Qual é a cerveja mais antiga no Brasil?

Perguntado por: sfelix8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Bohemia

A Bohemia foi a primeira cervejaria fundada no Brasil, sendo criada em 1853 pelo colono alemão Henrique Kremer, na cidade de Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro. Ela é a cerveja mais antiga ainda em produção no Brasil.

A Antarctica foi fundada em 1885 e a Brahma em 1888, como Villiger & Cia.

Weihenstephan

A cerveja mais antiga do mundo com registros é a Weihenstephan, criada em e um mosteiro que tem este mesmo nome, na Alemanha. A inovação dessa cerveja foi a adição do lúpulo na receita. A ideia logo se espelhou por diversos pontos da Europa e criou a bebida que até hoje conhecemos.

Alem Bier, de Flores da Cunha (RS), tem a melhor cerveja do Brasil, revelou o Concurso Brasileiro de Cervejas de 2023. O prêmio foi entregue na noite desta quarta-feira (8), durante o Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau.

A premiada cervejaria Leopoldina apresenta a Barley Wine Turfada, a R$ 699 a garrafa de 700 ml.

Em 1964, a Skol, então sob licença da cervejaria dinamarquesa Carlsberg, foi trazida ao Brasil por um grupo de empresários portugueses. Três anos depois, sob licença da pequena Cervejaria Rio Claro, a Skol Pielsen foi lançada em terras tupiniquins.

Em 1873, Gerard Heineken abriu sua pequena cervejaria familiar no centro da cidade de Amsterdã.

Cervejaria Skol-Caracu

Isto aconteceu na sede da Companhia Cervejaria Skol-Caracu, fabricante de Rio Claro, a 173km da capital paulista, que assinou a primeira cerveja em lata do Brasil: a Skol, marca sueca que a cervejaria do interior havia começado a produzir no país em 1967 - antes de ser comprada pela Brahma, que só em 1999 viria a se ...

Essa é a terceira vez que a Ashby Pilsen é premiada em um concurso. Ela já foi laureada duas vezes com medalha de prata: uma no Concurso Brasileiro de Cervejas 2019 e no World Beer Awards 2019. Já no World Beer Awards 2022, ela conquistou medalha de bronze.

Feita na China, a Snow lidera o ranking das cervejas mais consumidas no mundo. Impressiona o fato de que, 10 anos atrás, a marca ocupava apenas a 11ª posição na lista, e, desde 2005, teve um crescimento de 573% - muito graças ao próprio mercado consumidor interno.

Acredita-se que em 1637, o holandês Maurício de Nassau chegou ao Brasil junto com o cervejeiro Dirck Dicx. Em outubro de 1640, eles abriram a primeira fábrica de cerveja das Américas. Na residência chamada “La Fontaine”, fabricavam uma cerveja encorpada, com cevada e açúcar.

Nossa história começou em 1888 com a fundação da Brahma no Rio de Janeiro. Desde então, estamos ao lado dos brasileiros, partilhando momentos, conversas e risadas.

A China

A China permaneceu como o maior consumidor de cerveja do mundo, posto ocupado pelo 19º ano consecutivo. E o seu consumo aumentou 5,6% em 2021 em relação ao ano anterior.

Das 18 marcas analisadas as únicas que continham apenas água, lúpulo, malte e outros ingredientes naturais foram a Serramalte, Bohemia, Heineken, Stella Artois, Amstel, Cacildis, Brahma Extra, Eisenbahn, Praya e Noi. Portanto, o ideal é dar preferência a essas.

De acordo com Isabella C., devemos evitar beber as cervejas Antártica, Skol, Brahma e Itaipava ou qualquer outra que possua em seus ingredientes: conservantes, estabilizantes químicos ou cereais não maltados.

Quais as melhores cervejas do Brasil?

  • Eisenbahn Weizenbier - Melhor cerveja de trigo. ...
  • Pilsner Extra - Melhor cerveja pilsen. ...
  • Cacildis - Melhor cerveja puro malte. ...
  • Anunciação IPA - Melhor cerveja IPA. ...
  • Petroleum - Melhor cerveja Stout. ...
  • Catharina Sour Sun of a Peach - Melhor cerveja Sour Fruit Beer.

Skol

A Skol é a cerveja mais vendida no Brasil, seguida pela Brahma e Antarctica.

E finalmente, a dona da primeira posição da lista e cerveja mais alcoólica do mundo, a Koelschip Mistery of Beer ostenta nada mais nada menos que 70% de álcool. Foi criada como uma resposta a Snake Venom de 67.5%, que era antes a cerveja mais alcoólica do mundo.