Qual é a causa da inflação?

Perguntado por: rrebelo . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

A inflação é causada pelo desequilíbrio entre oferta e demanda, pelo aumento dos custos de produção, pela maior emissão de papel-moeda, pela expectativa sobre a flutuação na taxa inflacionária ou pela inércia. Os principais tipos de inflação são: de demanda, estrutural e de oferta (ou de custo).

A principal causa da inflação é a injeção de dinheiro por parte do governo. Contudo, o aumento de preços pode ser causado também quando algum imprevisto resulta na queda do volume de produção de determinado bem. Neste caso, com a diminuição da oferta, a tendência é que os preços aumentem.

Tipos de inflação

  • 1) Inflação de demanda. Aumento na procura de um determinado bem, sem que exista uma resposta compatível da oferta, sendo assim necessário aumentar o valor desse bem para equilibrar a economia.
  • 2) Inflação de custo. ...
  • 3) Inflação estrutural. ...
  • Videoaula relacionada:

Para combater a inflação de demanda, o governo tem que baixar a emissão monetária, diminuindo o estímulo ao consumo. Isso pode ser feito por meio da elevação da taxa básica de juros da economia, conhecida como taxa Selic.

Em geral o governo estabelece um Banco Central (BC) independente com um mandato de estabilidade de preços e determinando uma meta de inflação. Caberá ao BC manejar a política monetária (o oferta de moeda) com objetivo de manter a medida de inflação (o índice de preços) o mais próximo possível da meta.

Para 42% da população, o presidente Jair Bolsonaro (PL) é o principal culpado pela inflação , segundo nova pesquisa PoderData.

Em maio de 1989 o ágio no mercado paralelo de dólares alcançava 200%. As eleições de novembro realizaram-se sob uma inflação de 45% ao mês. De fevereiro de 1986 até novembro de 1989 o Índice IPCA acumulado já era de 107.492,07%.

O provável retorno da cobrança de tributos federais em produtos desonerados no ano passado, como os combustíveis, deve manter a inflação brasileira acima da meta em 2023, afirmam economistas.

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) foi de 0,76% em fevereiro e ficou 0,21 ponto percentual (p.p.) acima do resultado de janeiro (0,55%). Período Taxa Fevereiro de 2023 0,76% Janeiro de 2023 0,55% Fevereiro de 2022 0,99% Acumulado do ano 1,31% Acumulado nos últimos 12 meses 5,63% No ano,...

Inflação é um termo utilizado na área da Economia que representa um aumento contínuo e generalizado dos preços de bens e serviços em um sistema econômico. Por exemplo, se em um determinado período é observado que o preço do quilo do tomate aumentou, verifica-se que houve inflação no preço do produto.

A inflação pode ajudar àqueles que devem dinheiro que pode ser pago de volta com reais menos valiosos e inflacionados. Baixos índices de inflação têm relativamente pouco impacto econômico no curto prazo. No médio e longo prazos, entretanto, mesmo índices baixos de inflação podem complicar planejamento futuro.

O índice de difusão saltou para 78,7%, maior patamar já registrado para meses de abril e maior nível desde fevereiro de 2003, o que indica que a inflação deve continuar pressionada pelos próximos meses. A projeção atual do mercado financeiro é de uma inflação de 7,89% em 2022.

Hiperinflação
Porém, esse é um dos tipos de inflação de caso agravante, ou seja, quando o aumento do preço é exorbitante e está longe de ser um problema facilmente resolvido. Além disso, ocorre num curto período de tempo e são valores totalmente fora do comum.

Hiperinflação
Nesse tipo de inflação, os preços chegam a um nível tão alto que os reajustes acontecem a todo momento e o governo não consegue mais segurar o movimento inflacionário.

Não existe somente uma razão para explicar essas altas, mas sim uma combinação de três fatores: inflação, real desvalorizado e oferta e demanda.

No Brasil, o último boletim Focus, do Banco Central, um resumo das projeções do mercado para a economia, aponta que o IPCA, a inflação oficial, deve encerrar 2022 a 5,64%. Para este ano de 2023, deve haver uma ligeira queda, e a previsão é de 5,23%.

Tesouro IPCA

Tesouro IPCA
O Tesouro IPCA é um dos títulos públicos negociados na plataforma do Tesouro Direto. Inclusive, ele é o único produto desse ambiente de negociação com a rentabilidade híbrida — que acompanha as variações do indicador oficial da inflação no Brasil.

A inflação mais baixa do período ocorreu no primeiro governo Lula, 5,51%, segundo cálculos do Banco Brasil Plural. O primeiro mandato de Lula teve IPCA médio de 6,43%. Nos dois governos de Fernando Henrique Cardoso, a inflação foi de 9,71% e 8,78%, respectivamente.