Qual é a base de uma sociedade?

Perguntado por: oferreira4 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.6 / 5 11 votos

As sociedades são compostas por grupos de pessoas com maior organização, geralmente esses grupos encerram em si as comunidades; e há nelas uma organização social feita por instituições, como o governo, a família, a escola e, quando há a quebra da ordem social, a polícia.

A rede de relacionamentos de que é formada uma sociedade é constituída por grupos menores, comunidades, que são formadas por grupos menores, as famílias. Esses núcleos da sociedade, família, comunidades, são grupos intermediários que socializam e integram os indivíduos ao grupo majoritário, que é a sociedade.

A sociedade existe desde o próprio aparecimento do Homem, apesar de a sua forma de organização ter sofrido alterações ao longo da história. A sociedade do homem pré-histórico estava organizada numa forma hierárquica, em que um chefe (o mais forte ou sábio do grupo) ocupava o poder.

Adenina, guanina, citosina, timina e uracila
As bases nitrogenadas são compostos químicos que possuem nitrogênio em sua composição.

Na gênese da sociedade moderna traça-se, de forma articulada, a organização: do Estado moderno; da economia política; do capitalismo comercial e industrial e da produção da ciência moderna e da educação.

A base da sociedade – que também é traduzida como “infraestrutura” – inclui as relações de produção e as forças produtivas. As forças produtivas designam força de trabalho, instrumentos ou ferramentas utilizadas pelos trabalhadores, e os materiais que os trabalhadores transformam no processo de produção.

1. Ser informado, ativo, exigente e participativo. 2. Procurar ter uma opinião fundamentada da forma como a sociedade está organizada e procurar dar a sua contribuição para a construção de uma nova sociedade, que vá para além da sua própria atividade profissional, participando dos projetos coletivos.

Resposta. É necessário, respeito acima de tudo, uma democracia justa, civis q respeitem e cuide bem de locais públicos, desenvolvimento sustentável sem agredir a natureza.

A sociedade é uma agremiação de pessoas com a finalidade de preservar a sobrevivência comum de todos que se enquadrem nas normas sociais. Uma sociedade comunga de uma cultura em comum e de hábitos e costumes comuns.

A sociedade é universal e generalizada; A sociedade é ampla e abstrata; É uma rede de relações sociais que não pode ser tocada; Interesses comuns de várias comunidades estão presentes na sociedade.

A sociedade ideal deve ser justa, deve promover o bem social da maioria e, no limite, prover a cada um segundo suas necessidades, deve admitir diferenças, mas deve possuir mecanismos sociais de resolução de possíveis conflitos.

A sociabilidade é a capacidade natural da espécie humana para viver em sociedade. Socialização é o processo pelo qual o indivíduo se integra no grupo onde nasceu, assimilando o conjunto de hábitos e costumes característicos deste grupo.

Sociedade é uma relação ecológica que traz grandes benefícios, pois nela há divisão do trabalho e cooperação entre os membros do grupo. Um exemplo é a sociedade das abelhas. A vida em bando traz grandes benefícios para os animais, pois favorece a proteção do grupo e facilita a reprodução e a busca por alimentos.

Vivemos em uma sociedade marcada historicamente pela desigualdade e discriminação. A problemática educacional está diretamente relacionada às contradições sociais. Os privilégios de alguns demandam a exclusão de muitos. A democratização da escola suscitou novas formas de exclusão, agora endógenas.

A realização passa pela capacidade de se achar o equilíbrio entre as três bases de uma vida completa: Saúde, Família e Trabalho.