Qual é a carne posta gorda?

Perguntado por: eferrari . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

Localizada no braço do boi, a Paleta sem Músculo (PÁ) é uma corte de fibras longas e gorduras concentradas, o que deixa a carne ainda mais saborosa.

A posta vermelha, ou coxão duro, está na parte traseira do boi e tem uma camada de gordura na parte externa. Suas fibras são mais rígidas do que outros cortes, por isso ela fica ótima cozida, ensopada, moída, ou então como carne de panela ou bife a rolê.

A parte gorda pode ser assado de duas maneiras: com mais tempo, sendo colocada mais longe do fogo, com o lado da gordura virado para cima. Depois que a carne já está assada, pode baixar para dourar a gordura. Nesse caso, a carne deve ser servida rosada por dentro.

Localizada no braço do boi, a Paleta sem Músculo (PÁ) é uma corte de fibras longas e gorduras concentradas, o que deixa a carne ainda mais saborosa.

- Carnes gordas: Picanha, fraldinha, acém, capa de filé, filé de costela, contrafilé, ponta de agulha, paleta, aba de filé e pescoço.

Qual a diferença entre carne vermelha magra e carne vermelha gorda? As carnes magras são chamadas assim por não possuírem gordura, sendo mais benéficas e menos agressivas para o nosso organismo. Já as carnes gordas, são mais gordurosas, porém, é possível retirar a gordura aparente para garantir uma ingestão menor.

Se você quer um bife mais magro, opte por coxão mole, patinho, alcatra, bombom de alcatra, filé mignon ou fraldinha. Para um bife com uma gordurinha, recomendamos o contra filé, a picanha ou a maminha.

O primeiro corte é o filé, um corte que remove a pele e os ossos e é fatiado em paralelo à espinha. Já a posta, é uma parte mais grossa cortada fazendo a volta no peixe, de forma perpendicular à espinha. A posta geralmente retém parte do osso dorsal.

Para deixar a carne macia, você precisa apenas despejar um pouco de bicarbonato de sódio na peça e deixá-la descansando por aproximadamente 2 horas. Depois desse processo, lave a carne em água corrente e tempera-a como quiser.

Também chamado de lagarto paulista, branco, posta branca, paulista e tatu, o Lagarto Friboi tem formato arredondado, fibras magras e fica localizado na parte traseira do boi. Pode ser cortado em tiras finas e cruas para fazer o famoso carpaccio ou utilizado em suculentos assados e rosbifes.

Acém

Acém. Uma das carnes de segunda mais conhecidas, o acém costuma ser muito vendido nos açougues moído, mas ele também faz bonito na grelha da churrasqueira.

Maminha

Maminha. Voltando para as carnes com gordura, temos a maminha. Afinal, esse é um dos pedaços do boi que tem maior concentração de gordura, o que o torna um corte excelente para o churrasco. Como já falamos, a gordura será responsável por manter a carne úmida, macia e suculenta, além de trazer muito sabor.

O Acém é uma carne relativamente mais em conta e precisa ser cozida corretamente. Músculo: esse corte é conhecido também como braço, lembra um pouco o acém, porém é mais macio e deve ser cozidos com bastante caldo. É um corte magro e rico em colágeno, bastante apreciado por quem faz musculação.

Lagarto

Lagarto. Um tipo de corte mais duro e com pouca gordura, o lagarto está localizado na parte traseira do boi. Devido à sua rigidez é uma carne que precisa de bastante tempo de cozimento para ficar macia.

A Paleta, também conhecida como , é um tipo de corte da carne bovina.

Síndrome da vaca gorda
Quando está acima do peso, a vaca pode desenvolver algumas doenças. Entre elas, o acúmulo de gordura no fígado, maior possibilidade de contaminação por mastite, retenção de placenta e também ovários policísticos.

Sendo assim, confira as melhores opções com gordura:

  1. Picanha. A picanha é um dos cortes de carne que apresenta a quantidade certa de gordura. ...
  2. Costela. A costela ocupa nosso segundo lugar, mas isso depende de como você pede a costela no açougue. ...
  3. Contrafilé ...
  4. Fraldinha. ...
  5. Alcatra.

As melhores carnes magras: coxão duro, coxão mole, filé mignon, lagarto, maminha, músculo e patinho. Procure evitar as carnes gordas como: acém, capa de filé, contrafilé, costela, cupim, fraldinha, miolo de alcatra e picanha.

Carnes vermelhas mais magras
Entre os cortes menos calóricos de carne vermelha, destacam-se o patinho, maminha, lagarto, filé mignon, coxão mole e coxão duro.

O acém e o patinho são dois cortes muito famosos e que caem bem em diversos pratos, mas qual é mais indicado? Bom, depende exatamente do resultado que o "chefe" quer obter.