Qual é a causa do egoísmo?

Perguntado por: rviana . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

De alguma maneira, é uma tendência infantil, que, às vezes, predomina a vida inteira. Os motivos podem ser muitos. Pessoas que tiveram sofrimentos na infância, como doenças, problemas econômicos, pais que se separaram, pais alcoólatras (como é o caso de Shirley)...

Porém, o egoísmo movido somente pela autossatisfação, pode proporcionar malefícios não somente ao coletivo, como a nós mesmos. Ao desconsiderarmos os limites e as necessidades alheias para conquistarmos nossos próprios objetivos, criamos um mal-estar geral, que causa o afastamento das pessoas à nossa volta.

A raiz do egoísmo está, quase sempre, no handcap negativo de cada um, pois quando o ser humano parte do pressuposto de que é fraco, todas as suas ações estarão voltadas para si, no sentido de nutrir-se de poder.

Na Bíblica, o egoísmo significa pecado. Mais que um sentimento ou característica da personalidade de alguém, a Bíblia nos alerta para o mal dessa propensão natural. O egoísta peca, pois busca excessivamente a realização de seus desejos, sem considerar os de Deus ou os dos outros.

Coloque-se no lugar de outra pessoa.
Por exemplo: reflita sobre o que sua mãe, seu amigo, sua chefe ou outro conhecido seu sente em relação a determinada situação antes de tomar qualquer atitude. Quanto mais você treinar a sua empatia, mais rápido vai deixar de ser egoísta.

O chamado “egoísmo psicológico” defende a ideia de que todas as ações que fazemos no dia-a-dia são motivadas pelo egoísmo. Por outras palavras, podemos acreditar que somos distintos e dedicados, mas isso é apenas uma ilusão. Na verdade importamo-nos apenas connosco mesmos.

Quando um indivíduo pensa apenas em si mesmo, ignora o fato de que relações precisam de compartilhamento para se manterem sólidas. Dessa maneira, costumam procurar seus amigos apenas quando precisam de alguma ajuda e raramente perguntam se está tudo bem com os outros.

Demonstrar carinho costuma ser uma boa forma de desarmar os ataques da pessoa egoísta quando confrontada. Além disso, é fundamental que você não deixe que essa pessoa invada todos os espaços da sua vida, nem se deixe dominar.

Segundo a especialista, o egoísmo é positivo quando promove saúde, bem-estar físico e emocional, atendendo às necessidades do indivíduo, em favor de seu crescimento pessoal ou profissional, de maneira ética e respeitosa aos valores da sociedade onde vivemos.

Uma pessoa egoísta é por definição aquela que só pensa no próprio bem-estar, então nem é de surpreender que ela acabe fazendo com que a outra pessoa do relacionamento nem tenha voz, não fale nada ou que, quando fale, sinta que é totalmente desinteressante devido à visível falta de interesse do outro.

Egoísmo: excessivo amor aos próprios interesses, sem atender aos dos outros. Egoísta: diz-se de pessoa que trata só dos seus próprios interesses, comodista.” Então, o egoísmo é quando uma pessoa está centrada APENAS em si mesma, cuidando SOMENTE dos próprios interesses.

1 individualista, autocentrado, egocêntrico.

Por exemplo: um grupo de três pessoas esfomeadas encontra-se frente a uma mesa onde estão duas sandes. O egoísta, sem pensar duas vezes, irá comer uma das sandes muito rapidamente só para não ter de o dividir/partilhar com os outros.

Na relação de ego, a pessoa entende que o par deve amá-la da forma exata que ela necessita. Na relação de coração, a pessoa aprende a honrar as maneiras únicas que o par tem de demonstrar esse amor. 2. Quando se sente magoada, a pessoa em um relacionamento baseado no ego pune e julga o parceiro ou parceira.

A doutrina espírita nos ensina que o egoísmo é a matriz de todos os males do homem. O ser egoísta coloca sempre seus interesses, opiniões, desejos em primeiro lugar, além de ser ciumento, invejoso e insatisfeito.

As pessoas com uma atitude egoísta sustentam o pensamento de que o seu entorno procura menosprezar o seu trabalho e potencial. Deste modo, vão procurar a qualquer custo não reconhecer uma crítica construtiva. Frequentemente se defendem com ironia e é muito difícil que reconheçam que estão enganados.

Se o homem soubesse as vantagens de ser bom, seria homem de bem por egoísmo. Nota: Autoria atribuída a Santo Agostinho.

Um sujeito egoísta é aquele que acredita que, na sua perspectiva de ser, é mais importante do que os demais seres. O egocentrismo caracteriza-se pela simples aplicação prática do egoísmo. Priorizando o seu ego, o egocêntrico simplesmente prioriza a sua razão sobre a razão de terceiros, ignorando o ego dos outros.

Incapazes de sentir empatia pelos outros, pessoas com essa característica tendem a ser manipuladoras, pouco confiáveis e desprezar os sentimentos e interesses dos demais. Por fim, há o maquiavelismo, que implica em atitudes cínicas e criação de estratégias para beneficiar os próprios interesses.

Quando alguém sempre se coloca no centro das atenções, se diz que essa pessoa é egocêntrica. Além da necessidade de permanecer debaixo dos holofotes, a pessoa egocêntrica se preocupa somente com a sua opinião e não costuma ter capacidade de sentir a dor do outro.