Qual é a brisa do fentanil?

Perguntado por: rgeraldes6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

O fentanil é um opioide, ou seja, pertence à mesma classe de drogas da morfina e heroína, sendo ainda mais potente do que essas duas. Os usuários de fentanil podem experimentar uma sensação muito agradável de euforia, seguida de relaxamento.

Quando as pessoas sofrem uma overdose de fentanil, sua respiração pode diminuir ou parar. Isso pode diminuir a quantidade de oxigênio que chega ao cérebro, uma condição chamada hipóxia. A hipóxia pode levar ao coma e a danos cerebrais permanentes e até à morte.

Entre essas mortes, cerca de 75 mil foram provocadas por fentanil.

desomorfina

Conheça a Krokodil: Apesar de ter sido inventada para uso médico em 1932, quando era chamada de desomorfina, a atual droga mais mortal e poderosa que existe na atualidade só começou a fazer sucesso mesmo nos últimos 10 anos, em especial depois que seu relativamente simples método de fabricação foi descoberto.

Como medicamento, o fentanil reduz a dor, mas a ingestão deve ser rigorosamente monitorada. Tomado de forma descontrolada como entorpecente, pode comprometer a percepção, reduzir o ritmo respiratório, provocar estados de coma e, no pior dos casos, morte.

O fentanil é um analgésico de uso controlado e restrito a hospitais no Brasil. É o opióide mais forte disponível para uso médico.

A fentanila já é uma substância controlada no Brasil e faz parte da Lista A1, de entorpecentes, da Anvisa.

Quando administrado por via IV o início de ação do Fentanil® é quase imediato; o seu efeito analgésico máximo e efeito depressor respiratório podem ser notados em alguns minutos. A duração de ação do efeito analgésico é de 30 a 60 minutos após uma administração IV de 100 mcg.

A sua prescrição a pacientes só pode ser feita com a chamada receita amarela, para medicamentos controlados. O Brasil possui empresas que sintetizam a fentanila, mas a maior parte da matéria prima é importada.

Quando essa substância é borrifada em papel, recebe o nome de K2; quando é combinado com tabaco para fumar, é conhecido como K4; e, quando é borrifada em porções de outras drogas, como cocaína ou maconha, recebe o nome de K9. A associação com a maconha resultou no termo “supermaconha” para descrever essa combinação.

Mesmo aqueles com tolerância a opiáceos correm alto risco de overdoses. Como todos os opióides, os efeitos do fentanil podem ser revertidos com naloxona ou outros antagonistas opióides.

Heroína

Heroína. Os especialistas consultados por Nutt e sua equipe situaram a heroína como a droga mais viciante e lhe deram uma pontuação de 3 em 3. A heroína é um opiáceo que faz o nível de dopamina do sistema de recompensa do cérebro aumentar até 200% em animais de laboratório.

O ecstasy, o LSD e o lança-perfume são drogas geralmente consumidas por pessoas com maior poder aquisitivo, já que têm um alto custo e são mais difíceis de serem encontradas.

heroína

Qual a droga mais difícil de largar? Segundo informações de especialistas, a heroína também é uma das drogas mais difíceis de largar, por conta do fato de que a abstinência desse entorpecente é uma das mais intensas do mundo.

O fentanil causa dependência química e é altamente viciante, de acordo com o Nida. Como a heroína, a morfina e outros opioides, o citrato de fentanila se liga à parte do cérebro responsável por controlar dores e emoções.