Qual é a característica de uma perspectiva isométrica?

Perguntado por: dilha . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

- A perspectiva isométrica mantém as mesmas proporções do comprimento, da largura e da altura do objeto representado. O desenho da perspectiva isométrica é baseado num sistema de três semiretas que têm o mesmo ponto de origem e formam entre si três ângulos de 120°.

Em perspectiva isométrica os três eixos (x,y,z) formam entre si ângulos de 120º. Os eixos oblíquos formam com a horizontal ângulos de 30º.

Isometria é uma transformação geométrica que, aplicada a uma figura geométrica, mantém as distâncias entre pontos. Ou seja, os segmentos da figura transformada são geometricamente iguais aos da figura original, podendo variar a direção e o sentido. Os ângulos mantêm também a sua amplitude.

Os exercícios isométricos são aqueles que promovem uma contração muscular sem que haja a realização de movimentos. Ou seja, em que você fica parado o tempo todo na mesma posição durante a execução do exercício, como acontece na prancha abdominal e suas variações.

Na perspectiva cavaleira as medidas são reduzidas a metade, no eixo oblíquo de 45º (comprimento), nas restantes representam-se em verdadeira grandeza (figura 3). Ver exemplo na figura 4 – coeficiente de redução. Na perspectiva isométrica, todas as medidas são marcadas em verdadeira grandeza.

Basicamente no curso de arquitetura utilizamos três tipos de perspectivas: axonométrica, obliqua e cônica.

A perspectiva se divide em vários modos como cavaleira, militar, cônica, isométrica, curvilínea, dimétrica, trimétrica, quadridimensional, entre outras como o escorço que é muito usado por desenhistas de anatomia humana. Perspectiva isométrica é uma perspectiva paralela.

Apresentam um dois ou três pontos • Apresentam um, dois ou três pontos de fuga. São usadas quando se necessita de uma imagem mais fiel g do objeto, considerando suas distorções devido as distâncias.

Nos processos de perspectiva paralela, como: cavaleira, isométrica, dimétrica e trimétrica os pontos de fuga estão situados no infinito, sendo, portanto, pontos impróprios.

Para facilitar o traçado da perspectiva isométrica à mão livre, usaremos um tipo de papel reticulado que apresenta uma rede de linhas que formam entre si ângulos de 120º. Essas linhas servem como guia para orientar o traçado do ângulo correto da perspectiva isométrica.

O círculo em perspectiva tem sempre a forma de elipse. Para representar a perspectiva isométrica do círculo, é necessário traçar antes um quadrado auxiliar em perspectiva, na posição em que o círculo deve ser desenhado.

Se você estiver utilizando uma malha isométrica, não tem muito segredo, basta fazer um “Y” na malha (seguindo as linhas da malha). Faça o eixo isométrico na folha (ou malha). Agora, se você estiver utilizando o esquadro, você precisará criar os ângulos de 120º usando o esquadro de 45° e o de 60º.

Resposta verificada por especialistas. O desenho apresentado na questão mostra uma perspectiva com um ângulo de 120° em seu interior. Assim, podemos concluir que o tipo de perspectiva utilizado é a perspectiva cavaleira 60º. Portanto, a alternativa correta é a letra C.

Ela pode ser incluída em séries exclusivas durante o treino ou ser combinada entre os exercícios dinâmicos. Mas se engana quem acredita que a isometria só serve para quem quer ficar bombado. Esse é um tipo de exercício muito relevante para o tratamento de muitos desvios e problemas ortopédicos e metabólicos.

Uma transformação isocórica, também denominada transformação isovolumétrica, ou ainda isométrica, ocorre quando se mantém o volume constante e se variam a temperatura e a pressão de um gás com massa fixa. O termo isocórica vem do grego: iso significa igual, e coros é volume; isto é, volume igual ou volume constante.

Contração isométrica: quando o músculo se contrai, sem encurtar o seu tamanho. Exemplo: a manutenção da postura envolve a contração isométrica. Contração isotônica: quando a contração promove o encurtamento do músculo.

A perspectiva cavaleira é uma projeção cilíndrica oblíqua sobre um plano paralelo a uma das faces principais do objeto. A figura obtida por esta projeção não está conforme à visão, mas à inteligência que temos dos objetos representados, e daí a sua aceitação natural.

Como a perspectiva axonométrica é uma projeção ortogonal, a partir das vistas ortográficas de um objeto, é possível obter qualquer posição de perspectiva utilizando apropriadas e sucessivas mudanças de plano de projeção (MPP).