Qual é a cidade das sombrinhas?

Perguntado por: umoura2 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Águeda, a cidade

Você provavelmente já viu fotos de uma cidade ultra colorida em Portugal e recheada de guarda-chuvas coloridos, né? Seu nome é Águeda e ela é conhecida mundialmente como “Umbrella Sky” (Céu de Guarda-Chuvas).

Holambra

Rua decorada com guarda-chuvas coloridos se transformou em parada obrigatória em Holambra (Foto: Divulgação) A rua decorada com guarda-chuvas coloridos se transformou em uma passagem obrigatória a ser visitada pelos turistas durante um passeio pela estância de Holambra, localizada no Circuito das Águas Paulista.

As primeiras sombrinhas teriam surgido na região da Mesopotâmia há 3.400 anos; como na região chuva era um fenômeno raro, passaram a ser usadas por reis e pessoas ricas para se proteger do Sol.

Instalado na Rua das Piscinas Naturais (agora conhecida como Rua das Sombrinhas) a decoração faz parte de um projeto chamado Porto Cult ( @portocult_ ) que tem como objetivo promover a cultura local e atrair o público para os restaurantes da rua, oferecendo atrações culturais gratuitas.

A instalação dos guarda-chuvas coloridos, que agradam mais que desagradam, não resistiram aos danos causados por ventos, chuvas fortes, caminhões com dimensões impróprias para circular no local e ação de vândalos.

Observamos que no Nordeste, costuma-se dizer sombrinha para o guarda-chuva quando utilizado para fazer sombra e proteger do sol; já guarda-chuva é mais utilizado para proteção da chuva mesmo. No Sul, observamos que emprega-se a palavra sombrinha para femininos e que costumam ser sombrinhas estampadas.

A rua das Sombrinhas
A rua dos guarda-chuvas ou rua das Sombrinhas se tornou uma rua emblemática e ninguém quer perder a oportunidade de tirar uma foto sob aquele céu colorido.

Localizada a 200 metros da igreja Matriz, Santuário Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, a Rua do Tanque tornou-se um dos pontos de atração turística da cidade desde sexta-feira (7). A Rua dos Guarda-chuvas encanta os visitantes pelo colorido e pela moldura que forma com a paisagem natural ao fundo.

China

Não se tem nenhum registro histórico que comprove com exatidão quem foi o inventor do guarda-chuva. Porém, é sabido que o acessório surgiu na China, por volta do século XI a.C. Percebe-se, portanto, que se trata de um invento bastante antigo e que há muitos séculos está presente em nossa sociedade.

Sessenta guarda-chuvas pintados por alunos da Escola Senador decoram o espaço. Quem chega ao complexo multiuso Vita Boulevard, no acesso pela Rua São Pedro ou pela Rua Eusébio Balzaretti, no Centro de Gramado, encontra um cenário de arte único.

Partindo do centro de Penedo, temos as ruas Dr. Joaquim Nabuco, Fernando Peixoto e a Estrada Euclides Idalino.

O frevo é uma dança folclórica típica do carnaval de rua do Brasil. É uma das principais danças tradicionais brasileiras e uma das manifestações culturais mais conhecidas na região nordeste do país. Merece destaque no carnaval pernambucano, sobretudo, nas cidades de Olinda e Recife.

1. Pequena sombra. 2. Pequeno guarda-sol de senhora.

Foi na década de 1970 que a sombrinha de frevo virou um ícone de Pernambuco e do seu carnaval. Mas o que muita gente pode não ter se dado conta é de que não existe produção industrial do acessório no Estado.

Há 20 ou 30 anos nada mais era do que uma vila de pescadores situada no município de Ipojuca, Pernambuco. . Depois de um intenso trabalho de divulgação e de estruturação turística, tornou-se um dos destinos mais procura. Essa rua é a principal de Porto de Galinhas, a rua das Piscinas Naturais. .

Porto de Galinhas está localizada a 60 km da capital Recife, é uma praia ou "vila" que faz parte do município de Ipojuca.

Do ponto de vista climático, evite viajar entre abril e agosto, por causa das chuvas - mas lembre que o tempo é inconstante e, mesmo durante uma viagem nesse período, bons dias de sol podem acontecer. Esse período é o ideal para conseguir boas ofertas de hospedagem exatamente pelo risco das condições climáticas.