Qual e a carga elétrica de um íon?

Perguntado por: ncavalcanti6 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

A carga elétrica do íon corresponde à diferença entre o número de prótons (cargas positivas) e elétrons (cargas negativas). Por exemplo, se um cátion apresenta a carga 1+, quer dizer que ele perdeu um elétron. Sabemos disso porque ele ficou com um próton a mais, isto é, com uma carga positiva a mais.

Quando um átomo eletricamente neutro recebe elétrons, ele se torna um ânion, que é um íon com carga elétrica negativa, afinal o elétron é uma partícula com carregada negativamente.

O próton e o elétron possuem a mesma quantidade de carga elétrica: O valor 1,6 . 10-19-C é chamado de carga elementar “e”. Um corpo fica eletrizado com carga negativa quando ele ganha elétrons.

Um cátion é um elemento químico ou até mesmo uma molécula, que perdeu elétrons para outro átomo, passando a apresentar mais prótons do que elétrons e, com isso, adquirindo carga positiva. O número de oxidação dos cátions varia de 1 a 4 elétrons que podem ser doados a outro elemento químico.

Íons são formados quando uma espécie eletricamente neutra perde ou ganha elétrons. Se há perda de elétrons, o íon gerado é positivo, sendo chamado de cátion. Se há ganho de elétrons, o íon gerado é negativo, sendo chamado de ânion.

Para determinar a carga mais provável, basta fazer a configuração eletrônica de cada íon e observar na camada de valência a quantidade de elétrons que faltam para atingir o octeto, quem estiver bem próximo tende a ganhar a quantidade necessária para atingir o mesmo, quem estiver um pouco distante tende a doar a ...

O íon é um átomo ou grupo atômico eletricamente carregado, ou seja, com uma rede de carga positiva ou negativa, com mais elétrons que prótons (carga negativa) ou com menos elétrons que prótons (carga positiva). Íons podem ser identificados com os sinais +, -, 2-, 2+...

A principal classificação se dá entre esses dois tipos: ânions e cátions. Quando temos um íon negativo, com aquele sinalzinho no fim da fórmula, estamos falando de um ânion. Por exemplo: Cl, O e S. Se no fim do processo de ionização obtivermos um átomo com tendência elétrica positiva, estamos falando de um cátion.

Os íons são espécies químicas eletricamente carregadas, quando estão positivamente carregados são chamados de cátions; e quando estão negativamente carregados são chamados de ânions.

O íon é um espécie química carregada eletricamente, resultado de um átomo que perdeu elétrons (cátion ou íon positivo) ou ganhou elétrons (ânion ou íon negativo) durante uma reação química. O termo íon deriva do grego e significa “o que vai, indo”.

Íons são um componente químico que resultam do processo de perda ou ganho de elétrons por meio de reações eletricamente carregadas. Este componente químico aparece nas reações a partir da necessidade do átomo de ter a mesma quantidade de prótons e elétrons.

O valor da carga do próton e do elétron é chamado de quantidade de carga elementar (e) e possui o valor de e = 1,6 . 10-19 C.

Nêutron é uma partícula neutra que faz parte do núcleo do átomo. Esse elemento não possui carga elétrica, mas é formado por quarks – partículas elementares que constituem a estrutura da matéria. Na sua composição existem três quarks estáveis: dois do tipo down e um up.

O próton ou protão é uma partícula subatômica, de símbolo p ou p+, com uma carga elétrica positiva de +1e carga elementar e com uma massa ligeiramente menor do que a de um nêutron.

O íon. Como visto acima, o átomo não estável sente necessidade de se ligar para alcançar a estabilidade elétrica entre positivos (prótons) e negativos (elétrons). Porém, certas vezes essas ligações não são possíveis e obtemos um átomo instável, com elétrons sobrando ou faltando. Isso é um íon.

Íons são partículas, derivadas de átomos ou de moléculas, que possuem carga elétrica. Íons negativos apresentam excesso de elétrons. Já íons positivos apresentam deficiência de elétrons.

Como os íons positivos chamam-se cátions, o pólo negativo pode ser chamado de cátodo. O pólo positivo será então chamado de ânodo e, da mesma forma, receberão os ânions.

Os íons são espécies químicas carregadas eletricamente, sendo formados quando um átomo ou um grupo de átomos perde ou ganha elétrons na sua eletrosfera. Se o átomo ganhar elétrons, ele torna-se um ânion, ficando com carga negativa.

Se tivesse ganhado três elétrons, sua carga seria -3, como acontece no caso do nitrogênio: N-3. Os íons negativos são chamados de ânions. Observe que ele possui um elétron na camada de valência (última camada eletrônica), assim, para ficar mais estável, esse elemento pode perder esse elétron.