Qual é a cidade mais fria do estado de Pernambuco?

Perguntado por: lpereira4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Triunfo

Em Pernambuco, uma das cidades frias mais conhecidas é Triunfo, no sertão do estado, próximo à divisa com a Paraíba. Conhecida como “Oásis do Sertão”, ela fica a 1.010 metros de altitude, no Planalto da Borborema, e registra uma temperatura média de 15ºC em julho, mas já marcou um recorde de 11,1º.

A temperatura mais alta, registrada em toda história do estado de Pernambuco, foi em Petrolina, no Sertão do São Francisco. Foi em 3 de janeiro do ano de 1963 que os termômetros da cidade chegaram a registrar 44,1°C.

Mar Vermelho é um município situado a 732 metros de altitude, no noroeste do estado de Alagoas. A cidade é a mais fria do estado, e, por isso, é apelidada carinhosamente de “Suíça alagoana”. O clima predominante no local é de ar seco, e baixas temperaturas, que podem chegar a 10ºC em alguns períodos do ano.

Triunfo

Triunfo. Localizada a 449 Km de Recife, é conhecida como a cidade mais fria do estado de Pernambuco. As suas temperaturas oscilam entre 8°C no inverno e 28°C no verão e suas paisagens e vegetação contrastam muito com a aridez do sertão nordestino, por isso é conhecida com o “Oásis do Sertão”.

Com 9 horas por dia, novembro é o mês mais ensolarado em Região Pernambuco. O sol brilha o mais curto em junho. Um dia chuvoso é um dia em que cai pelo menos uma quantidade de precipitação de 0,1 mm (=0,1 litros) por metro quadrado. Isto pode ser chuva, neve, granizo ou até mesmo orvalho.

Segundo levantamento da Apac, feito a pedido do g1, Garanhuns tem o recorde de frio do estado: 9°C em julho de 1999.

Entre maio e agosto é a época de frio mais intenso na região, que faz parte do circuito de inverno de Pernambuco.

As sete cidades escolhidas são Olinda (1º lugar), Gravatá (2º), Recife (3º), Bonito (4º), Garanhuns (5º), Caruaru (6º lugar) e Goiana (7º). Conheça o perfil de cada cidade.

Caruaru, conhecida como a Capital do Agreste, é a maior cidade do interior e quarta maior do estado.

Pico do Papagaio

As obras na infraestrutura do Pico do Papagaio, que é o ponto mais elevado do estado de Pernambuco, estão a todo vapor. O Pico do Papagaio é um dos pontos turísticos mais importantes da nossa cidade, e possui 1.260 metros de altura em relação ao nível do mar.

O Clima da Região Nordeste possui essa predominância porque a região fica localizada na zona intertropical da Terra, área próxima à linha do Equador. Nesses locais, os raios de sol incidem com grande intensidade sobre a superfície, por isso a temperatura da Região Nordeste fica elevada praticamente durante todo o ano.

A cidade de Jaguaribe, no Ceará, registrou nesta terça-feira (7) a temperatura de 37,8ºC. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município cearense no Vale do Jaguaribe, foi o primeiro no ranking dos mais quentes do país.

Ipojuca: Distante a 49 km da capital Recife, o município possui o terceiro maior PIB de Pernambuco, a condição é impulsionada principalmente pelo turismo de lugares como Porto de Galinhas.

Mínimas ficam entre 9°C e 14°C, segundo Inmet.

A menor temperatura registrada no município foi de 11,7ºC em 21 de julho de 2016.

Pina, Jaqueira, Graças, Tamarineira, Rosarinho e Poço da Panela são alguns dos bairros mais caros para se morar em Recife.

Jaqueira

Jaqueira. Para quem busca morar em um bairro de alto padrão em Recife, o Jaqueira é o lugar ideal. Situado na zona norte, tem uma rede comercial completa e de qualidade, é um lugar lindo e que oferece uma infraestrutura digna de um país de primeiro mundo, com diversas opções luxuosas.

Jaqueira – Localizado na zona Norte, está entre os mais charmosos e nobres da cidade. Possui escolas muito boas, um parque de mesmo nome com aproximadamente 70 mil metros quadrados. Suas ruas são bem arborizadas, tem um bom comércio, supermercados e restaurantes.

Roberto Pereira lembrou que nos meses de julho, agosto e setembro ocorrem temperaturas baixas, principalmente, quando ocorre chuva durante o dia e noites "com o céu claro".