIB per capita nacional, o menor PIB per capita nacional de pouco mais de R$ 15 mil, ante R$ 87 mil do Distrito Federal.

Pardo é uma pessoa com diferentes ascendências étnicas e que são baseadas numa mistura de cores de peles entre brancos, negros e indígenas. Essa miscigenação engloba: Descendentes de negros e brancos. Descendentes de negros com indígenas.

Bahia, Amazonas e Pará são os Estados com maiores proporções de negros, próximas a 80%.

  • Brancos (47.51%)
  • Pardos (43.42%)
  • Pretos (7.52%)
  • Amarelos (1.1%)
  • Indígenas (0.42%)

A etnia chinesa Han é o maior grupo étnico do mundo, sendo 19% da população global em 2011. A língua materna mais falada no mundo é o mandarim chinês (falado por 12,44% da população global), seguido pelo espanhol (4,85%), inglês (4,83%), árabe (3,25%) e o hindustâni (2,68%).

Para o IBGE a regra é como a pessoa se vê, é ela quem diz qual é a própria raça. São cinco opções: branca, preta, parda, indígena ou amarela, que no caso são descendentes de asiáticos, como japoneses, chineses ou coreanos. Os pretos são descendentes dos africanos e brancos dos europeus.

Estima-se que mais de 30% da população da Roma Antiga era formada por escravos. Durante o final da república ocorreram várias revoltas de escravos, conhecidas como guerras servis.

A cidade de Salvador. Foi fundada em 1549, com o nome de São Salvador da Bahia de Todos os Santos. Salvador, capital do Estado da Bahia é hoje a terceira maior metrópole do Brasil em seguida à São Paulo e Rio de Janeiro.

A história do povoamento do território baiano está atrelada à chegada dos portugueses no Brasil, em 1500, quando se iniciou a colonização brasileira.