Qual é a chave mais segura para o Pix?

Perguntado por: ohilario . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

A chave Pix mais segura e com menos exposição de dados é a chave aleatória disponibilizada pelas instituições financeiras. Ela é gerada automaticamente pelo sistema do banco, e pode ser utilizada em situações de pagamento e compras online.

Faça seu Pix com segurança em 5 passos

  1. Use uma senha exclusiva para a sua conta bancária.
  2. Autenticação de dois fatores no WhatsApp.
  3. Cuidado ao cadastrar a chave Pix.
  4. Não faça transferências a familiares e amigos sem confirmar antes.
  5. Não compartilhe códigos de verificação.
  6. Segurança nunca é demais: faça um Pix sem medo!

Repito você que enviar um pix para alguém que tem conta no Banco do Brasil fique já sabendo que essa pessoa que recebeu o PIX vai ver o seu nome e cpf completo. Totalmente contrario a nova nei de proteção ao dados LGPD Brasileira e as regras do PIX. Isso não pode continuar assim.

Ao acessar o comprovante do Pix recebido, você poderá encontrar o nome completo de quem enviou e alguns dígitos do CPF. Não é o suficiente para identificar a pessoa. Caso a transação tenha sido feita erroneamente e você não reconhecê-la, pode estornar o valor imediatamente via opção de Estorno Pix.

O usuário pode cadastrar múltiplas chaves aleatórias, seja vinculada à mesma conta ou a contas diferentes, desde que no limite de 5 chaves por conta de pessoa física e 20 chaves por conta para pessoa jurídica. Esse é o único tipo de chave do Pix que não permite portabilidade.

Existem, ainda, perfis que promovem um “sorteio falso” de Pix. Eles levam a vítima a acessar uma página e inserir os seus dados bancários e pessoais. Os criminosos, então, usam esses dados para dar outros golpes, entre eles a clonagem do cartão de crédito.

mas o maior perigo envolvendo pix está na chamada engenharia social, isto é, quando o golpista usa a informação para ludibriar e persuadir a pessoa a informar seus dados e então fazer a vítima liberar o ao acesso de sua conta.

Perigos em informar o CPF
Com esse tipo de dados em mãos, pessoas mal-intencionadas podem gerar grandes prejuízos financeiros fazendo compras de produtos, solicitações de cartão de crédito, entradas em financiamentos, entre diversas outras ações em nome das vítimas – que nem sonham que podem estar levando um golpe.

Nunca forneça sua senha e desconfie de quem pede para você digitá-la em algum site ou solicita que você realize transações no app, pois isso pode ser uma tentativa de golpe. A Caixa não realiza esse tipo de procedimento. Crie uma senha forte e única para cada conta.

O ambiente do Pix é seguro e criptografado -- você não precisa se preocupar com a segurança dos seus dados entre as transferências. Mas você deve tomar cuidado quando informa as chaves publicamente e para quem você informa – assim como já devia tomar cuidado no caso de TEDs e DOCs, por exemplo.

É falso que o Governo Federal esteja devolvendo valores de Pix e Cartão de Crédito. Postagens inverídicas citam um decreto fictício que criaria um suposto "Programa Resgate Social 2023".

Banco Central do Brasil

Idealizado pelo Banco Central do Brasil, sistema de pagamentos começou a ser desenvolvido por um grupo de estudo da entidade em 2018, durante o governo de Michel Temer. O Pix caiu no gosto dos brasileiros.

Para casos de golpe envolvendo PIX, o Banco Central conta com uma ferramenta chamada Mecanismo Especial de Devolução (MED). Por meio dele, o banco inicia um procedimento para analisar a fraude e, se possível, devolver o valor.

O que faço? Se você não reconhece um Pix feito pela sua conta, pedimos que primeiramente faça um “Boletim de Ocorrência”, ele pode ser feito pela internet ou na delegacia civil mais próxima.