Qual é a cerveja mais antiga do Brasil?

Perguntado por: ohernandes . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Bohemia

Segundo Ronaldo Morado, cervejólogo, em 1853, o alemão Henrique Kremer funda a Bohemia, considerada a primeira cervejaria imperial do Brasil. Em seguida, são criadas a Brahma (1888) e a Antarctica (1889).

Weihenstephan Brewery

A cervejaria Weihenstephan Brewery é a mais antiga em funcionamento. Fundada em 1040, na Baviera, Alemanha, por monges beneditos, a cervejaria foi restaurada após as guerras medievais.

Acredita-se que em 1637, o holandês Maurício de Nassau chegou ao Brasil junto com o cervejeiro Dirck Dicx. Em outubro de 1640, eles abriram a primeira fábrica de cerveja das Américas. Na residência chamada “La Fontaine”, fabricavam uma cerveja encorpada, com cevada e açúcar.

Skol

A Skol é a cerveja mais vendida no Brasil, seguida pela Brahma e Antarctica. A Schin e Itaipava, ficam em quarto e quinto lugar. O top 3 das mais vendidas é composto por marcas da Ambev (ABEV3), a grande empresa do setor presente na bolsa de valores brasileira.

Jan Primus

Jan Primus sempre se misturou ao povo e era apreciador de uma boa cerveja, além de gostar muito de torneios. E foi em um deles que morreu em 1249, aos 39 anos. Atualmente, ele é festejado na Bélgica todo ano e é conhecido como o Rei da Cerveja.

Ambev

A Ambev, uma empresa controlada pela belga Anheuser-Busch InBev, é a maior cervejaria do Brasil e uma das maiores do mundo. Ela é conhecida por marcas populares, como Skol, Brahma e Antarctica, e tem uma participação de mercado de cerca de 60%, segundo projeção da CervBrasil.

A cerveja Pilsen da Ashby, de Amparo, interior de São Paulo, foi eleita a melhor Pilsen do mundo no concurso Brussels Beer Challenge 2022. O concurso que aconteceu em Bruxelas, na Bélgica, é considerado uma das mais importantes premiações de cerveja do mundo.

Em 1964, a Skol, então sob licença da cervejaria dinamarquesa Carlsberg, foi trazida ao Brasil por um grupo de empresários portugueses. Três anos depois, sob licença da pequena Cervejaria Rio Claro, a Skol Pielsen foi lançada em terras tupiniquins.

Os primeiros registros arqueológicos da cerveja datam de 6.000 a.C e são da Suméria, região onde hoje é o Iraque, e se trata de uma tábua com a imagem de pessoas bebendo cerveja.

Weihenstephaner

Fundada no ano de 1040 por monges e reconstruída quatro vezes durante as grandes guerras Medievais, a cervejaria Weihenstephan fica localizada em Freising, mais específicamente no topo da colina Weihenstephan, há 30km de Munique.

Antarctica surgiu como uma fábrica de gelo e passou a produzir cerveja um ano depois, em 1889. É o complemento perfeito para momentos de prazer e para descontrair em boa companhia.

Skol

A Skol tem a marca de maior valor no país! Avaliada em 6,7 bilhões de dólares (em 2015 era de 8,5 bi), a marca que pertence a AMBEV, segue na liderança do ranking e continua sendo a preferida dos brasileiros.

A cervejaria inglesa BrewDog, em parceria com a alemã Schorschbräu, apresenta a cerveja com o maior teor alcoólico já produzida até hoje: 57,8%.

Agora, pensando em que o consumo será feito, geralmente as cervejas puro malte costumam ser uma opção melhor para quem está numa dieta para perda de peso . Isso porque elas normalmente possuem menos calorias, já que não há trigo e seus derivados em sua composição.

O relatório, denominado Alcoholic Drinks 2021, aponta a Corona com valor de mercado de US$ 5,822 bilhões, o que a coloca como líder do ranking entre as marcas de cerveja.

Antarctic Nail Ale
Chegou ao mercado como uma cerveja puríssima, produzida com água da Antártida. Cada garrafa dessa cerveja exclusiva custa em torno de 800 dólares. O valor arrecadado nas vendas dessa cerveja foi destinado a uma organização que atua com a preservação de baleias na Antártida.

Ainda de acordo com a pesquisa, o Brasil é o 3º país que mais consome tal bebida no mundo, sendo responsável por 7% do consumo mundial. Em primeiro lugar está a China (27%) e Estados Unidos (13%).

Gambrinus

Gambrinus é um lendário rei do povo de Flandres e o patrono não-oficial da cerveja, que possuía habilidades incríveis para produzi-la, além de ser o nome da marca de uma das cervejas checas tipo Pilsen mais conhecidas do mundo.

Gambrinus, o rei dos cervejeiros era visto como um homem de grandes feitos, líder dos cervejeiros da Flandres (região que se distribui pelas atuais Bélgica, Holanda e França) possuía habilidades incríveis para produzi-la.

No Brasil, por exemplo, a mais popular foi a Skol, enquanto, nos Estados Unidos, a mais consumida foi a Bud Light. Confira nas imagens quais as marcas prediletas em 14 países.

Confira abaixo o top 3 cervejas puro malte disponíveis no mercado brasileiro atualmente:

  • 1º lugar: Spaten;
  • 2º lugar: Amstel;
  • 3º lugar: Império.