Qual e a camada mais quente da Terra?

Perguntado por: asales . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

A termosfera é a camada mais extensa e mais quente da atmosfera; por absorver mais facilmente a radiação solar, sua temperatura pode ultrapassar os 1000 °C. A exosfera, parte externa da atmosfera, encontra-se no limite com o espaço sideral.

O núcleo terrestre é a camada mais interna da Terra. Formado por níquel e ferro, divide-se entre o núcleo externo, que é líquido, e o núcleo interno, que se encontra no estado sólido. Com espessura de 3480 km, as temperaturas no núcleo terrestre chegam a 5000 °C.

Termosfera: é a camada atmosférica mais extensa, podendo alcançar os 500 km de altura. O ar é escasso e, por isso, absorve facilmente a radiação solar, atingindo temperaturas próximas a 1000ºC e se tornando, assim, a camada mais quente da atmosfera.

A crosta, o manto, o núcleo, a litosfera e a mesosfera compõem a estrutura terrestre.

São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Camadas da atmosfera terrestre segundo a variação de temperatura.

O núcleo, que corresponde à porção central da estrutura solar, é também a sua região mais quente. É nele que ocorre o processo de fusão dos átomos de hidrogênio, resultando na formação de hélio.

O planeta Terra possui três camadas: crosta, manto e núcleo.

Potássio-40, tório-232, urânio-235 e urânio-238 são quatro dos isótopos radioativos que mantêm o interior da Terra quente. Juntamente com o núcleo quente e o manto, esses isótopos liberadores de energia é que fornecem o calor para impulsionar o movimento das placas.

O centro da Terra – ou, mais precisamente, o núcleo terrestre – encontra-se a uma profundidade que vai de 5100 km até 6370 km. Ele costuma ser dividido em núcleo externo e núcleo interno, em virtude de suas variações em termos de composição do seu estado físico.

Inge Lehmann

O núcleo interno foi descoberto pela sismóloga dinamarquesa Inge Lehmann, em 1936, a partir da análise de ondas sísmicas.

A termosfera é responsável pelo envio de ondas de rádio para a superfície da Terra e é onde os satélites orbitam. É nessa camada que o fenômeno da aurora boreal acontece. A temperatura da termosfera pode ir de quinhentos a dois mil graus Celsius, a radiação solar é muito intensa nessa área.

O ozônio (O3) é um dos gases que compõe a atmosfera e cerca de 90% de suas moléculas se concentram entre 20 e 35 km de altitude, região denominada Camada de Ozônio. Sua importância está no fato de ser o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), nociva aos seres vivos.

A termosfera é uma das camadas mais externas da atmosfera terrestre, localizada entre 90-1000 km de altitude, logo abaixo da exosfera. Composta por átomos e moléculas neutras, ou partículas neutras, a termosfera é extremamente sensível à variações de energia nela depositada.

São elas: Crosta Terrestre ou Litosfera, Astenosfera, Manto Superior, Manto Inferior, Núcleo Externo e Núcleo Interno.

A Terra é considerada um planeta telúrico e possui sua estrutura interna dividida em: crosta terrestre, manto e núcleo. Além da estrutura interna, há também a externa que corresponde à litosfera, hidrosfera, biosfera e atmosfera, que são o que oferece as condições favoráveis para a existência de vida aqui.

Do espaço é possível notar cores que definem as camadas superficiais da Terra. O azul é água, o branco são nuvens e áreas de gelo, enquanto marrom, amarelo e verde são a parte terrestre.

Estratosfera

Estratosfera. A estratosfera estende-se do topo da troposfera até aproximadamente 50 km. É nesta camada que se encontra a camada de ozônio, e também onde a maioria dos aviões comerciais circulam. Conforme o ganho de altitude, a estratosfera tende a aumentar sua temperatura, enquanto a pressão do ar continua a diminuir.

É na troposfera que ocorre a maioria dos fenômenos meteorológicos, como chuva, granizo, tempestade, trovoada, nevoeiro.