Qual é a camada mais profunda da pele?

Perguntado por: onunes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

É a camada mais profunda da pele formada por lóbulos de adipócitos, o que a faz ser conhecida, também, como panículo adiposo.

Saiba mais sobre elas:

  • Epiderme. É a camada mais externa da pele, aquela que você pode ver a olho nu. ...
  • Derme. ...
  • Hipoderme.

Epiderme. A epiderme é a camada da pele mais superficial, relativamente fina e resistente. A maior parte das células da epiderme é composta por queratinócitos.

Derme: É o tecido conjuntivo sobre o qual se apóia a epiderme. O tecido conjuntivo propriamente dito apresenta-se de muitas formas, as quais são caracterizadas pelos tipos de células que as compõe e pelas fibras.

A epiderme é a camada mais superficial da pele, em contato com o ambiente. Ela é formada por tecido epitelial estratificado pavimentoso e queratinizado. O seu nome deriva das palavras gregas epi, que significa acima e derme, que significa pele. Assim, tem como significado acima da pele.

É a camada mais profunda, constituída por tecido conjuntivo denso, com feixes mais grossos de colágeno, ondulados e dispostos horizontalmente.

A pele é dividida em três partes: epiderme, derme e hipoderme. As Camadas da Pele são os componentes que formam o maior e mais pesado órgão do corpo humano, elas cobrem uma média de 7.500 cm² em uma pessoa adulta.

Talvez você esteja pensando que são os pulmões, intestinos ou até mesmo o cérebro, mas o maior órgão é a pele e, por isso, ela precisa de uma atenção especial. Uma pele saudável precisa de cuidados e a pele de alguém que está doente, seja em casa ou no hospital, merece ainda mais cuidado.

Abaixo da pele, há uma camada de tecido conjuntivo com grande quantidade de células adiposas. Essa camada é chamada de tela subcutânea ou hipoderme e possui a função de proteger contra frio e choques mecânicos. Além disso, também funciona como uma reserva energética e garante a união da pele com órgãos subjacentes.

Os melanócitos são células produtoras de melanina responsáveis pela pigmentação da pele. São células derivadas da crista neural, que se localizam não só na camada inferior da epiderme, como também em partes do olho (a úvea), no ouvido interno, no epitélio vaginal, nas meninges, nos ossos e no coração.

A camada de células mortas constitui o estrato córneo. As células são pavimentosas, anucleadas e queratinizadas. Esse estrato confere proteção contra o atrito, a invasão de micro- organismos e a perda de água. Sua espessura varia, sendo maior na pele grossa, submetida a mais fricção do que a pele fina.

A pele normal é constituída de três camadas: a) epiderme, com espessura de 0,06–0,6 mm, com dois tipos de células, os queratinócitos e os melanócitos; b) derme, com espessura de 1–4 mm, constituída de rica rede de vasos sanguíneos e linfáticos, tecido conectivo, nervos, glândulas, fibroblastos, histiócitos e mastócitos ...

Logo abaixo da epiderme, está a derme, camada responsável por nutrir a epiderme, entre outras funções. Ela é formada por tecido conjuntivo e, diferentemente da epiderme, é vascularizada e contém nervos, além dos folículos pilosos e glândulas sudoríparas e sebáceas.

As células mais abundantes da epiderme são os queratinócitos. Essas células se originam da camada basal e produzem a principal proteína da epiderme, chamada de queratina. As outras células localizadas na epiderme são: Melanócitos (produzem o pigmento da pele)

A principal função da hipoderme é servir de apoio para as demais camadas, unindo epiderme e derme ao corpo. Além de tudo, ela é rica em fibras e proporciona uma ótima proteção contra traumas.

A epiderme possui como função principal o revestimento, impedindo a ação de agentes patogênicos, diminuindo a injúria por choques mecânicos e evitando a perda de água.

A epiderme é uma das três porções epiteliais que recobre a superfície do corpo, sendo a que está localizada externamente. É diferenciada em pele fina e pele espessa, dependendo de sua espessura. A pele espessa é encontrada na palma das mãos e na planta dos pés; a pele fina protege todo o resto do corpo.

A derme é constituída de duas regiões distintas que são: a papilar que é a camada mais superficial e a reticular, mais profunda. A região papilar está localizada logo abaixo das papilas dérmicas, é constituída por tecido conjuntivo frouxo.

A derme ou cório é uma das camadas da pele, formada por tecido conjuntivo e localizada abaixo da epiderme e acima da hipoderme. Assim, é a camada intermediária e mais espessa da pele.