Qual é a capital insular?

Perguntado por: lteles . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Florianópolis, em Santa Catarina, Vitória, no Espírito Santo e São Luís no Maranhão são as três capitais de estados brasileiros localizadas em ilhas.

A cidade de Florianópolis possui uma parte insular, formada predominantemente pela Ilha de Santa Catarina, e uma porção continental. A vegetação de Florianópolis é constituída por áreas de Mata Atlântica, além de formas vegetacionais litorâneas, como mangues e restingas.

A esta altura, deve ter ficado claro que “insular” se refere a “ilha”. As tais capitais insulares nada mais são do que capitais que ficam em ilhas. A resposta à questão formulada na tevê, portanto, é Rio de Janeiro.

Há dois tipos de país insular. Um grupo é formado por países de considerável extensão territorial e/ou densamente povoados, como Indonésia, Japão, Sri Lanka, Filipinas, Cuba, Reino Unido e Madagascar. O outro grupo é formado por pequenos países como Malta, Comoros, Bahamas, Tonga e Maldivas.

Florianópolis, em Santa Catarina, Vitória, no Espírito Santo e São Luís no Maranhão são as três capitais de estados brasileiros localizadas em ilhas. Duas delas se situam na costa oriental planáltica, enquanto a outra situa-se na costa setentrional sedimentar.

A cidade está situada em uma ilha, chamada de Upaon-Açu. São Luís é a quarta maior cidade em população da Região Nordeste do Brasil. O município conta com cerca de 1,1 milhão de habitantes. A população local foi formada por meio dos imigrantes europeus, dos nativos indígenas e dos escravos africanos.

São Luís

Faz parte do Arquipélago do Golfão Maranhense e é nela que se encontra a capital do estado, São Luís. O nome Upaon-Açu foi dado pelos Tremembés (Tupi-Guarani) e significa "ilha grande". Também foi chamada ilha de São Luís.

São áreas formadas por conjuntos de ilhas (ou seja, arquipélagos), que podem ser classificadas segundo três critérios: Origem: artificiais ou naturais. Localização: oceânicas (distantes da costa) e continentais (já estiveram ligadas ao continente e ainda estão perto da costa ou sobre a plataforma continental).

Algumas capitais brasileiras estão ao lado do mar: Florianópolis, Vitória e São Luís são ilhas do oceano Atlântico.

Desta, três estão situadas em ilhas, sendo elas Florianópolis (SC), São Luís (MA) e Vitória (ES), localizadas nas regiões sul, nordeste e sudeste, respectivamente (IBGE, 2021).

A região é dividida em América Central continental, que compreende uma faixa de terras emersas em uma posição entre a América do Norte e a América do Sul (Belize, Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica e Panamá); e insular, formada por um grupo de ilhas localizadas no Mar do Caribe (Cuba, Jamaica, ...

2 ilhar, apartar. 3 isolar.

Estado da Cidade do Vaticano

O menor país do mundo é menor do que muitas cidades e até mesmo bairros. O dono deste título é o Vaticano, com seus incríveis 0,44 quilômetros quadrados de extensão territorial, segundo o próprio governo local. O Estado da Cidade do Vaticano, nome oficial do país, está localizado dentro da capital italiana, Roma.

Haiti

Um dos países mais pobres das Américas fica nessa região, o Haiti.

Conforme a classificação da Organização das Nações Unidas (ONU), há atualmente 193 países no mundo, que são reconhecidos diplomaticamente de forma ampla pelas diversas instituições mundiais. A classificação dos países do mundo, assim como a sua regionalização continental, está presente nas tabelas a seguir.

Ilhabela

Ilhabela, a maior ilha marítima brasileira, é um dos pontos turísticos mais visitados do litoral norte paulista, mas, ainda assim, oculta praias desertas e comunidades de pescadores isoladas.

Nauru é um país

Nauru é um país insular, ou seja, uma ilha como Cuba ou Japão. Contudo o pequeno país tem somente 21 quilômetros quadrados de extensão, o que faz dele o menor do mundo.

São Luís

*São Luís é a única capital que está localizada inteiramente em uma Ilha, a cidade está na ilha de Upaon-Açu.

São Vicente

Cidade mais antiga do Brasil, São Vicente completou 491 anos.

Antes de 1621, quando é criado o Estado do Maranhão e Grão-Pará, separado da jurisdição do Estado do Brasil, a região do Maranhão era conhecida por diversos nomes ou títulos: 'terra do rio das Amazonas', 'terra dos tupinambás', ou mesmo 'terra dos caraíbas'.