Qual é a base da estrutura organizacional?

Perguntado por: lcunha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

A estrutura organizacional conta com uma representação gráfica, em forma de organograma, que indica qual é o sistema hierárquico adotado. Em outras palavras, indica como os departamentos se relacionam e quem responde a quem dentro da empresa.

São elementos básicos da estrutura organizacional: especialização do trabalho, amplitude de controle, autoridade e responsabilidade.

Comportamento meso-organizacional
Desenvolvido por análises com base na comunicação, psicologia social e psicologia interacionista, para o comportamento das pessoas com seus grupos. Envolve variáveis como: Liderança. Socialização.

A importância dos Tipos de Estrutura Organizacional para um negócio de sucesso

  • Estrutura Funcional.
  • Estrutura Divisional.
  • Estrutura Matricial.
  • Estrutura em Rede.
  • Estrutura por Projetos.

Micro Organizacional Os estudos de comportamento micro-organizacional se concentram em dinâmicas individuais e de grupo dentro de uma organização. Em outras palavras, como os funcionários agem sozinhos ou em equipes.

O que é Organização:
Organização é a forma como se dispõe um sistema para atingir os resultados pretendidos. Normalmente é formado por uma, duas ou mais pessoas que executam funções de modo controlado e coordenado com a missão de atingir um objetivo em comum com eficácia.

As estruturas organizacionais agem de forma facilitadora nos processos de gestão das empresas e podemos exemplificá-la em alguns cargos que já conhecemos, como: recursos humanos, gerente, produtor, desenvolvedor, etc. Todos esses, juntos, fazem parte de uma estrutura organizacional dentro de um negócio.

As organizações se caracterizam pela existência da divisão social do trabalho, do planejamento, dos objetivos que justificam a própria finalidade de sua existência, além de uma estrutura de poder hierarquizada e racionalizada.

Os pilares da Cultura Organizacional

  • Diversidade.
  • Bem-Estar Financeiro.
  • Performance e Engajamento.

Existem três tipos tradicionais básicos de estrutura organizacional: a organização linear, a organização funcional e a organização linha-staff.

Os elementos da cultura organizacional

  • Artefatos (estruturas ou processos visíveis);
  • Crenças e valores (estratégias, metas);
  • Suposições básicas (percepções, pensamentos, sentimentos).

De acordo com o comportamento organizacional, esses elementos são: departamentalização, cadeia de comando, amplitude de controle, centralização ou descentralização, especialização do trabalho e grau de formalização (Bobbins, Judge, & Campbell, 2012).

Robbins (2005) relata em seus estudos que os executivos devem analisar seis elementos básicos quando se projeta a definição de uma estrutura organizacional, eles são: especialização do trabalho, departamentalização, cadeia de comando, amplitude de controle, centralização e descentralização e a formalização.

Mintzberg (2006) afirma que o design de uma estrutura pode abranger até cinco configurações diferentes: Estrutura simples, Burocracia Mecanizada, Burocracia Profissional, Forma Divisionada e Adhocracia.

Na Estrutura Organizacional Funcional ocorre uma divisão dos departamentos e setores, feita de acordo com a execução de cada área e função. Essa divisão aponta quais atividades serão realizadas pelos colaboradores em cada setor, com hierarquias e processos bem definidos.

Toda empresa possui dois tipos básicos e fundamentais de estrutura: a Formal e Informal.

Existem 3 níveis hierárquicos dentro de uma empresa que devem ser seguidos para que se tenha uma melhor organização e foco diante da delegação de tarefas:

  • Estratégico;
  • Tático;
  • Operacional.

Como falamos anteriormente, ter um propósito organizacional é descobrir a própria identidade, por isso se torna tão importante sua definição. Fazendo com que a empresa se diferencie no mercado e se destaque dos concorrentes. Além disso, ajuda a elevar a performance das pessoas e da organização.

São seis as funções organizacionais: produção ou serviços; comercial ou marketing; materiais ou logística; financeira; recursos humanos; e jurídico-legal. Estas funções devem ser integradas na organização, tanto para seu funcionamento como para o planejamento.

O que são objetivos organizacionais? Os objetivos organizacionais são as finalidades de uma empresa, a sua visão de futuro. Estes objetivos irão guiar as ações e o comportamento da companhia para alcançar o seu propósito.