Qual é a capacidade máxima de armazenamento de líquidos inflamáveis em litros de cada tanque instalado no interior de edifícios?

Perguntado por: hnogueira . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

20.2.13 O armazenamento de líquidos inflamáveis dentro do edifício só poderá ser feito com recipientes cuja capacidade máxima seja de 250 (duzentos e cinquenta) litros por recipiente.

Os tanques de líquidos inflamáveis somente poderão ser instalados no interior dos edifícios sob a forma de tanque enterrado e destinados somente a óleo diesel e biodiesel.

NR 20

A NR 20 é aplicável a todas atividades que envolvem extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis, nas etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção, inspeção e desativação da instalação.

5.4.2 Líquidos inflamáveis e combustíveis deverão ser armazenados em tanques enterrados, ou em compartimentos especiais. 5.4.2.1 O compartimento especial deve ser substancialmente impermeável a líquidos e hermético a vapores ou gases, sem aterro.

Limites de Inflamabilidade
Já a quantidade de gás combustível necessário para a queima, varia para cada produto e está dimensionada através de duas constantes : o Limite Inferior de Inflamabilidade (ou explosividade) (LII) e o Limite Superior de Inflamabilidade (LSI).

O que é a Norma Regulamentadora 11
A NR 11 é responsável por estabelecer medidas de segurança para o trabalho dos funcionários em transporte, armazenamento e manuseio de materiais e cargas. Tudo isso com o objetivo de reduzir o número de acidentes no ambiente de trabalho.

A NR 11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais estabelece as medidas de proteção aos trabalhadores para exercer as tarefas profissionais durante toda a jornada.

20.2.1 Para efeito desta Norma Regulamentadora, fica definido "líquido inflamável" como todo aquele que possua ponto de fulgor inferior a 70ºC (setenta graus centígrados) e pressão de vapor que não exceda 2,8 kg/cm2 absoluta a 37,7ºC (trinta e sete graus e sete décimos de graus centígrados).

Atividades e Operações Perigosas com Inflamáveis – Anexo 2
Na sequência, a NR 16 descreve atividades que entram em contato, direta ou indiretamente, com materiais inflamáveis. Esses materiais podem ser gás liquefeito, inflamáveis líquidos como combustíveis em geral, e o manuseio de vasilhames desses produtos.

NBR 17505

Uma das principais normas da ABNT para Bacia de Contenção é a NBR 17505, que estabelece os requisitos para a construção, instalação, operação e manutenção dessas bacias.

6.240 kg

15.1 A quantidade máxima de recipientes armazenados em containers deve ser no máximo equivalente a 6.240 kg de GLP. 15.2 Não é permitido o empilhamento de contêineres.

As instalações de armazenamento de combustíveis são classificadas pela NR20 em: Classe I, Classe II e Classe III. Conhecer essa classificação é muito importante porque, a partir dela, serão definidos aspectos de segurança ocupacional como as instalações em si e a capacitação dos trabalhadores do estabelecimento.

Ao armazenar produtos químicos em um almoxarifado deve-se considerar alguns aspectos, tais como:

  1. Sistema de ventilação;
  2. Sinalização correta;
  3. Disponibilidade de equipamentos de proteção individual e equipamentos de proteção coletiva;
  4. Área administrativa separada da área técnica e da armazenagem.

O armazém deve ter temperatura amena e constante, umidade controlada e estrutura que permita ventilação. Precisa ainda ser fácil de limpar e contar com eficiente sistema de combate a incêndio, como extintores de pó químico e sistemas de espuma e de água.

Líquidos combustíveis e inflamáveis. Estabelecer os requisitos mínimos necessários para a elaboração de projeto e dimensionamento das medidas de segurança contra incêndio exigidos para instalações de produção, armazenamento, manipulação e distribuição de líquidos combustíveis e inflamáveis.

O limite inferior de explosividade é de 5%. Isto significa que uma mistura com gás natural suficiente para que seja inflamavel é: de 5% metano e 95% de ar, ou por outras palavras, 5% metano, 19.95% oxigeno e 75,05% de nitrogenio. O limite superior de explosividade é de 15%.

O limite de inflamabilidade é a faixa de concentração, no ar, dos vapores de uma substância inflamável. O menor valor é o limite inferior de inflamabilidade (LIE), e o maior valor é o limite superior de inflamabilidade (LSE).

Os limites superior e inferior de inflamabilidade são as concentrações máximas e mínimas de um combustível no ar, respectivamente, na qual uma chama pode se propagar, eles são considerados ferramentas chaves na predição do fogo, avaliando a possibilidade de explosão e projeto de sistemas de proteção.

11.2.9 O piso do armazém deverá ser constituído de material não escorregadio, sem aspereza, utilizando-se, de preferência, o mastique asfáltico, e mantido em perfeito estado de conservação. 11.2.10 Deve ser evitado o transporte manual de sacos em pisos escorregadios ou molhados.

Norma Regulamentadora - NR que estabelece os requisitos mínimos de segurança, saúde e condições de vivência no trabalho a bordo de plataformas de petróleo em operação nas Águas Jurisdicionais Brasileiras - AJB.

17.1. Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.