Qual é a base da reflexão filosófica?
A reflexão é o movimento pelo qual o pensamento volta-se para si mesmo, interrogando a si mesmo. A reflexão filosófica é tida como radical porque é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento.
Como que o que caracteriza a reflexão filosófica propriamente dita?
7) Oque caracteriza a reflexão filosófica propriamente dita? R: A reflexão filosófica é o ato de repensarsobre algo buscando outras alternativas. A reflexão filosófica tem que ser radical e rigorosa e de conjunto.
Quando nasce a reflexão filosófica?
A reflexão filosófica surge no século VI a. C., na Grécia, em contraposição à narrativa mítica. Um novo conceito de verdade sobre a realidade substitui, assim, o modelo baseado na tradição oral dos poetas, autoridades portadoras da vontade dos deuses.
Quais são as reflexões filosóficas?
A reflexão filosófica organiza-se em torno de três grandes conjuntos de perguntas ou questões: por que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que fazemos? o que queremos pensar quando pensamos, o que queremos dizer quando falamos, o que queremos fazer quando agimos?
Quais são as bases do pensamento?
Em seu sentido mais comum, os termos pensamento e pensar referem-se a processos cognitivos conscientes que podem acontecer independentemente da estimulação sensorial. Suas formas mais paradigmáticas são o juízo, o raciocínio, a formação de conceitos, a resolução de problemas e a deliberação.
O que é a reflexão na filosofia?
A reflexão é o movimento pelo qual o pensamento volta - se para si mesmo , interrogando a si mesmo. A reflexão filosófica é RADICAL porque é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer - se a si mesmo , para indagar como é possivel o própio pensamento.
O que pode ser conhecido através da reflexão?
O conhecimento filosófico é baseado na reflexão e construção de conceitos e ideias, a partir do uso do raciocínio em busca do saber. O conhecimento filosófico surgiu a partir da capacidade do ser humano de refletir, principalmente sobre questões subjetivas, imateriais, conceitos e ideias.
Quais as características da reflexão filosófica?
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1 · Quais as características da reflexão filosófica? Resposta Marcada : São três: radicalidade, rigor e a globalidade.
Como a reflexão filosófica se desenvolve?
A atitude filosófica inicia-se indagando: o que é?, como é?, por que é?, dirigindo-se ao mundo que nos rodeia e aos seres humanos que nele vivem e com ele se relacionam. São perguntas sobre a essência, a significação ou a estrutura e a origem de todas as coisas.
Quais são os três requisitos que fazem uma reflexão propriamente filosófica?
Ser rigorosa, radical e de conjunto.
Quais as quatro características do pensamento filosófico?
São quatro estes requisitos: rigorosidade, criticidade, totalidade e radicalidade. Estas quatro características ou requisitos formam a condição de possibilidade da filosofia. Vejamos então um pouco mais detalhadamente cada uma destas características.
Qual é a importância da reflexão?
Reflexão: ela ajuda você a entender suas ideias e sentimentos. Reflexão é um ato de estranhamento. Por quê? Porque refletir é reexaminar um suposto conhecimento, buscando uma face oculta.
O que a filosofia defende?
Os principais temas abordados pela filosofia são: a existência e a mente humana, o saber, a verdade, os valores morais, a linguagem, etc. O filósofo é considerado um sábio, sendo aquele que reflete sobre essas questões e busca o conhecimento através da filosofia.
O que seria a atitude filosófica?
Introdução. De maneira geral, define-se atitude filosófica como um comportamento de um grupo ou indivíduo em que são adotadas posturas críticas pautadas na racionalidade em relação aos acontecimentos. A atitude filosófica é, então, romper com o senso comum, com aquilo que é imposto socialmente.