Qual é a camada da pele que armazena a gordura?

Perguntado por: acruz . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Derme. Camada de gordura (também chamada camada subcutânea)

A principal função da hipoderme é servir de apoio para as demais camadas, unindo epiderme e derme ao corpo. Além de tudo, ela é rica em fibras e proporciona uma ótima proteção contra traumas.

Derme – camada composta por tecido conjuntivo originado do mesoderma. Hipoderme – camada adiposa também de origem mesodérmica, que une a pele aos órgãos mais profundos. Esta camada é conhecida como tecido celular subcutâneo e constitui o panículo adiposo.

tecido adiposo

A principal função dos adipócitos é o armazenamento de gorduras. O tecido adiposo é encontrado em maior quantidade logo abaixo da nossa pele. Ele se distribui de forma irregular pelo corpo (alguns lugares têm um tecido adiposo maior) e também no abdômen em torno das nossas vísceras.

O armazenamento de gordura é uma ação dos hormônios em nosso corpo, especialmente a insulina, que é produzida pelo pâncreas. Esse hormônio extremamente importante ajuda na absorção de glicose, ácidos graxos e aminoácidos e seus outros processos de construção e degradação.

Na pele espessa, podem ser distintas cinco camadas na epiderme:

  • Camada basal: Células prismáticas ou cubóides (queratinócitos), que repousam sobre a membrana basal, que separa a epiderme da derme. ...
  • Camada espinhosa: ...
  • Camada granulosa: ...
  • Camada lúcida: ...
  • Camada córnea:

A derme é uma das camadas que formam a pele, situando-se imediatamente abaixo da epiderme. A pele é ... Os seres vivos caracterizam-se por possuir um meio interno em equilíbrio e diferenciado do meio exte...

A epiderme é a camada externa da pele que podemos ver e tocar, ela nos protege das toxinas, bactérias e da perda de líquidos. Ela é formada por cinco sub-camadas de células chamadas queratinócitos.

Derme. É a camada intermediária da pele, formada por fibras de colágeno, elastina e gel coloidal, que (conferem) dão tonicidade, elasticidade e equilíbrio à pele, e por grande quantidade de vasos sanguíneos e terminações nervosas.

Derme e Epiderme
A epiderme é a camada mais superficial da pele, em contato com o ambiente. A derme pode ser até 40 vezes mais espessa que a epiderme. Enquanto a derme garante a elasticidade e resistência da pele, a epiderme funciona como uma barreira de proteção do corpo.

A principal função da melanina é a fotoproteção, ou seja, preservação do DNA celular dos danos causados pela radiação solar. Observe que, quando uma pessoa se expõe à luz do sol, seu corpo reage tornando a pele mais escura. Isso acontece porque a produção da melanina facultativa é estimulada.

Camadas da nossa pele. A nossa pele é composta em camadas e elas são três: epiderme, derme e hipoderme.

A derme situa-se abaixo da camada mais superficial, a epiderme, sendo formada, essencialmente, por tecido conjuntivo. Funciona como estrutura de apoio da epiderme, conferindo resistência e elasticidade à pele.

A hipoderme é uma das camadas da pele, também conhecida como tecido subcutâneo. Trata-se da camada mais interna que não é considerada como pele. Essa camada é formada por vasos sanguíneos, fibras de colágeno e células adiposas - cujo a quantidade existente é variada entre as pessoas e as partes do corpo.

O tecido adiposo é caracterizado por células adiposas, às quais denominamos de adipócitos, que armazenam muita gordura.

Um ser humano precisa consumir todo dia, em média, 30 calorias por quilo de seu peso. Se a pessoa ingere mais calorias do que isso, o corpo estoca como gordura. Ao ingerir menos calorias, o corpo emagrece, queimando essas reservas para atender à necessidade diária de energia.

Os adipócitos são células capazes de armazenar lipídios em seu interior sem que isso cause nenhum dano a elas. A quantidade de gordura dentro de um adipócito é, geralmente, grande, o que leva a uma movimentação do núcleo celular para uma região mais periférica.

A gordura subcutânea, embora menos perigosa para a saúde, é muito mais teimosa e mais difícil de perder. Ou seja, o exercício local, como abdominais, pode contrair os músculos abdominais, mas não reduz necessariamente a gordura visceral.