Qual é a cidade mais limpa?

Perguntado por: umagalhaes . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

O Município de Marau ficou em primeiro lugar no Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana. A pesquisa avalia, de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a forma como cada município brasileiro destina o lixo sólido.

1. Rio de Janeiro (média de 64 microgramas de poluentes por metro cúbico)

O Município de Marau ficou em primeiro lugar no Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana. A pesquisa avalia, de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a forma como cada município brasileiro destina o lixo sólido.

Caxias do Sul (também da Região Sul do Brasil) aparece na primeira colocação do estudo. É bom deixar claro que nenhuma cidade obtém números tão bons “de graça”, não é? Nos últimos anos, observamos que Caxias do Sul vem investindo nos serviços de limpeza urbana e gestão de resíduos sólidos.

A cidade mais rica do Brasil é São Paulo, seguida do Rio de Janeiro e de Brasília, todas com PIB superior a R$ 100 bilhões cada. Todos os demais municípios brasileiros têm PIB inferior a 100 bilhões de reais. Guarulhos, com mais de R$ 37 bilhões, é a cidade não-capital mais rica do Brasil.

Urupema é considerada a cidade mais fria do Brasil por apresentar uma temperatura média anual de 8°C, podendo ser maior ou menor dependendo da estação. No inverno, os termômetros da cidade catarinense chegam a registrar temperaturas abaixo de 0°C todos os dias. Geadas e até neve não ficam de fora em Urupema.

As cidades com as taxas de mortalidade mais baixas da região são Santiago, Valdívia e Valparaíso/Viña del Mar, no Chile, e San Carlos de Bariloche, La Rioja e Tandil, na Argentina.

A cidade de João Pessoa se destacou como a melhor da região Nordeste no quesito limpeza urbana, de acordo com o Índice de Sustentabilidade de Limpeza Urbana (Islu) 2017, relatório organizado pela PwC Brasil e pelo Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selur).

Belo Horizonte é a metrópole brasileira com melhor nível de qualidade do ar. A informação é de um estudo divulgado na última segunda-feira (26) pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que envolveu 1.200 cidades de todo mundo.

1- Curitiba é uma das melhores capitais do Brasil para morar
Segundo o Índice de Gestão Municipal (IDGM) 2021, elaborado pela consultoria Macroplan e divulgado na revista Exame, Curitiba foi considerada a melhor capital para viver no país!

Ao medir a quantidade das PM2. 5, o estudo aponta que a cidade chinesa de Hotan é a que apresenta o maior índice, com 110,2. Em seguida vêm as cidades indianas Ghaziabad (106,6), Bulandshahr (98,4) e Bisrakh Jalalpur (96).

Altamira e São Félix do Xingu, no Pará, lideram a lista, seguidos por Porto Velho (RO) e Lábrea (AM). Em 2019, os 10 emitiram juntos 198 milhões de toneladas brutas de dióxido de carbono equivalente (MtCO2e). Isso corresponde a mais poluição na atmosfera do que todas as emissões de países como Peru e Holanda.

1. Balneário Camboriú, Santa Catarina.

Com 400 mil habitantes e representação econômica inferior a 0,5% do PIB de São Paulo, o Vale do Ribeira, região mais pobre do Estado mais rico do país, entra no ano eleitoral com a certeza de que será rota de peregrinação dos candidatos, sem a garantia de que isso fará alguma diferença quando os mandatos se iniciarem.

A cidade mais populosa do mundo, aquela que possui a maior população absoluta, é Tóquio (Japão), com cerca de 37.843.000 milhões de habitantes.

Em pesquisa feita pelo portal Time Out, São Paulo foi eleita a 31ª melhor cidade do mundo para viajar. Dentre as 37 cidades citadas pelo ranking, São Paulo é o único munícipio brasileiro.