Qual é a brincadeira mais antiga?

Perguntado por: dneves6 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Brincadeiras do tempo de pais e avós para serem compartilhadas com as crianças

  • Cantigas de roda. ...
  • Pião. ...
  • Pular corda. ...
  • Bolinha de gude. ...
  • Rodar pneu de bicicleta ou bambolê com um pauzinho. ...
  • Amarelinha. ...
  • Passa anel.

Antigamente as brincadeiras eram nas ruas, com o pião, amarelinha, passa anel, mamãe da rua, pega-pega, pique esconde, cobra-cega, empinar pipa e muitas outras. Hoje em dia, por mais que algumas dessas brincadeiras ainda estejam presentes na vida das crianças, ocupam menos tempo do que outras.

Bolinha de gude, pular corda e rodar pneu de bicicleta (ou bambolê) com um pauzinho na rua. Fazer sua boneca de pano, ou de espiga de milho ou criar bichos da fazenda com chuchu (ou outro legume que sobrava da feira) e palitinhos de fósforo usados.

Pesquisas realizadas revelam que a origem dos jogos surgiu no século XVI, e que os primeiros estudos foram em Roma e Grécia, com propósito de ensinar letras.

As brincadeiras de hoje em dia são um resgate daquelas que fizeram parte da nossa infância, com alguns avanços em relação a equipamentos e estrutura, mas que no fundo têm o mesmo objetivo: garantir a diversão da criançada e contribuir para o desenvolvimento.

Quais são as vantagens e os benefícios de brincar de amarelinha.

  • Queimada. As crianças podem brincar de futebol e queimada num quintal grande, numa quadra de esportes, dentro do condomínio e até mesmo na praia. ...
  • Cabo de Guerra. ...
  • Esconde-esconde. ...
  • Cabra-cega. ...
  • Passa anel. ...
  • Batata quente. ...
  • Pula Sela. ...
  • Morto-vivo.

Jogar bola, pular corda, amarelinha, pique-esconde, pega-pega, soltar pipa, taco, patins, bicicleta, carrinho de rolimã, joelho ralado… Opa, joelho ralado não era uma brincadeira, mas fazia parte do contexto todo!

Entre 1940 e 1950, as brincadeiras de rua continuavam: roda, corda e outras faziam a alegria da garotada. “A mais pedida era o 'pau-pique' ou '31 de janeiro'. A diversão era assim: todas as crianças faziam uma grande roda e, no meio, posicionavam um pedaço de pau.

Existe uma grande quantidade de jogos e brincadeiras populares conhecidas, que fizeram e ainda fazem a alegria de muitas crianças brasileiras: queimado, cabo-de-guerra, esconde- esconde, rouba bandeira, tá pronto seu lobo?, cabra cega, bola de gude, sobra um, entre outros.

Confira as dicas abaixo!

  1. 1 – Luta de dedões.
  2. 2 – Que barulho (som) é esse? Brincar de imitar e adivinhar sons diverte qualquer criança. ...
  3. 3 – Não pode piscar! Uma brincadeira rápida, porém engraçada e que pode ser repetida várias vezes. ...
  4. 4 – Pedra, papel e tesoura! ...
  5. 5 – Em que mão está?
  6. 6 – Duelo de mãos.

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: Amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa… Tudo isso fazia parte do seu cotidiano e assim elas se divertiam por horas e dias. Mas hoje as crianças não devem nem saber o que são essas brincadeiras.

Brincadeiras do tempo de pais e avós para serem compartilhadas com as crianças

  • Cantigas de roda. ...
  • Pião. ...
  • Pular corda. ...
  • Bolinha de gude. ...
  • Rodar pneu de bicicleta ou bambolê com um pauzinho. ...
  • Amarelinha. ...
  • Passa anel.

A pessoa escolhe uma delas e a joga para o alto. Enquanto essa está no alto ela deve, com a mesma mão, pegar uma das outras quatro que ficaram no solo. Feito isso, deve-se agarrar o saquinho que foi lançado antes que esse caia no chão. Esse movimento deve ser repetido com os demais saquinhos.

Como brincar de 'jogar o mal no lixo'?
Dobre todos os papéis e coloque-os numa sacola. Cada pessoa deve escolher um papel por vez. A pessoa deve ler a palavra - sem revelar - e decidir se fica com a palavra ou a joga no lixo. Ao fim, cada pessoa lê e conta as suas palavras.

Top 10 brincadeiras para crianças de 10 e 11 anos

  1. 1 – Caça ao tesouro. Quem não gosta? ...
  2. 2 – Truque dos feijões. Brincadeira super simples e desafiadora. ...
  3. 03 – Saco furado que não vaza. ...
  4. 04 – Histórias em Quadrinhos. ...
  5. 05 – Canibal. ...
  6. 06 – Desafio do Castelo de Cartas. ...
  7. 07 – Acertar o alvo com esponja. ...
  8. 08 – Jogo da placa de carro.

Amarelinha, bola de gude, soltar pipa, brincar de pique-esconde, passa anel, pular elástico e jogar queimada

Na Grécia antiga era através dos jogos que se passava ensinamento às crianças. Os índios ensinavam e ensinam seus costumes através da ludicidade. No Brasil da Idade Média, os jesuítas ensinavam utilizando brincadeiras como instrumentos para a aprendizagem.

Em relação a esse passatempo, especula-se que sua criação ocorreu na China, aproximadamente 500 anos antes de Cristo. Além disso, não são só os pequenos que se divertiam com esse jogo: na Era Vitoriana e na Idade Média, a cabra-cega era entretenimento na Casa dos Tudor, dinastia inglesa que reinou entre 1485 e 1603.

No início do século XX, não existiam equipamentos como computador, videogame e televisão. Por isso, as crianças divertiam-se com outras coisas: brincavam de amarelinha, esconde-esconde, passa-anel, gude, pião e cantigas de roda. Em geral, essas brincadeiras aconteciam na rua ou no quintal de casa.

A criança de hoje é um “nativo digital” porque nasceu nesse contexto tecnológico completamente disponível para ser utilizado por eles e com eles. Desde muito pequenos são convidados a usar a tecnologia para criar, explorar, construir, entreter-se, expressar-se e se comunicar com os outros.

Brincadeira: Sete Pecados
A origem dessa brincadeira é de Jaboatão dos Guarapés em Pernambuco. Na brincadeira de sete pecados várias crianças se reuniam e uma delas era encarregada de jogar a bola para o alto e, ao mesmo tempo, falar o nome de alguém da turma.