Qual é a característica fundamental de um filósofo?

Perguntado por: umonteiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

Para ser filósofo, é preciso fazer-se capaz de transcender, de avaliar e de atribuir sentido à própria vida e ao mundo em que se vive, buscando respectivamente transformá-la e transformá-lo sempre que se fizer necessário.

A Filosofia não se contenta com o conhecimento superficial, com as respostas prontas e o status quo. Seu objetivo é analisar as questões até chegar à raiz dos problemas e questionamentos até entender o verdadeiro porquê de determinada situação.

Como a base, o ponto de partida, para essa estrutura de pensamento, para essa forma de pensar, ou dito de outra maneira, para que se possa mesmo chegar a esta forma de pensar, a filosofia precisa atender a alguns requisitos fundamentais. São quatro estes requisitos: rigorosidade, criticidade, totalidade e radicalidade.

Resposta correta: O conhecimento filosófico caracteriza-se por ser um conhecimento valorativo, racional, sistemático, não verificável, infalível e exato.

O principal foco da filosofia é a busca pelo conhecimento e compreensão do mundo e da existência humana. Ela busca responder questões fundamentais sobre a natureza da realidade, a origem do conhecimento, a ética, a moral, a política, entre outros temas.

É função do filósofo estudar e refletir sobre a natureza de todas as coisas e suas relações entre si, bem como seus significados. Para isso, o profissional utiliza suas bases de conhecimentos da Filosofia, termo que possui raiz do grego, se originando das palavras philos (amor) e sofia (sabedoria).

1 resposta(s) Resposta correta: Amante do saber.

Os principais temas abordados pela filosofia são: a existência e a mente humana, o saber, a verdade, os valores morais, a linguagem, etc. O filósofo é considerado um sábio, sendo aquele que reflete sobre essas questões e busca o conhecimento através da filosofia.

Fazia parte dos filósofos pluralistas, chamados assim porque buscaram na pluralidade de princípios a solução para as questões da Escola Eleática. Empédocles é o criador da teoria dos quatro elementos — fogo, água, terra e ar.

uso da razão (racionalidade); estudo do homem (como ser);

Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo, o pai da filosofia. É dele a organização do primeiro movimento filosófico, a Escola de Mileto ou Escola Jônica. Para o pensador, havia um princípio criador para todas as coisas do mundo: a água. A água seria, portanto, o arché fundador de tudo que há no mundo.

Ele é construído através do diálogo, do raciocínio lógico e da análise crítica das ideias e teorias filosóficas ao longo da história. Tem como objetivo o conhecimento per se, questionando toda a realidade ou senso comum, a fim de encontrar novos olhares, caminhos e verdades.

Filosofia é uma área do conhecimento dedicada à construção de saberes lógicos e racionais. A filosofia produz um conhecimento sistemático a partir da argumentação e da criação de conceitos. A filosofia se dedica a estudar qualquer assunto desde que se possa produzir um conhecimento válido a partir de sua argumentação.

Uma das principais características do conhecimento científico é a sistematização, pois consiste num saber ordenado, ou seja, formado a partir de um conjunto de ideias que são formadoras de uma teoria. Outro fator que caracteriza o conhecimento científico é o princípio da verificabilidade.

A espinha dorsal da filosofia é a reflexão, basicamente pautada na existência do indivíduo, nas suas relações e nas construções sociais. A filosofia discute tudo sobre uma perspectiva argumentativa, na qual após a reflexão chega-se a uma conclusão.

A Filosofia permite ao ser humano compreender melhor a si mesmo, a sociedade e o mundo que o cerca, estimulando uma maior autonomia do pensar, agir e se comportar. A partir dela, e ao longo de séculos, foram e são fundamentados projetos, pesquisas, produções científicas, artísticas e culturais.