Qual é a causa da olheira?

Perguntado por: eilha . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

Essas surgem devido o acúmulo de melanina e a congestão de vários vasos sanguíneos da pele das pálpebras e nesta região a pele é mais fina e tende a escurecer mais facilmente. Apesar de não ser nenhum indício de doença e não causar desconforto físico, as olheiras revelam noite mal dormida.

Dessa forma, de acordo com suas características, elas se dividem em quatro tipos: a olheira profunda ou estrutural, as pigmentadas, as vasculares e as mistas. Além disso, para cada um desses tipos existem formas de tratamento diferentes.

Tabagismo, tensão pré-menstrual, estresse, excesso de bebidas alcoólicas: tudo isso também acaba mexendo com a circulação sanguínea e favorece o aparecimento de olheiras.

A falta de vitamina K pode acentuar a ocorrência de olheiras e você pode encontrá-la em azeite e outros óleos vegetais, vegetais de folhas verdes, fígado e cereais integrais.

Mas olheiras também podem ser sintomas de problemas mais graves: a falta de ferro no sangue, por exemplo, provoca palidez no rosto. Enquanto você disfarça a área escura com maquiagem, pode estar desenvolvendo anemia. Alergias, asmas e problemas no fígado – tudo isso entra para a lista de causas da palidez.

É durante o sono noturno que os tecidos da pele se restauram, por isso, sem um sono de qualidade a pele não se recupera. Uma noite de sono de pelo menos 8h é ideal e é a forma mais assertiva de como aliviar as olheiras.

Para evitar que as olheiras apareçam, a dica é usar um pouco de pasta de dente na região abaixo dos olhos antes de dormir. Não precisa exagerar na quantidade, é só aplicar delicadamente, com leves batidinhas. Você vai perceber a diferença assim que abrir os olhos de manhã.

Algumas opções de remédios caseiros para olheiras são:

  1. Compressas geladas. ...
  2. Chá de camomila. ...
  3. Tomate amassado. ...
  4. Batata ou rodelas de pepino. ...
  5. Chá verde. ...
  6. Óleo de amêndoas. ...
  7. Gel de babosa.

Existem diferentes tipos de olheiras, e apenas o seu médico Dermatologista pode identificar o melhor tratamento específico para você.

Para as olheiras azuladas, um corretor alaranjado ou salmão é a melhor pedida. Se a olheira for puxada para o roxo, opte por um amarelo, e se for amarronzada, escolha um lilás. Os corretores cremosos são mais fáceis de aplicar do que os líquidos.

As olheiras são marcas profundas na região dos olhos com coloração formada pela grande concentração de vasos sanguíneos ou melanina na pálpebra inferior e, na maioria das vezes, são genéticas.

tratamento das olheiras
varia muito de acordo com o tipo e grau do problema. Por isso, há casos que pedem um preenchimento com ácido hialurônico e outros que podem ser tratados com laser ablativo fracionado, ultrassom ou radiofrequência. Em alguns casos, as fórmulas tópicas também ajudam a combater o problema.

Dormir mal e o excesso de cansaço podem provocar a liberação de substâncias químicas que dilatam os vasos sanguíneos e alteram o fluxo sanguíneo, o que provoca as olheiras vasculares. Por isso, para evitar o aparecimento de olheiras, tenha uma boa noite de sono!

Mas não há alimentos que, comprovadamente, piorem as olheiras”, explicou, ressaltando que comidas que contenham muito açúcar provocam a glicação, que a longo prazo podem acelerar o envelhecimento - prejudicam a estrutura de colágeno, fazendo com que a pele perca firmeza.

5 alimentos para incluir no cardápio e ajudar a se livrar das...

  1. Amêndoas. Além de ser uma fonte de gordura boa e proteína, elas também contém vitamina E, elemento chave para manter toda a face, incluindo a região dos olhos, brilhando. ...
  2. Couve. shutterstock. ...
  3. Carne orgânica. ...
  4. Morangos. ...
  5. Batata doce.

Basta elas surgirem na região dos olhos para que um ar cansado tome conta do rosto e derrube pra valer o visual. Apesar disso, as famigeradas olheiras podem ser amenizadas em apenas 30 dias com alguns truques especiais.