Qual é a brincadeira mãe da rua?

Perguntado por: dribeiro . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

Cada grupo fica em uma das extremidades de uma quadra, de um campo ou da rua. A mamãe da rua se posiciona no meio, entre os dois grupos. Ela precisa correr e pegar quem cruza a quadra, de um lado para o outro, pulando em um pé só. Quem ela conseguir pegar, passa a ser a mamãe da rua.

Resposta: Origem de Londrina. Explicação: Essa brincadeira também é uma das preferidas da criançada fez sucesso durante a infância de muitas décadas e até hoje.

Amarelinha, brincadeiras de roda, pega-pega, esconde-esconde, pião, cinco marias, bolinha de gude e elástico são alguns dos exemplos.

O jogo é disputado individualmente. Escolhe-se um pegador e as demais crianças se posicionam nas calçadas. O jogo consiste em atravessar a rua de uma calçada para a outra, sem ser tocado pelo pegador. Caso isso aconteça, os papéis se invertem: o pegador vira “atravessador” e quem foi pego vira pegador.

Modo de brincar
A ordem consiste em achar um determinado objeto; caso a criança não consiga encontrar e trazer o objeto pedido, ela é obrigada a pagar uma prenda que pode ser cantar ou dançar uma música, imitar um bicho ou qualquer outra coisa.

As regras do jogos são simples: Uma das crianças é escolhida para correr e "colar" os demais participantes do grupo. Se colar um dos participantes, ele fica parado, até que outra criança encoste-se nela, descolando-a para que volte para a brincadeira.

Amarelinha, bola de gude, soltar pipa, brincar de pique-esconde, passa anel, pular elástico e jogar queimada

Para quem não sabe o que é uma brincadeira de rua, trata-se de passatempos realizados ao ar livre, originários do imaginário popular. Normalmente, esses jogos envolvem várias crianças e podem contribuir muito para o desenvolvimento infantil, aprimorando habilidades físicas, psicoemocionais e cognitivas.

Um jogador é escolhido como pegador, e os demais fogem dentro dos limites estabelecidos previamente. Quando um jogador é pego, ele deve ficar parado no lugar em que foi pego até ser salvo por algum outro jogador. Para salvar um colega pego, o jogador deve agachar e engatinhar por entre as pernas desse jogador.

A Batata Quente tradicional consiste em todos sentarem em uma roda e passar a “batata” (que pode ser qualquer objeto) até alguém determinar que ela deve parar. Quem ficar com a batata é o responsável por contar o tempo na próxima rodada. Com o celular, a brincadeira fica mais fácil.

Jogos Populares são aqueles conhecidos também como jogos de rua ou jogos tradicionais, que não exigem recursos materiais mais sofisticados, pois sua gênese está na cultura popular. Entre eles, podemos destacar: queimada, amarelinha, rouba-bandeira, boca-de-forno, mãe-da-rua, pega-pega, entre outros.

Existe uma grande quantidade de jogos e brincadeiras populares conhecidas, que fizeram e ainda fazem a alegria de muitas crianças brasileiras: queimado, cabo-de-guerra, esconde- esconde, rouba bandeira, tá pronto seu lobo?, cabra cega, bola de gude, sobra um, entre outros.

Escoriações (os famosos “ralados” no joelho, cotovelo…)
Basta descer de forma desajeitada no escorregador para que seu filho saia com um ralado de brinde.

O jogo é assim: você e pelo menos outro amiguinho ficam de frente para uma parede, cada um com uma bola na mão. Ao sinal, todos jogam a bolinha contra o muro e, enquanto ela estiver no ar, terão que obedecer as "ordens" da brincadeira. Por exemplo, quando disserem "Ordem!

A cama de gato, ou também chamada de brincadeira com barbante, consiste em trançar um cordão entre os dedos das duas mãos formando desenhos e, à medida que é passada de uma criança para outra, não pode deixar que desmonte a cama de gato.

Bolinha de gude, pular corda e rodar pneu de bicicleta (ou bambolê) com um pauzinho na rua. Fazer sua boneca de pano, ou de espiga de milho ou criar bichos da fazenda com chuchu (ou outro legume que sobrava da feira) e palitinhos de fósforo usados.