Qual e a carga dos quarks?

Perguntado por: igeraldes . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 2 votos

Uma das características mais surpreendentes dos quarks é que eles têm carga elétrica fracionária: o quark down, por exemplo, tem carga negativa igual a 1/3 da carga do elétron, enquanto o quark up tem carga positiva com valor absoluto duas vezes maior (2/3) que a do seu 'primo' down (1/3).

Os quarks se movimentam quase à velocidade da luz, colidem entre si e com as paredes internas dos prótons e dos nêutrons. Desse modo, originam mais partículas efêmeras, que também somem sem avisar.

Um nome que não significa nada. Mas os quarks significam muito: eles são os tijolos que a natureza usa para construir prótons e nêutrons, as superpartículas que formam o núcleo atômico. Cada uma delas é feita de 3 quarks.

SOBRE O Quark
O valor do Quark hoje está em $ 0,000908, convertendo este valor para reais, um Quark vale R$ 0,004413.

O átomo é uma partícula formada por matéria que não pode ser subdivido. Este componente é constituído por nêutrons, prótons e elétrons e tem como principal característica no estudo da química, ser a menor partícula visível existente na natureza.

O próton e o elétron possuem a mesma quantidade de carga elétrica: O valor 1,6 . 10-19-C é chamado de carga elementar “e”.

Os glúons são responsáveis pela união dos quarks, que formam os prótons e os nêutrons.

Os quarks são os últimos blocos de construção da matéria visível no universo. Se pudéssemos dar um zoom em um átomo em seu corpo, veríamos que ele consiste em um enxame de elétrons em órbitas ao redor de um núcleo de prótons e nêutrons.

Quarks e léptons formam o conjunto das partículas elementares, aquelas que compõem toda a matéria do universo. Juntos, são os blocos de construção da realidade, sendo que up (u) e down (d) são os tipos de quarks que encontramos dentro dos prótons e nêutrons e, quando se juntam com elétrons (e), formam os átomos.

Fótons são as partículas de luz batizadas por Einstein, enquanto os glúons são chamados de partículas mensageiras, por ligarem os quarks (outro tipo de partícula subatômica) ao interior dos prótons e nêutrons. Entre as partículas que têm alguma massa, a menor é o neutrino.

Nêutron (n) é uma pequena partícula que constitui o núcleo do átomo. Não tem carga e é formada por partículas ainda menores, as quais recebem o nome de quarks.

A carga nuclear, como o próprio nome indica, consiste no número de protões (cargas elementares positivas) do núcleo atómico e é igual ao número atómico do elemento químico correspondente. Os neutrões, também presentes no núcleo de um átomo, contribuem para a massa atómica mas não para a carga nuclear.

Os quarks possuem carga elétrica fracionária. Por exemplo, o quark up tem carga elétrica igual a qup = + 2 / 3 q e o quark down qdown = - 1/ 3 e, onde e é o módulo da carga elementar do elétron.

O quark top só foi descoberto no ano de 1995, em experimentos realizados usando o grande acelerador de partículas do Fermilab, o Tevatron. Esse acelerador provoca a colisão de prótons e antiprótons com energia de 9 x 1011 eV. Essa colisão ocorre no centro de dois detectores de partículas.

O próton e o nêutron são formados por três quarks: dois up e um down (próton) e dois down e um up (nêutron).

Já entre as partículas que podem ser medidas, a menor é o neutrino, que tem massa equivalente a um bilionésimo de trilionésimo de trilionésimo de grama. A massa do neutrino é cem milhões de vezes menor que a de um próton. Já um próton está para um átomo como uma bola de gude para um estádio de futebol.