Qual é a cantiga mais antiga conhecida?

Perguntado por: aluz9 . Última atualização: 21 de maio de 2023
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Cantiga da Ribeirinha

A chamada “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga da Guarvaia”, do trovador Paio Soares de Taveirós é considerada a mais antiga composição poética documentada em língua portuguesa, a data de sua redação foi provavelmente 1189 ou 1198.

São elas: cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer.

O primeiro texto que apresentou as características do Trovadorismo em seu desenvolvimento foi chamado de Cantiga da Ribeirinha e foi escrito por Paio Soares de Taveirós, trovador da época.

O que são cantigas? Cantigas de Roda são um tipo de canção popular, que está diretamente relacionada com a brincadeira de roda. E é comum em todo o Brasil fazendo parte do folclore brasileiro. Forma-se uma roda de cantiga com um grupo com várias crianças, dar as mãos e cantar uma música de letras de fácil compreensão.

As cantigas foram cultivadas no gênero lírico e satírico e são organizadas em quatro tipos. No gênero lírico temos as cantigas de amor e as cantigas de amigo, no gênero satírico, as cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.

Ele é formado por 310 cantigas. Esse cancioneiro foi feito no século XV e possui 1.647 cantigas. Os principais autores do trovadorismo foram: João Soares de Paiva, Paio Soares de Taveirós, o rei D.

Surgiu no século XII, ainda na época da formação do Estado nacional português. Sua primeira manifestação foi em 1189 foi a Cantiga da Ribeirinha ou Cantiga da Garvaia, de Paio Soares de Taveirós.

O que são cantigas populares? As cantigas populares fazem parte do patrimônio cultural da humanidade. De forma geral, são músicas associadas ao folclore. Ou seja, às tradições, costumes e até lendas de um povo.

As cantigas hoje conhecidas no Brasil têm origem européia, mais especificamente de Portugal e Espanha. Não é notável, porém, esta origem, pois as mesmas já se adaptaram tanto ao folclore brasileiro que são o retrato do país. As cantigas de roda são de extrema importância para a cultura de um local.

As cantigas de roda são músicas folclóricas cantadas em uma roda. Também conhecidas como cirandas, elas representam aspectos lúdicos das manifestações socioculturais populares. Pelo fato de serem cantadas e dançadas nas brincadeiras infantis, são constituídas de textos simples, repetitivos e ritmados.

As cantigas trovadorescas estão classificadas em dois tipos:

  • Cantigas líricas: incluem as cantigas de amor e amigo, que estão focadas nos sentimentos e nas emoções.
  • Cantigas satíricas: incluem as cantigas de escárnio e maldizer, que usam a ironia e o sarcasmo para criticar ou ridicularizar.

As cantigas líricas (que se dividem em cantigas de amor e amigo) fazem parte das obras literárias que abordavam temáticas mais amorosas e sentimentais, referentes a algum indivíduo. Primeiramente, as cantigas de amor abordavam uma relação vassala, por meio de um eu-lírico masculino.

Os principais autores do Trovadorismo foram Ricardo Coração de Leão, Afonso Sanches, Dom Dinis I de Portugal, João Zorro, Paio Soares de Taveirós, Paio Gomes Charinho, Paio Soares de Taveirós, Martim Codax, Pedro III de Aragão, entre outros.

Crianças europeias dançam uma cantiga por volta de 1820, ao estilo estético-cultural ocidental à época. As Cantigas de Roda são um tipo de canção popular relacionadas às brincadeiras de roda. Nesse sentido carregam uma melodia de ritmo claro e rápido, favorecendo a imediata assimilação.

As cantigas medievais fizeram parte da literatura dos trovadores. Esse tipo de produção literária era dividido em três estilos básicos, cada um com suas características. São eles: as cantigas de amigo, as cantigas de amor e as cantigas de escárnio ou maldizer.

CIRANDA, CIRANDINHA, VAMOS TODOS CIRANDAR, VAMOS DAR A MEIA VOLTA VOLTA E MEIA VAMOS DAR. O ANEL QUE TU ME DESTES, ERA VIDRO E SE QUEBROU, O AMOR QUE TU ME TINHAS ERA POUCO E SE ACABOU.

De acordo com o tema tratado, as cantigas de amigo podem denominar-se alva, alba ou alvorada, barcarola ou marinha, bailia ou bailada e cantiga de romaria.

É comum ver nas cantigas a mistura entre o galego-português, arcaico e provençal do sul da França, além de castelhano.

Nas chamadas cantigas de amor, influenciadas pela arte praticada na região de Provença, na França, impera o tema do amor cortês, isto é, o modo de amar do cortesão, daquele que vivia na corte. Entre a dama e o cavaleiro, estabelece-se uma relação equivalente à que existia na vida política.