Qual é a característica mais evidente do estudante disléxico?

Perguntado por: uflores . Última atualização: 24 de abril de 2023
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Tannock13 especifica algumas características apresentadas pelos alunos disléxicos do ensino médio e superior: leitura lenta e com esforço tanto de palavras isoladas como de textos; dificuldades na pronúncia de palavras polissílabas; falhas significativas na escrita ortográfica; necessidade frequente de releitura; ...

Muitas crianças com dislexia conseguem adquirir habilidade suficiente para codificar e decodificar palavras e textos. Entretanto, não é incomum que apresentem dificuldade na compreensão da leitura, problema esse que normalmente é atribuído à lentidão e a pouca precisão na leitura de palavras.

Pessoas com dislexia apresentam um funcionamento peculiar do cérebro para os processamentos lingüísticos relacionados à leitura. O disléxico tem dificuldade para associar o símbolo gráfico, as letras, com o som que elas representam, e organizá-los, mentalmente, numa sequência temporal.

Não é possível identificar a dislexia em exames, mas somente pela observação da criança quando entra em contato com letras e números. É mais comum em meninos e geralmente, é uma herança genética. Nos primeiros anos de vida, percebe-se atrasos na fala, omissões de sílabas ou uma fala inteligível.

Disléxicos se atrapalham com as palavras, mas costumam ir bem nos cálculos, por exemplo. O comportamento varia também. Há disléxicos desorganizados e outros metódicos; existem aqueles falantes e outros muito tímidos.

Dislexia Visual ou Diseidética
Confundem letras e palavras parecidas, revertendo-as por vezes – por exemplo: /b/ por /d/ ou /apartar/ por /apertar/. A escrita tende a ser inconstante, apresentando letras de tamanhos diferentes, omissões, rotações, inversões, sendo as emendas e as rasuras frequentes.

Existem diversas características na escrita de uma criança disléxica, como: escrever letra por letra, confundindo a ordem das letras, omite palavras pequenas, tem dificuldade em lembrar as formas das letras, dificuldade em copiar e reescrever, confusão entre direita e esquerda, acima e abaixo.

Portanto, pessoas com essa condição têm dificuldade para nomear as letras, por exemplo, referindo-se ao b como d ou vice-versa. Além disso, elas podem ter dificuldade para selecionar o fonema apropriado, utilizando um fonema que tem um som similar (Vera / fera; inimigo / iminigo).

Jogos eletrônicos também podem estimular a leitura
Crianças com dislexia encontram em aplicativos para smartphones e tablets algumas opções que ajudam bastante na leitura e compreensão das palavras. O jogo consiste em apresentar à criança um áudio com conjunto de palavras.

Aparentemente o cérebro de crianças com dislexia apresenta um padrão de ativação neural mais difuso, com dificuldade em gerar associação do campo visual da leitura. Pode exigir mais atenção no recrutamento das palavras do que em estágios mais avançados de leitura e tem necessidade de enviar um grande esforço mental.

Os testes de dislexia avaliam como a criança recebe e processa as informações e o que faz com elas. Os testes determinam se uma criança aprende melhor por informações auditivas, visuais ou cinestésicas.

O que muita gente desconhece é que algumas crianças podem apresentar TDAH e dislexia ao mesmo tempo, algo que na área médica chama-se de comorbidade.

Então, para auxiliar a aprendizagem dos disléxicos, sugiro os seguintes passos:

  1. Exercícios de Respiração. ...
  2. Organize uma Rotina de Estudos. ...
  3. Utilize Mapas Mentais. ...
  4. Utilize Áudio Books. ...
  5. Estratégias Lúdicas e Multissensoriais. ...
  6. Use o tempo a seu favor: Método Pomodoro. ...
  7. Flashcards.

5 DICAS PARA IDENTIFICAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

  1. 1ª – Observar os alunos durante as aulas:
  2. 2ª – Incluir atividades avaliativas durante a aula:
  3. 3ª – Ser criativo na hora de estimular a participação:
  4. 4ª – Avaliar caligrafia e escrita:
  5. 5ª – Testar a capacidade visual do aluno:
  6. REFERÊNCIAS.

Os disléxicos tendem a ter dificuldades com objetos irreais e simbólicos, como letras e numerais. E em seus esforços para compreende-los, ficariam bastante desorientados e confusos.

A Dislexia é considerada um transtorno de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada pela dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Ela compromete a capacidade de aprender a ler e escrever, com correção e fluência, e de compreender um texto.