Qual é a brincadeira antiga?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 7 votos

Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.

Por volta de 1920 e 1930, as crianças adoravam, por exemplo, brincar na rua, principalmente de assustar os outros. Os meninos eram os donos das cenas de terror. “Eles pegavam um mamão verde, tiravam a polpa, faziam olhos, boca e colocavam uma vela acesa dentro.

O universo dos jogos tem inúmeros gêneros diferentes, como acontece com filmes e livros, cada um definido por suas mecânicas e funcionamentos distintos. MOBA, RPG, MMORPG e FPS são os tipos mais populares atualmente, representados por nomes de peso, como Valorant e Diablo, por exemplo.

As gerações dos anos 1950 e 1960 brincavam muito na rua. Com brincadeiras que são conhecidas até os dias de hoje, como “Esconde-Esconde” (ou Pique-Esconde); “Amarelinha”; “Passa-Anel”; “Taco” e “Adivinhação”. As meninas tinham também bonecas de pano e se divertiam muito com elas.

Faça uma roda e uma pessoa fica no meio fazendo o papel do bobinho. Todos jogam a bola e o “bobinho não pode pegar. Se ele a pegar, aquele que tinha jogado a bola é que vai para o meio da roda, para ser o novo bobinho. Mas atenção: só vale agarrar a bola no ar, nada de pegá-la no chão!

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: Amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa… Tudo isso fazia parte do seu cotidiano e assim elas se divertiam por horas e dias. Mas hoje as crianças não devem nem saber o que são essas brincadeiras.

apoio ao professor

  • Ásia - Japão - Jô-quem-pô! Como brincar: Essa brincadeira já ficou conhecida no Brasil com “Pedra, papel e tesoura”. ...
  • Europa - Alemanha - Esconde-esconde ao contrário. ...
  • Oceania - Austrália - "Que horas são, Seu Lobo?" ...
  • África – Egito- O silêncio é de ouro. ...
  • América - Brasil - Jogo da serpente.

Os jogos ou brincadeiras populares fazem parte da cultura e são criados pelas pessoas ao longo do tempo passando de geração para geração. Nestes jogos, não existem regras fixas, elas podem ser criadas pelo grupo que está brincando e modificadas sempre que necessário.

7 brincadeiras que dialogam com o território e a cultura brasileira

  1. Balanço de embira. O balanço é um brinquedo comum nos parquinhos da escola, mas por que não inovar e levar a brincadeira para outros espaços? ...
  2. Bicudas. ...
  3. Ciranda. ...
  4. Peteca de palha de bananeira. ...
  5. Pião de babaçú, tucumã ou cabaça. ...
  6. Amarelinha de dias da semana. ...
  7. Bila.

Amarelinha, bola de gude, soltar pipa, brincar de pique-esconde, passa anel, pular elástico e jogar queimada

Quais são as vantagens e os benefícios de brincar de amarelinha.

  • Queimada. As crianças podem brincar de futebol e queimada num quintal grande, numa quadra de esportes, dentro do condomínio e até mesmo na praia. ...
  • Cabo de Guerra. ...
  • Esconde-esconde. ...
  • Cabra-cega. ...
  • Passa anel. ...
  • Batata quente. ...
  • Pula Sela. ...
  • Morto-vivo.

Confira essas brincadeiras para qualquer hora!

  • Pique-esconde. Uma brincadeira para todas as idades, no “Pique-esconde”, a ideia é encontrar as pessoas escondidas. ...
  • Contar história. Imaginação é o único recurso essencial para fazer essa brincadeira acontecer. ...
  • Mímica. ...
  • Apostar corrida. ...
  • Desenho no vapor do box. ...
  • Jokempô

Chocalho
Durante escavações feitas na cidade de Kültepe Kanis-Karum, que fica na atual região da Turquia, arqueólogos encontraram um chocalho de cerâmica que data de 4.000 anos. Eles acreditam que este pode ser o brinquedo infantil mais antigo que já foi descoberto.

Os carrinhos, ônibus, avião, trenzinhos, carroças, panelinhas, conjuntos de cozinha e outros produtos foram os primeiros brinquedos nacionais populares.

- Bolas: Se as bonecas são unanimidade entre as meninas, a bola não é diferente entre os meninos. É o brinquedo mais antigo do mundo e existe há mais de 6.500 anos. As primeiras bolas bolas eram feitas com crinas de animais ou fibras de bambu.

Amarelinha, brincadeiras de roda, pega-pega, esconde-esconde, pião, cinco marias, bolinha de gude e elástico são alguns dos exemplos. Quer lembrar algumas dessas brincadeiras com a gente?

No início do século XX, não existiam equipamentos como computador, videogame e televisão. Por isso, as crianças divertiam-se com outras coisas: brincavam de amarelinha, esconde-esconde, passa-anel, gude, pião e cantigas de roda. Em geral, essas brincadeiras aconteciam na rua ou no quintal de casa.

No Brasil, a Jovem Guarda fazia sucesso na televisão e ditava moda. Wanderléa de minissaia, Roberto Carlos, de roupas coloridas e como na música, usava botinha sem meia e cabelo na testa [como os Beatles].

Para festas os vestidos eram sempre muito glamourosos, lembrando as princesas Disney. Muitas vezes rodado, porém tomara que caia e eram complementados com grande luvas, jóias e colares luxuosos.

Os adolescentes eram considerados agressivos, usavam de elementos sexuais, atitudes provocativas e fazem surgir conflitos nos pais, afinal, esses jovens tinham uma liberdade que seus pais jamais tiveram, o medo de envelhecer e o culto à juventude começam então a surgir no mundo adulto.

Jogos Populares são aqueles conhecidos também como jogos de rua ou jogos tradicionais, que não exigem recursos materiais mais sofisticados, pois sua gênese está na cultura popular. Entre eles, podemos destacar: queimada, amarelinha, rouba-bandeira, boca-de-forno, mãe-da-rua, pega-pega, entre outros.