Qual é a cidade mais antiga do Estado de Santa Catarina?

Perguntado por: rescobar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

São Francisco do Sul, conforme sua história assinala, é a primeira povoação de Santa Catarina, e sua fundação ocorreu em 1847, onde o “pelourinho” do povoado foi erguido em 1649. Sua igreja Matriz, Nossa Senhora da Graça, data de 1650, e em 1658, a ainda pequena comunidade foi elevada à categoria de vila.

A cidade mais jovem do Brasil fica em Santa Catarina: trata-se de Pescaria Brava. O pequeno município no Sul do Estado completa em 2022 seu décimo ano emancipado, depois de um longo processo para isso. Até então, o local pertencia a Laguna e era reconhecido como um distrito desde 15 de maio de 1857.

São Francisco do Sul

São Francisco do Sul, conforme sua história assinala, é a primeira povoação de Santa Catarina, e sua fundação ocorreu em 1847, onde o “pelourinho” do povoado foi erguido em 1649.

Cidades mais antigas do Brasil

  • Cananéia – SP. Foto: Isabella Rosa. ...
  • Vila Velha – ES. Os 32 km de litoral já seriam motivos suficientes para visitar esse destino capixaba. ...
  • Olinda – PE. ...
  • Salvador – BA. ...
  • São Paulo – SP.

A primeira ocupação oficial no estado de Santa Catarina, dando origem às primeiras cidades, ocorreu em 1660. Com o nome de Vila de Nossa Senhora da Graça, foi dado início ao que hoje corresponde à cidade de São Francisco do Sul.

São Vicente

São Vicente, em São Paulo
Fundada em 1531, a cidade de São Vicente, vizinha a Santos, é considerada a primeira de todas e, portanto, responde à pergunta de qual é a cidade mais antiga do Brasil.

No século XIX, Desterro foi elevada à categoria de cidade; tornou-se Capital da Província de Santa Catarina em 1823 e inaugurou um período de prosperidade, com o investimento de recursos federais.

Cabo frio

Cabo frio é a 7ª cidade mais antiga do Brasil e o bairro conta esse história.

Florianópolis, 22.03.2023 - A capital de Santa Catarina completa nesta quinta-feira, 23, 350 anos da sua fundação.

A primeira expedição significativa a chegar a Santa Catarina foi a do português Juan Dias Solis, em 1515. O litoral catarinense era habitado por índios carijós, do grupo tupi-guarani.

Santiago do Sul

Localizada no Oeste de Santa Catarina, Santiago do Sul é o menor município do Estado em nível populacional. De acordo com dados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística nesta quarta-feira (28), são 1.651 moradores, o que faz que ela seja uma das 50 cidades menos populosas do país.

De todos os municípios catarinenses, os que mais cresceram foram Itapoá e Barra Velha que ultrapassaram o dobro de suas populações, com 108,3% e 102,7% respectivamente.

Joinville segue como a cidade com o maior número de habitantes no Estado, segundo o Censo 2022.

No topo da lista das cidades mais populosas, as três primeiras posições permaneceram inalteradas: Joinville lidera com uma população de 616.323 habitantes, seguida por Florianópolis, com 537.213 habitantes, e Blumenau, com 361.261 habitantes.

Que São Francisco do Sul, em Santa Catarina, é a terceira cidade mais antiga do Brasil.

Em 1748, começaram a chegar a Santa Catarina os primeiros imigrantes na verdadeira acepção do termo: os açorianos.

São Gonçalo tem, de acordo com o Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas (Ipea), o maior Produto Interno Bruto (PIB) per capita (R$ 209 mil por habitante) e a maior arrecadação dos impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e sobre Serviços (ISS) do país por habitante (R$ 15.617).